terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Guiné 63/74 - P2361: O meu Natal no mato (4): Cachil, 1966: A morte do Condeço e do Boneca, CCAÇ 1423 (Hugo Moura Ferreira / Guimarães do Carmo )

Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 1423 > Monumento funerário, à memória dos Fur Mil Condeço e Boneca, mortos na tarde de 24 de Dezembro de 1966.

Foto: © Ex-1º Cabo Gandra / Hugo Moura Ferreira (2006). Direitos reservados.

1. Mensagem do Hugo Moura Ferreira:

Caros:

Como disse há dias ao Luís, tenho andado arredado mas não desatento. Aliás quem é que depois do que por passou se mantém desatento? Isso é uma característica que acho que acabámos todos por, de uma forma ou de outra, adquirir.
Estou de volta, mas devagarzinho. Voltei à vida dita activa e produtiva e ainda não me habituei a gerir convenientemente os tempos. Mas com a continuação e boa vontade lá chegarei! Porque no resto estou muito melhor e mais disciplinado.

Bom, mas agora o que interessa é o conteúdo da mensagem do Luís.

Quando a li, lembrei-me de uma mensagem que lhe enviei em 26 de Novembro de 2006, às 2h28, sobre algo que se enquadraria no tema agora proposto e que nunca teve qualquer tratamento ao nível da divulgação no no nosso Blogue.

O Assunto da mensagem era "Memorial" e pretendia eu associá-lo às questões que na altura andavam em tratamento relacionadas com os cemitérios e os monumentos locais efectuados pelas Companhias aos seus mortos.

Como nessa altura não teria sido a meu ver, eventualmente, achado interesse na sua referência não insisti no tema e limitei-me a inseri-lo no meu sitezinho no Spaces. Mas como agora querem estórias ou histórias (sou subscritor de uma das petições conta o acordo ortográfico Luso-Brasileiro que circulam na Net), sobre ocorrências nos Natais passados entre 1963/1974, resolvi enviar-lhes de novo aquilo que enviei há um ano.

Como poderão verificar aquilo que escrevi não estava formatado nem redigido para fazer simplesmente o copy/paste havendo a necessidade de retirar ou compor aquilo que decidirem publicar. Portanto mesmo agora vou enviar em anexo a parte que importa desse Mail de um caso que se passou no Cachil, em 24 de Dezembro de 1966, quando ali se encontrava a CCAÇ 1423, contado pelo Alf Carmo, meu amigo de infância e de Instrução Primária a quem eu, periquito, fiz uma visita, quando em Novembro de 1966 cheguei a Catió em trânsito para Cufar (cerca de um mês antes da ocorrência).

Aproveito para vos desejar um Santo Natal com muita saúde e repleto de Felicidade para vós e para toda a vossa Família. Um Abraço.

Hugo Moura Ferreira

2. Mensagem do Hugo Moura Ferreira enviada para o Blogue em 26 de Novembro de 2006, e que não foi publicada na altura:

(...) Queria, no entanto, antes disso enviar-te uma peça descrita por um amigo e camarada nosso que esteve no Cachil, em 1966, antes da minha CCAÇ 1621 ter para ali ido, quando saiu de Cufar e se relaciona com um memorial que ali se encontrava cuja foto obtive de um outro amigo, o 1º Cabo Gandra, do meu grupo de combate.

A foto em questão vai em anexo e como deverás verificar, se a aumentares, há uma inscrição que diz 'Aos Furrieis Condeço e Boneca', mas há outras inscrições, nomeadamente o número da CCAÇ que com grande dificuldade consegui descortinar: 1423.

Assim, porque me parecia que esse meu amigo de infância (vizinho e colega da primária) tinha pertencido à CCAÇ 1423, que eu visitei no Cachil quando cheguei a Catió, a caminho de Cufar, em Novembro de 1966, mandei-lhe uma mensagem a fazer perguntas sobre o referido memorial, acerca do qual o pessoal da CCAÇ 1621 desconhecia o significado.

A determinado passo da minha mensagem coloquei as seguintes questões:

A tua Companhia era a CCAÇ 1423? E pertencia ao BCAÇ 1858, que estava em Catió, quando eu cheguei à Guiné, em 1966? Penso que sim, porque verifiquei na pag. 140, da 'Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África', 3º Volume - Guiné, do Estado Maio do Exercito, que aquela Companhia esteve também, antes do Cachil, em Empada. Tudo isto, por exclusão de partes me faz pensar que era mesmo a tua CCAÇ" e ainda "...por pertencer à Tertúlia Virtual , para a qual te convido a fazeres parte, ao receber algumas fotos para digitalizar de antigos camaradas da CCAÇ 1621, a que pertenci, mas da qual saí quando fui colocado em Bedanda e ela seguiu para o Cachil, presumo que para vos render, encontrei uma que me despertou a curiosidade, que te envio em anexo que, depois de a analisar bem, verifiquei ser de um monumento no Cachil a 2 Furriéis falecidos por acidente (isto o que consta nos registos oficiais), de nomes Colaço e Boneca.

