quarta-feira, 6 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25242: Notas de leitura (1673): Recordando o Augusto Cid (Horta, 1941 - Lisboa, 2019) e o humor na guerra (Virgínio Briote)


 





Cartoons da guerra... Do álbum 
Que se passa na frente?!!, com a devida vénia...

1. Mensagem do nosso coeditor jubilado, Virgínio Briote:

Data - 4 de fevereiro de 2024, 21: 58

Assunto - Recordando o Cid e o humor na Guerra

Augusto Cid nasceu na Horta, em 1941 e morreu em Lisboa em 14 de março de 2019. Publicou os livros.
Dois anos antes de morrer, em entrevista ao Jornal I, Augusto Cid, que foi antigo combatente em Angola, não deixou de desenhar.

“Curiosamente eu fazia a minha guerra – não a guerra que eles queriam que eu fizesse. Cumpria a minha obrigação, julgo eu, mas depois quando chegava ao destacamento rapava dos meus lápis de cores e das minhas aguarelas e fazia um cartoon sobre aquilo. Quando vi que havia umas páginas de cartoons numa revista militar pensei: ‘Posso trabalhar com eles’. Curiosamente não era mal pago. Davam-me 150 paus por cartoon, que era dinheiro. E faziam concursos em que o prémio era 500 escudos e eu ganhava quase sempre, portanto ganhava mais nos desenhos que fazia do que como furriel”, recordou.

"A guerra é uma boa escola da vida. Só tem um pormenor: é que se pode morrer com facilidade durante o ensinamento. Tirando isso, é uma belíssima escola”, disse ainda.

Anexo alguns "bonecos" do Cid,  extraídos do livro "Que se Passa na Frente" (com a devida vénia...)

Abraço do V. Briote

_______________

1 comentário:

João Carlos Abreu dos Santos disse...

Augusto José de Matos Sobral Cid -
- nascido em Nov1941 na cidade da Horta (Faial - Açores), filho de Maria Manuela Bicker Correia Ribeiro e de Fernando Augusto de Resende Sobral Cid;
- em Lisboa frequenta o Colégio Infante de Sagres e o Colégio Moderno, após o que prossegue estudos secundários nos Estados Unidos da América;
- no início de 1965 regressa da Califórnia, sendo incorporado na EPC-Santarém onde conclui o curso de sargentos milicianos;
- em 14Out1965, tendo sido mobilizado pelo RC7-Ajuda para servir Portugal na Província Ultramarina de Angola, embarca em Lisboa no NTT 'Vera Cruz' rumo a Luanda, como furriel miliciano atirador integrado na CCav1449/BCav1863, com destino à zona de intervenção leste;
- em 12Dez1967 inicia a torna-viagem à Metrópole.
Faleceu no dia 14Mar2019.
A sua Alma repousa em Paz

---
O Livro -
título: "Que se Passa na Frente?"
autor: Augusto Cid
editor: (O Autor)
1ªed. Lisboa, Dez1973 [since Feb74 my family property]
128 págs (BD colorido)
18x24cm