quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23756: In Memoriam (460): Homenagem ao fundador da Casa da Académica de Lafões, Victor Barata, levada a efeito no passado dia 28 de Outubro de 2022, em Paredes Velhas, Vouzela

1. Em mensagem do dia 27 de Outubro, o nosso camarada Artur Conceição enviou-nos o recorte de jornal com a notícia de uma homenagem ao nosso camarada Victor Barata, falecido há exactamente um ano, fundador da Casa da Académica em Lafões, a levar a efeito no dia 28 de Outubro de 2022:

Olá amigo Carlos Vinhal
Mais um dos nossos vai ser homenageado
É já amanhã…

Um grande Abraço
Artur Conceição



2. Entretanto, pesquisando na net, encontrámos esta notícia do dia 19 de Outubro no Notícias de Vouzela, que com a devida vénia publicamos:

Fundador da Casa da Académica em Lafões vai ser homenageado no dia 28


O fundador da Casa da Académica em Lafões (CAL), Victor Barata (1951-2021), vai ser homenageado no dia 28 de Outubro, numa cerimónia de tributo a um homem que muito deu àquela instituição e sempre foi muito querido junto da comunidade regional. O evento vai consistir num jantar-convívio com um espectáculo de fado Coimbra e está a ser preparado por um grupo de amigos ligados à instituição com sede em Oliveira de Frades, que se encontra inactiva há vários anos.

Leia o artigo completo na mais recente edição do seu Notícias de Vouzela

...E no dia 27, no mesmo jornal:

A homenagem ao fundador da Casa da Académica em Lafões, Victor Barata, realiza-se esta sexta-feira, dia 28, no restaurante Cantinho da Céu, em Paredes Velhas. O evento tem início às 20h30 e incluirá um jantar e um momento musical com Fado de Coimbra.

Leia o artigo completo na mais recente edição do seu Notícias de Vouzela


3. Não temos mais pormenores mas congratulámo-nos por saber que o nosso saudoso camarada Victor Barata foi alvo desta homenagem pública por ter fundado a Casa da Académica de Lafões.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 DE OUTUBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23748: In Memoriam (459): João Pedro Candeias da Silva (1950 - 2022), ex-Fur Mil At Inf, CCAV 3404 (Cabuca, 1972), CCAÇ 12 (Bambadinca e Xime, 1973) e CIM Bolama (1973/74)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Victor, que é um dos "históricos" da Tabanca Grande (que passou a integrar em 10/5/2006), sempre teve um carinho especial pela região de Lafões (correspondente à bacia hidrográfica do Vouga, e compreendendo os concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul)...

Ora eu pensava que ele era natural de Vouzela, mas não, a sua esposa, sim. Ele era alfacinha. E estabeleceu.se por lá, como empresário na área dos mármores, se não me engano.

Mas adorava Lafões. Chegou-nos a propor a realização de um dos nossos primeiros Encontros Nacionais em Vouzela, conforme mensagem sua de 2 de março de 2007:

(...) Olá, Camarada Luis.

Pode parecer que ando ausente da tertúlia, mas na realidade não é verdade, todos os dias de manhã e à noite, vou recuperar energias tertulianas para combater as carências sócio-afectivas em que mergulhou este País!

Convidei para almoçar comigo há cerca de 15 dias o Rui Alexandrino e o Carlos Santos, foi para mim uma satisfação conhecer mais um elemento da Guiné, o Carlos Santos, pois o Rui já conhecia. Fez o favor de, tal como a ti, oferecer-me a sua obra "Rumo a Fulacunda" com uma dedicatória comovente, como só ele sabe fazer (...).

Pois bem, alvitrei durante o repasto propor aos nossos camaradas Tertulianos uma recepção neste lindo jardim que dá pelo nome de Lafões (área geográfica que compreende os concelhos de Oliveira de Frades, Vouzela e S. Pedro do Sul) já com programa elaborado e tudo, solicitando ao Rui, que precisa de se entreter, que fosse o interlocutor contigo para que tal fosse uma realidade.

Segundo a informação do Rui e transmitida por ti, vai haver um almoço em Pombal com o Vitor Junqueira!?...

Vou fazer os possíveis para estar presente a representar a minha FAP [Força Aérea Portuguesa], mas não podemos nem queremos estar à vossa espera para o ano, é muito tempo, e esta confraternização aqui é reclamada por mim, pelo Rui Alexandrino, pelo Martins Julião, pelo Carlos Santos,etc, Vamos lá a fazer um esforço, acreditem que não vamos ficar mal com o programa a proporcionar-vos.

Vamos, Luis, fala lá com a malta, faz o teu esforço a que estas habituado para atingir este objectivo! (...)



14 DE ABRIL DE 2007
Guiné 63/74 - P1661: Tertúlia: Notícias de Lafões, do Rui Ferreira, do Carlos Santos e da nossa gloriosa FAP (Victor Barata)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/04/guin-6374-p1661-tertlia-notcias-de.html

Infelizmente, a ideia não se chegou a concretizar...O III Encontro Nacional da Tabanca Grande, em 2008, realizou-se na Ortigosa, Monte Real, Leiria, um sítio mais central para todos os amigos e camaradas da Guiné que já se juntavam debaixo do nosso poilão... O II foi em em Pombal, em 2007, e o I na Ameira, Montemor-o-Novo, em 2006.