Poderias confirmar-me se assim é? Caso venhas a confirmar, poderias também dizer-me qual foi o acidente que provocou as suas mortes? E será que tens algumas fotos em que eles se encontrem? Se por acaso tiveres, eu gostaria de as digitalizar.


Assim, e porque os memoriais são para fazer recordar, aqui estou eu a contribuir para tal, transmitindo aquilo que o meu Amigo, Alf Carmo, me mandou dizer sobre o assunto que, com a devida vénia, depois de ele me ter autorizado a divulgar o que conta (" Não tenho qualquer problema em seres tu a utilizar quer a informação quer as fotos, as presentes e/ou futuras.") e a prometer que "Logo que um destes dias crie mais 'estaleca' para entrar no Blogue, assim o farei e poderei então entrar directamente", passarei a contar.

A propósito da foto e do Memorial nela representado, concordando em que 'falar nos mortos é perpetuar a sua memória e mantê-los 'vivos' no nosso espírito, sem se perderem no tempo' contou-me então o Alf Guimarães do Carmo que realmente a CCAÇ 1423 / BCAÇ 1858 (Ago 1965 a Abr 1967) era a dele e da ocorrência que originou a morte dos Furriéis Condeço e Boneca disse:

Quanto ao acidente que vitimou os Furriéis Condeço e Boneca, o mesmo ocorreu no Cachil na tarde de 24 de Dezembro de 1966, por razões de 'casmurrice' do então CComp que borrado de medo (era vulgar ocorrerem ataques nas alturas de festas) impôs por Ordem de Serviço que fossem verificadas as minas instaladas pelas NT. Era eu que estava de Oficial de Dia e já no regresso da saída 'simbólica' que decidi fazer, um dos Furriéis acidentados, disse que segundo o croquis havia uma ou duas minas muito perto e, como tal, era pena não ir verificá-las. Acedi e ao verificar a 1ª mina o Fur Boneca disse de longe que "nem um camião fazia saltar a cavilha" - provavelmente a cavilha estava oxidada e ao tentar rodá-la a mesma saltou fazendo rebentar a mina. Foram as suas últimas palavras!

O Fur Condeço, que se encontrava perto foi severamente atingido e acabaria por falecer no Heli a caminho de Bissau. Eu ainda fiquei com um estilhaço cravado na canela da perna esquerda.

Junto uma foto (Empada, Janeiro de 1966) em que o Condeço é o primeiro da esquerda. Quanto ao Fur Boneca não tenho nenhuma foto uma vez que o mesmo entrou na Companhia em rendição individual, penso que pouco tempo antes do acidente.

Desconhecia a existência do pequeno monumento documentado pela foto que me enviaste. Se ainda existe será talvez o único memorial pessoal dedicado a ambos. Um bem haja a quem o fez ou a quem decidiu mandá-lo fazer!

Como deves calcular os meus Natais são, ainda hoje, um pouco ensombrados pela lembrança deste fatídico evento


Legenda: Em Empada, da esquerda para a direita: Fur Condeço, 2º Sarg Nunes, o nosso alfero [Guimarães do Carmo] e Fur Castro. Do soldado africano à frente não me recordo o nome (*).

... E foi isto que ele [Guimarães do Carmo] me mandou como resposta!!

Esperando trazer algo de interesse para inserir no Blogue, nomeadamente relativo a ocorrências no Cachil (Ilha do Como), por agora termino, com um Abraço.

Hugo Moura Ferreira

Ex-Alf Mil,
Guiné, 1966/1968
CCAÇ 1621 -Cufar e CCAÇ 6-Bedanda

Presente nas seguintes páginas da Net:

http://bairromadredeus.hi5.com/

http://mouraferreira.spaces.live.com/

http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial_tertulia.html

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/

http://blogueforanada.blogspot.com/

________

(*) No Blogue já encontrei referências à CCAÇ 1423, no Post 913, e quem sabe se o soldado africano que o Guimarães do Carmo não se lembra é algum daqueles que estão em amena cavaqueira com o Francisco Allen na foto que ali se encontra, tomada em 2005?!...


Vd. post de 26 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P913: Empada 1969 ou as duas Guinés (Zé Teixeira, CCAÇ 2381)

Sem comentários: