1. Mensagem de sensibilização enviada ao Blogue pelo nosso camarada José Teixeira*, Tesoureiro da Tabanca Pequena, Grupo de Amigos da Guiné-Bissau:
Será que uma nota de 20,00 € é um rombo tão grande na nossa carteira, que não possamos dispensá-la para uma causa tão profundamente humana como esta de conseguir água potável para as populações da Guiné?
(Com o devido respeito para com aqueles que infelizmente não têm condições para contribuir)
Todos nós sentimos que a vida não está fácil.
Pode parecer uma violência na carteira de cada um, esta forma de insistir na Campanha de sementes e água potável para a Guiné.
Pode parecer um sonho esta loucura de tentar arranjar dinheiro para conseguir abrir 10 poços de água.
Mas… Quem melhor que nós, os ex-combatentes da Guerra das Colónias (ou do Ultramar) na Guiné, compreenderá o drama daqueles povos?
Será que se pode imaginar uma escola com 200 crianças, sem uma torneira de água potável por perto?
Será que se pode imaginar algumas dessas crianças deixarem a escola para irem ao interior da floresta, a um riacho que pode ficar a 4/5 quilómetros buscar água?
Que garantia de qualidade na água se encontra?
O nosso projecto, em parceria com a AD - Acção para o Desenvolvimento, visa dotar com fontanários dez tabancas do interior, das mais pobres e mais necessitadas.
Precisamos de muito dinheiro e as contas são fáceis de fazer.
O Blogue da Tabanca Grande tem cerca de 400 participantes e talvez alguns milhares de leitores.
Cerca de 80 leitores já participaram com a sua dádiva generosa, tendo-se juntado 2.214,00 €.
Basta que haja mais 80 dadores para se conseguir abrir um poço, instalar a energia solar e dotar a população com condições de poderem tirar rendimento das suas hortas e ter água para as suas necessidades.
NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTES AO SOFRIMENTO DAQUELE POVO!
Eu não consigo.
Zé Teixeira
Criança na torneira
Miudo a beber
TESOURARIA, CAMPANHA E SEMENTES
__________
Notas de CV:
(*) José Teixeira foi 1.º Cabo Enfermeiro na CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada , 1968/70.
Vd. último poste referente à campanha, com data de 28 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5720: Ser solidário (52): Campanha da Tabanca de Matosinhos: Ajudemos a minorar as carências do povo da Guiné-Bissau (José Teixeira)
Vd. último poste da série de 28 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5905: Ser solidário (58): Mais uma Expedição à Guiné-Bissau da Associação Humanitária Memórias e Gentes 2 (Carlos Marques Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Caro Jose
Estou em divida contigo e com as crianças da Guiné
Primeiro porque te prometi e não cumpri... ainda, um donativo
Segundo porque poderia ter aproveitado a presença de co-Tabanqueiros teus no convivio da Tabanca do Centro e... não me lembrei.
Mas garanto-te que amanhã e na primeira Agencia do Montepio que me aparecer vou finalmente fazê-lo
Bem hajas por seres como és.
Abraço solidário
Jorge Narciso
Não desesperes, estou a guardar os meus contributos para obras meritórias como a tua, para o proximo convívio da tabanca grande que deve estar para breve. Prometo levar dinheiro trocado.
Até lá recebe um grande abraço e a minha solidariedade.
Raul Albino
Enviar um comentário