Hoje, dia 30 de Julho de 2009, fazem anos os nossos camaradas:
Francisco Palma da CCAV 2748 e
Júlio Abreu do BCAÇ 506 e Grupo de Comandos "Os Centuriões".
1. Francisco Palma foi Condutor Auto Rodas na CCAV 2748, Canquelifá, 1970/72 (*).
A escassos meses de terminar a sua comissão, ficou com mais de 30% de incapacidade quando o seu burrinho (Unimog 411) accionou uma mina AC.
É hoje DFA.
Dizia-nos o Francisco aquando a sua apresentação em Novembro de 2007:
[...]
Notícias da minha malta... Bem, como deves calcular, houve muita porrada, foram 22 meses de Canquelifá com todas as noites de sono incompletas (reforços e ataques).
Sofremos 15 ataques nocturnos directos mais dois com foguetões 122, chamados mísseis, 4 de cada vez... Estes eram respondidos com Obus 14. O alvo era o aquartelmento, mas as flagelações foram sem consequências graves, com raros feridos, tanto para as nossas tropas com para a os indígenas do aldeamento, que conviviam connosco dentro do arame farpado.
Há a registar ainda o rebentamento de uma mina anticarro, onde eu fui o único ferido. Sofri fracturas múltiplas em ambos os pés, quando conduzia um Unimog 411 (Burro do Mato) que transportava mais 11 Camaradas. Faltavam só 3 semanas para o regresso. Hoje sou DFA com 30,58% de deficiência. Com a idade as sequelas agravam-se, mas estou vivo.
[...]
Ao nosso camarada Francisco Palma desejamos a melhor saúde possível dentro dos seus condicionalismos. Que passe este dia de aniversário acompanhado de seus familiares e amigos, festejando a longa vida que ainda tem pela frente. Nós, deste lado, fazemos força para em 2048 haver uma formatura geral dos centenários. Aquela colheita de 1948 foi mesmo excelente.
Canquelifá > CCAV 2748 (1970/72) > O Francisco Palma posando junto ao brazão da CCAÇ 1623.
__________
2. Júlio da Costa Abreu, ex-1.º Cabo Radiomontador do Batalhão 506, Bafatá, e Chefe da 2.ª Equipa do Grupo de Comandos "Os Centuriões".
Este nosso camarada escolheu a Holanda para viver, um país civilizado e aberto, no mais lato sentido da palavra.
Daqui de Portugal os teus amigos e camaradas desta Tertúlia, desejam-te um feliz dia de aniversário junto dos teus familiares e amigos, e enviam-te um abraço de parabéns.
Como irás comemorar os 100 anos primeiro que nós editores, cã estaremos nessa altura para dar o devido relevo ao acontecimento.
Moínho típico da Holanda. Este país tem parte do seu território abaixo da cota do nível médio do mar. Estes moínhos drenavam a água dos canais.
Foto: © Carlos Vinhal (2009). Direitos reservados.
Recordemos as palavras de Júlio Abreu aquando da sua apresentação à Tertúlia em 23 de Maio de 2008:
[...]
Caros amigos, estando hoje no meu computador, deu-me a ideia de através do Google procurar saber se haveria alguma coisa sobre o meu antigo Grupo de Comandos Centuriões.
Qual não foi a minha surpresa ao encontrar bastantes artigos sobre o meu grupo assim como muitas notícias dos meus tempos de Guiné!
Quando fui para lá, fiquei no Batalhão 506 em Bafatá, como Radiomontador. Meti os papéis para frequentar o curso de Sarg Radiomontador em Paço de Arcos e, quando abrisse o curso, seria automaticamente graduado em Furriel, pois na altura era 1.º Cabo.
Pouco tempo depois fui transferido para as oficinas de rádio do Batalhão de Transmissões no Quartel-General em Bissau. Ao fim de poucos meses como iam ser criados os Comandos na Guiné, ofereci-me como voluntário para os Comandos.
Depois das provas fui incorporado no Curso em que foi criado o meu Grupo de Comandos Centuriões do Alf Rainha. A partir da criação do grupo fui chefe de equipa.
[...]
Quando voltei para a Metrópole e depois de ter estado empregado no representante da marca JVC em Portugal, resolvi vir para a Holanda onde estou há 36 anos, tendo trabalhado sempre na Companhia de Aviação KLM como técnico de Rádio.
[...]
Algumas fotos ao acaso:
Quartel dos Comandos - Brá - Dia em que recebemos o emblema dos Comandos
Quartel de Brá, fim de comissão
Partida para o mato com a minha equipa
Parada no Quartel de Brá - Dia em que recebemos o emblema dos Comandos
No meu quarto em Brá
Fotografia de 'Ronco'
Despedida dos Comandos, Abraço Cap Rubim
À porta do gabinete do Comandante dos Comandos Capitão Rubim
Fotos: © Júlio Abreu (2008). Direitos reservados.
__________
Notas de CV:
(*) Sobre Francisco Palma, Vd. postes de:
24 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2211: O monumento da CCAÇ 1623, Canquelifá, 1966/68 (Francisco Palma, CCAV 2748, 1970/72)
5 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2242: Tabanca Grande (39): Francisco Palma, ex-condutor auto, ferido em combate, CCAV 2748 / BCAV 2922, Canquelifá (1970/72)
25 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2303: Tabanca Grande (42): Francisco Palma, Soldado Condutor Auto da CCAV 2748/BCAV 2922 (Canquelifá, 1970/72)
26 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2684: Convívios (43): CCAV 2748, dia 1 de Junho de 2008 em Almeirim (Francisco Palma)
(**) Sobre Júlio Abreu, Vd. poste de 23 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2876: Tabanca Grande (71): Júlio Abreu, ex-1.º Cabo da Companhia de Comandos do CTIG (1964/66)
Vd. último poste da série de 17 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4701: Parabéns a você (14): Dia 17 de Julho de 2009 - Álvaro Basto, ex-Fur Mil Enf da CART 3492
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Meu caro Francisco:
Hoje dás mais valor à vida, à amizade e à camaradagem, depois de teres conhecido Canquelifá e outras estações do inferno da guerra na Guiné... Vais ter que viver com a maldita mina que te queria matar...
Um grande Alfa Bravo neste dia especial. Desejo-te o melhor da vida e do mundo.
Luís Graça.
Júlio:
Sei que andaste também por Bafatá, bonita terra na altura, onde se fazia o repouso dos guerreiros... Mas foste sobretudo um andarilho, com o teu grupo de comandos, os Centuriões. Há dias conheci pessoalmente o teu antigo comandante, o Alf Mil Luís Raínha...Foi no nosso IV Encontro Nacional, em Ortigosa, Monte Real,em 20 de Junho passado... Espero que um dia destes possas também aparecer por aí, para nos conhecermos pessoalmente.
Sei que vives na Holanda, país que eu conheço e admiro. E que trabalhas na KLM, onde também pelo menos temos pelo menos mais um camarada, do nosso blogue, o António Manuel Salvador, ex-1º Cabo Enf, CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74.
Também estive com o teu antigo Cap Nuno Rubim, o ano passado, na Guiné. De tempos a tempos telefonamo-nos. E obviamente, também estou com o nosso querido amigo Virgínio Briote... Como vês, o mundo é pequeno e o nosso blogue é... grande.
Que tenhas um dia muito especial. Bebo um copo à tua saúde. Luís
Meus caros
Palma e Abreu que este dia se repita por muitos e bons anos com saúde e boa disposição.
Juvenal Amado
Ps. Palma a tua companhia estava e esteve em Canclifá quando eu cheguei a Galomaro.
Vocês faziam colunas a Bafatá como nós. Na tua comp. estava um Carlos de alcunha o Cascais que era de Alcobaça. Penso que era mecânico.
Vê lá se te recordas.
Uma abraço
Juvenal Amado
Mantenhas aos camaradas aniversariantes!
Que passem muitos anos e receber e a enviar mantenhas aos membros da Tabanca Grande.
Felicidades e um dia inesquecivel
José Martins
Então parabéns ao Francisco e ao Júlio
Dois aniversários dá direito a bebedeira...com a consequente dor de cabeça.
Um dia bem passado para os dois camarigos.
Abraço forte e camarigo
Ó Juvenal
Como é que raio um gajo que é de Alcobça, (perto de mim), tem como alcunha Cascais!!!
Vivia em Cascais!!!
É só curiosidade!
Abraço camarigo
MEUS CAROS PALMA E ABREU,
QUE O CHAMPANHE QUE BEBERDES VOS SAIBA ÀS COISAS BOAS DA NOSSA GUINÉ.
QUE A ALEGRIA VOS INUNDE NA COMPANHIA DOS VOSSOS MAIS PRÓXIMOS.
QUE A VIDA VOS ACOMPANHE NOS PROXIMOS 40 ANOS.
UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS
MANUEL MAIA
Caros amigos e camaradas, permitam-me que vos saúde desejando que o vosso dia vos tenha corrido muito bem e que continuem a comemorá-lo por muitos mais.
Ao Júlio Abreu quero dizer que, embora aparentemente não tenhamos mais nada em comum a não ser o facto de "sermos camaradas da Guiné" e membros deste Blogue, isso por si só é suficiente para o regozijo que declaro estar possuido.
Ao Francisco Palma, para além de tudo o que disse relativamente ao Júlio Abreu, acresce o facto de pertencer à CCAV 2748, uma das companhias do BCAV 2922 que considero "o meu Batalhão" por ter estado em Piche durante 6 meses.
Mais um abraço para ambos.
Hélder S.
Parabéns!
Venham eles com saúde.
Um abraço do tamanho do Cumbijã,
Mário Fitas
Meu caro Mexia
O Carlos tinha vivido ao que parece em Cascais facto que usava com notória importância.
Daí a alcunha.
Quando era puto juntou-se ao grupo de malta, que frequentava os cafés e tertúlias de Alcobaça.
Muito habilidoso com motores, construía literalmente motas e motorizadas, que eram motivo de fugas constante às brigadas de trânsito.
Eu cheguei a estar com ele em Bafatá por isso a minha curiosidade.
Um abraço para todos e neste caso em especial para o Mexia Alves.
Juvenal Amado
Enviar um comentário