_____________
Nota do editor
Último post da série de 4 de outubro de 2025 > Guiné 61/74 - P27284: Parabéns a você (2422): Artur Conceição, ex-Soldado TRMS da CART 730 / BART 733 (Bironque, Bissorã, Jumbembem e Farim, 1965/67) e Inácio Silva, ex-1.º Cabo Apont Metralhadora da CART 2732 (Mansabá, 1970/72)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Pesquisar neste blogue
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

6 comentários:
Um grande abraço meu caro Luis Oliveira.
Eu tambem andei por Mato Cão e Missirá.... 1965 a 1967. E sempre que vejo ou leio algo que me lembram esses tempos e experiência aperta-se-me o coração. Que tenhas um dia grande, a repetir-se muitas vezes com saude.
Joao crisostomo Nova Iorque
O Luís Mourato Oliveira, nosso grão-tabanqueiro nº 730, foi alf mil inf, de rendição individual, na açoriana CCAÇ 4740 (Cufar, 1973, até agosto) e, no resto da comissão, o último comandante do Pel Caç Nat 52 (Setor L1 , Bambadinca, Mato Cão e Missirá, 1973/74).
Lisboeta, fez o Liceu Pedro Nunes, é bancário reformado, foi praticante e treinador de andebol, tem fortes ligações à minha terra natal, onde agora vivo, Lourinhã, Oeste, Estremadura.
Desde que se reformou, tem mantido e reforçado a sua ligação à Guiné-Bissau, em projetos de solidariedade. Técnico inscrito na Federação de Andebol de Portugal, tem apoiado e fomentado a modalidade na Guiné-Bissau, nomeadamente entre as camadas mais jovens, incluindo as raparigas, tendo começado por criar uma “oficina de andebol” na escola privada Humberto Braima Sambú.
Anda fora do nosso "radar"... Não tenho notícias dele, nem o tenho visto na Lourinhã nem na Praia da Areia Branca, desde há mais de um ano. O último mail que trocámos deve ter sido em 2024.
De qualquer modo, onde quer que esteja hoje, em Lisboa ou em Bissau, espero que esteja bem, de boa saúde e feliz com os seus projetos de vida. Ele é também um grande exemplo para todos nós. E mais: foi um dos últimos soldados do império...
Tenho aqui uma surpresa para ele, um pequeno texto de homenagem ao seu/nosso camarada Manuel Elvas, último comandante do Pel Caç Nat 63, com data de 13/11/2022 (!) que, por lapso do correio, ficou esquecido...
Um grande dia para ti, Luís. E que os bons irãs te protejam. Luís Graça
Caro Camarada Luís Mourato Oliveira,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde, felicidades e um grande abraço.
Adriano Moreira
Um grande dia cheio de saúde, para um dos últimos moicanos.
E muitos mais.
Parabéns
Virgílio Teixeira
Um abraço de parabens,camarada......Felicidades....
Um abraço e votos de excelente saúde.
Carlos Vinhal
Enviar um comentário