quarta-feira, 28 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2894: O Nosso Livro de Visitas (14): Carlos Brito, ex-Fur Mil Inf, BART 645 (Oio, 1964/66)

Mansabá> Memorial com os brasões das Unidades que por ali passaram. À esquerda, em baixo, o brasão do BART 645 (Águias Negras)


1. Em 10 de Janeiro de 2008 recebemos uma mensagem do nosso camarada Carlos Brito, de que estamos agora a dar conhecimento.


No vosso blogue pouco ou nada vi sobre o meu Batalhão - BART 645 (Águias Negras).

Para já uma correcção ao que disse o Artur Conceição: O BART 645 tinha como Comandante o Senhor Ten Cor António Braancamp Sobral e não o Ten Cor Henrique Calado (1).

Estivemos no Oio de meados de 1964 a Janeiro de 1966.

As nossas Companhias foram colocadas em:
CART 642 e 644 - Mansabá,
CART 643 - Bissorã:
CCS - Mansoa

Não viemos de lá envergonhados, mas sim frustados e com alguns apanhados.
Poucos mortos em combate.
Outras unidades estavam agregadas ao BART, destacadas em Olossato, Encheia e nas povoações que mencionei.
Todos foram bons!!

Carlos Brito
Ex-Fur Mil
CCS/BART 645


2. Em 27 de Maio foi endereçada resposta ao Carlos Brito

Caro Carlos Brito
Ao dar uma revisão ao correio mais antigo, deparei com esta tua mensagem.
Peço desculpa por só agora estar a responder, pois não tenho registo de o ter feito antes.

Na verdade não aparece nada do teu Batalhão no nosso Blogue, a não ser a referência que o Artur lhe faz e o anúncio do vosso Convívio ocorrido no dia 29 de Março passado que eu próprio tive ocasião de publicar.

Eu estive em Mansabá 22 meses, entre Abril de 1970 e Fevereiro de 1972 e lembro-me perfeitamente de ver o brasão do vosso Batalhão num memorial existente por lá.
Não sei se tu pertencenceste a alguma das Companhias que lá esteve.

Aproveito a ocasião para te convidar a aderires à nossa Tabanca Grande para que a história do teu Batalhão conste do nosso Blogue.

Com renovado pedido de desculpa, aguardo resposta tua.
O camarada
Carlos Vinhal

OBS:-Insiro foto tirada junto ao memorial das Unidades que passaram em Mansabá



3. Hoje mesmo recebemos esta mensagem do camarada Brito

Caro Carlos Vinhal,
Muito agradeço teres respondido ao meu mail.
Só depois de o mandar é que me apercebi que, ao tentar corrigir o vosso blogue, não tinha feito as coisas segundo as regras.

Sobre o meu batalhao - BART 645 (Águias Negras) de facto nada aparece à nossa permanência, numa das duas zonas quentes (a outra era a ilha do Como). Acaba por passar à história, como sendo um período de férias. Tal não é verdade!

O BART 645 teve uma intensa actividade operacional, até ser atingido pelo mal chamado frustração.

Em 1964 e 1965, posso dizer-te que praticamente só dois batalhões eram operacionais, o nosso e o BCAV 490.

Muitos dos meus camaradas foram condecorados e também nada encontrei no vosso blogue.

Em Mansabá estiveram as CART 642 e 644, em Bissorã a 643 e em Mansoa a 645 (CCS), daí a teres encontrado o nosso distintivo.

Sabes, nós fomos o primeiro batalhão a ostentar no ombro o emblema da Unidade. Éramos todos Àguias Negras só a côr de fundo variava, a 642 com fundo verde a 643 com azul, a 644 com vermelho e a CCS amarelo, por isso logo que desembarcámos em Bissau, passámos a ser também conhecidos pelo batalhão das tabuletas.

A Mansabá só fui três vezes.
Numa delas fui até Manhau. Não fiquei com saudade!!

Nesses anos, nós pensávamos que eramos os melhores. Nós tinhamos capturado muito material, a primeira MP 12.7, só duma vez 77 PM Thompson, RPG 7, PPSh, minas e muito mais que não me recordo. Sobre este ponto eu gostaria que os meus camaradas se pronunciassem todavia parece que eles preferem esquecer.

Todas as Unidades que estiveram no Batalhão, que não eram genuínos Águias, também foram extremamente esforçadas.

Na verdade, nós fomos uma geração que lutou por ideal impossível de alcançar.

Não tens que me pedir desculpa, eu é que agradeço. Tu, Luís Graça e Briote, fazem aquilo que deve ser feito - não apagar a nossa História.

Vai uma bazzoka???

Abraço,
Carlos Brito
Ex-Fur Mil Inf
CCS/BART 645


4. Comentário de Carlos Vinhal

Caro Carlos, ficamos agradados pela tua resposta imediata e por nos desculpares este silêncio de alguns meses.

Queremos repetir o repto para aderires à nossa Tabanca Grande e contares a história do teu Batalhão, pois não podes permitir esta lacuna no nosso Blogue.

Todos somos poucos para deixarmos feita a resenha da guerra na Guiné contada por quem a viveu.

Recebe um abraço da tertúlia com desejos de muita saúde e boa vida por terras da Alemanha.
______________

Nota de CV:

(1) - Vd poste de 8 de Dezembro de 2007> Guiné 63/74 - P2335: A trágica morte do Cap Rui Romero: 10 de Julho de 1966, dia de correio (Artur Conceição)

Sem comentários: