segunda-feira, 15 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4531: A Tabanca Grande no 10 de Junho (13): Tertulianos éramos mais de 30… (Hélder Sousa / Xico Allen)

1. Mensagem de Hélder Sousa, ex-Fur Mil de Transmissões TSF, Piche e Bissau, 1970/72, com data de 17 de Maio de 2009:

Camaradas,

No passado 10 de Junho foi possível verificar que mais de 3 dezenas de tertulianos passaram pela área do Forte do Bom Sucesso, próximo do Memorial aos Mortos do Ultramar e que, de uma forma ou de outra, mostraram o carinho e apreço pelo Luís Graça e, também, pela Alice (não é verdade que se diz que por detrás de um grande Homem há sempre uma grande Mulher?), como o cimento aglutinador de todo o universo que ele (inadvertidamente?) em tão boa hora gerou, com a criação do seu blogue até que o transformou no Nosso Blogue.

As fotos que já foram colocadas mostram bem o que quero dizer.

Também a rapaziada da Tabanca de Matosinhos esteve bem representada, por muitos dos seus ilustres membros, sendo até motivo de algumas lamentações dos comensais das 4ªs feiras que aparentemente (só aparentemente) se sentiram desamparados. Na realidade puderam comer mais descansados, puderam conversar mais sem serem interpelados pelo sempre em pé do Xico Allen e, porventura, até puderam ter rancho melhorado.

Esse pessoal da Tabanca de Matosinhos também produziu algumas fotos que se juntam, mostrando tanto os encontros e conversas ocorridas junto ao local da concentração como também as feitas no local onde a Tabanca resolveu abancar, em Lisboa, em pleno Bairro de Chelas, em plena Zona J, sem qualquer sombra de problema, no restaurante de um guineense, já anteriormente referido, de seu nome Joaquim Djassi, onde nos batemos, para além da imensa simpatia com que fomos recebidos, com um peixinho da bolanha que estava simplesmente delicioso, acompanhado de inhame e também de arrozinho para não nos esquecermos e depois com uma galinha de chabéu (foto 8), que também não desmerecia em nada em qualidade e sabor.

Disse nos batemos porque aqui este sulista que vos escreve teve o privilégio de ter sido cooptado pelo pessoal da Tabanca de Matosinhos, ao qual agradece publicamente a gentileza, e fez então parte do grupo que se banqueteou , conforme referi.































































Fotos: © Xico Allen & Benjamim Durães (2009). Direitos reservados

As fotos que vão anexas não têm legendas pois foi assim que as recebi do Xico Allen e como alguns dos elementos figurados não me são ainda familiares quanto ao nome, não quero salientar aqueles que conheço e reconheço e deixar os outros no anonimato. Não seria justo.


Um grande e forte abraço,
Hélder Sousa
__________

Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:


1 comentário:

Unknown disse...

Caro Virgínio Briote

No P4531 nas duas primeiras Fotos que
estão lado a lado existe um camarada
que se eu não estou a errar é dono de
um Talho na Praça da República no Porto. Se é deve ser a pessoa com o maior acervo fotográfico sobre a Guiné que deve existir em Portugal
Não se ainda o faz mas costumava ir todos os anos à Guiné.
Armandino Alves
Ex 1º Cabo Enfº C Caç 1589