1. Mensagem de Vasco Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72, com data de 15 de Julho de 2009:
Caro Luís Graça,
Junto envio as 2 fotos solicitadas a todos aqueles que desejam fazer parte da Tabanca Grande.
Cumpre-me agradecer todo o teu esforço, brio e competência, para levar por diante um trabalho que visa juntar todos aqueles que viveram a guerra na Guiné. Sem a tua dedicação e ajuda dos que complementam (refiro-me ao Eduardo Magalhães, ao Carlos Vinhal, e Virgínio Briote) este meritório trabalho, certamente não seria possível a aproximação dos nossos camaradas de armas. Bem hajas por tudo isso.
Pertenci à CCS do BCaç 2912, sita em Galomaro, leste de Bafatá, com Companhias operacionais em Cancolim a CCAÇ 2699, em Dulombi a CCAÇ 2700 e no Saltinho a CCAÇ 2701. Estou aposentado (61 anos feitos em 24 de Junho passado), o meu nome é Vasco de Jesus Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário.
Embarquei para a Guiné em 24/4/1970 a bordo do Carvalho Araújo, um cargueiro de transporte de mercadorias, e desembarquei em Bissau em 1/5/1970.
Regressei à Metrópole em 22 de Março de 1972.
Este blogue que eu tenho o cuidado de pesquisar diáriamente, faz-nos reviver situações boas e más, e recordar pessoas que conhecemos, e permite que voltemos a reencontrar camaradas que já não víamos há quase 40 anos.
Estou em contacto quase diário com o Magalhães Ribeiro e com o Juvenal, aos quais agradeço todo o interesse e ajuda que informaticamente me vão prestando.
Por hoje é tudo Luís.
Um abraço do Vasco Joaquim
2. Comentário de CV:
Caro Vasco Joaquim, não és propriamente dito um estranho ou um novato no nosso Blogue. Deste sinal de ti em Agosto do ano passado, e finalmente és apresentado formalmente à tertúlia.
Agradecemos as tuas simpáticas palavras, que diariamente fazemos por merecer com o nosso trabalho.
Claro que a partir de hoje assumes a responsabilidade de contribuir com as tuas histórias e fotografias, não importando o que dizes ser os teus poucos conhecimentos de informática. Há concerteza aí por casa alguém que dá um jeito na digitalização daquelas fotos velhinhas e descoloridas que todos temos há muito esquecidas pelas gavetas. Quanto aos textos, escrevendo directamente no corpo da mensagem ficam automaticamente em ordem para enviar.
Como vês é fácil.
Somos contemporâneos na Guiné, pois cheguei a Bissau a 13 de Abril de 1970, a bordo do luxuoso paquete "Ana Mafalda", e regressei à então Metrópole em 19 de Março de 1972, já num vôo TAM, certamente como tu.
Em nome dos editores e da tertúlia em geral, envio-te um fraterno abraço e votos de boa convivência na nossa Caserna Virtual.
CV
__________
Notas de CV:
(*) Vd. postes de:
9 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3124: O Nosso Livro de Visitas (23): Vasco Joaquim, 1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912 (Juvenal Amado/Carlos Vinhal)
e
28 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3153: Estórias avulsas (21): Espectáculo do Zéquinha em Bafatá (Vasco Joaquim)
Vd. último poste da série de 14 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4686: Tabanca Grande (162): José Eduardo Oliveira, ex-Fur Mil, CCAÇ 675, Binta, 1965/66
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
SÊ BEM-VINDO CAMARADA VASCO.
CÁ FICAREMOS À ESPERA DE NOVAS.
UM ABRAÇO.
MANUEL MAIA
Enviar um comentário