quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Guiné 61/74 - P24832: S(c)em comentários (13): Éramos todos iguais mas uns mais do que outros... (Amadu Djaló dixit, mas por outras palavras)


Lisboa > 2009 > O Amadu Djaló
(1940-2015)
no Cais do Sodré. 
1. Excerto do poste P24828 (*):

 (...) No final de 1972, eu era 2º sargento, estava com muitos anos de guerra, sentia-me muito cansado.

Num dia daqueles entrei no gabinete do major Almeida Bruno, comandante do Batalhão de Comandos, e pedi-
he que me transferisse para uma companhia africana. Depois de olhar para mim, mandou chamar o 1º sargento e pediu-lhe  o meu processo.

Começou a folheá-lo e, uns momentos depois, mandou chamar o tenente Jamanca. Nisto entrou o Marcelino da Mata e, logo a seguir o Jamanca.

O major, dirigindo-se ao Jamanca, perguntou-lhe  
porque é que ainda não tinha sido entregue o meu processo de promoção. Como o Jamanca ficou calado, o comandante voltou a fazer a pergunta e o Jamanca continuou calado. 

Nessa altura, o Marcelino disse  que no batalhão já se vendiam os postos e que era  por isso que não gostava de lá estar.

O comandante não ficou muito satisfeito com esta  
saída do Marcelino e mandou-o estar calado.

− Amadu, 
vais ser oficial. E a questão do vencimento vai resolver-se. (...) (**)

In: Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940-Lisboa, 2015), "Guineense, Comando, Português: I Volume: Comandos Africanos, 1964 - 1974" (Lisboa, Associação de Comandos, 2010), pág. 242).

_________________

Notas do editior;:

1 comentário:

Cherno Baldé disse...

"Amadu, vais ser oficial. E a questão do vencimento vai resolver-se (...)".

O Amadu Djaló, com 32 anos de idade dos quais 8 como soldado, estava cansado da guerra e do corre-corre da vida militar, sobretudo, dos comandos onde servia desde 1964. Mas, no entendimento do seu Comandante, o problema era, antes de mais, financeiro, o dinheiro. E o Amadu, se acreditarmos no que está escrito no texto, não dá quaisquer sinais de discordar desta análise do seu superior. Na minha opinião, esta deve ter sido a atitude prevalecente entre os soldados nativos e sobretudo dos comandos e que fazia pensar que, estes soldados não lutavam por qualquer outra causa que não fosse pelo dinheiro. Provávelmente, seria o caso para muitos que estavam a combater do lado português, mas a verdade é que, para uma grande maioria, sobretudo da etnia fula (fulacundas), e em especial as autoridades "gentílicas" a escolha entre os dois lados era óbvio, pois a sua aliança com as autoridades portuguesas tinha motivações de sobrevivência do seu poder (tribal) sobre os outros grupos rivais no mesmo território e que tinha sido duramente conquistado havia poucos anos antes do domínio europeu em África. Estes sim, valorizavam o dinheiro, mas nunca perdiam de vista o mais importante que eram objectivos políticos a longo prazo que, inclusive, poderiam se transformar em conflitos com o poder colonial.

Cordialmente,

Cherno Baldé