sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7415: (Ex)citações (118): A propósito do vídeo da ORTF sobre a Op Ostra Amarga: "As imagens que vi, foram uma espécie de murro no estômago e cimentaram a admiração que nutro por todos aqueles que sentiram o silêncio bem no meio do capim" (Miguel Sentieiro)

1. Miguel Sentieiro, professor de educação física, em Torres Novas, filho de um camarada nosso (o ex-Cap Cav, hoje coronel reformado, comandante da CCAV 2485, José Sentieiro) enviou-nos, em tempos (9 de Fevereiro de 2007),  o seguinte comentário, inserido no poste P2249 (*), e que achámos oportuno agora divulgar...  Aliás, é estranhamente o único comentário que lá consta, ao fim destes 3 (três) anos...
__________________________________________



Guiné > Região do Cacheu > Bula > BCAV 2862 (1969/70) > 18 de Outubro de 1969 > Imagem da reportagem Guerre en Guinée, que passou na televisão francesa, a ORTF,  em 11 de Novembro de 1969, no programa Point Contrepoint [, Ponto Contraponto].

Foto: INA - Institut National de l' Audiovisuel (2006) /  Cópia pessoal de Virgínio Briote 
_________________________________________________________________________________


Na altura,  o detalhadíssimo relato do making of deste vídeo, da ORTF, sobre a Op Ostra Amarga (um poste meu e do Virgínio Briote, que custou muitas horas de trabalho, de pesquisa, de contactos com alguns dos protagonistas,  e de edição), passou completamente despercebido por parte (ou pelo menos não mereceu a devida atenção) dos nossos camarigos e demais membros da nossa Tabanca Grande (*)... 

Estranhamente, têm-nos chegado à nossa caixa de correio, se não todos os dias, pelo menos com alguma regularidade, nestes últimos meses, mails de tipo Spam com avisos do tipo "Vídeo nunca visto sobre a guerra colonial na Guiné, feita por uma equipa da televisão francesa" ou "Guiné - Guerra colonial - Vídeo nunca antes divulgado"... 

E depois acrescenta-se mais detalhes, incompletos, imprecisos ou até errados: "Cenas arrepiantes... É o único filme feito na Guiné que apanhou uma sequência real de guerra. Os jornalistas franceses que seguiam nesta patrulha, mandada executar para que eles tomassem conhecimento com o dia a dia das NT estacionadas em Bula [, CCAV 2487, pertencente ao BCAV 2862, Bula, 1969/70], um pouco a N do Rio Mansoa, apanharam um 'cagaço', mas registaram algo que mais nenhum registou. Se não estou errado, ia também uma jornalista" [,Geneviève Chauvel,]  (...). 

E acrescenta o autor do último mail que recebi: (...) "A emboscada que as NT sofreram, não estava 'no programa', mas isto era o que podia acontecer sempre que se saía para o mato (...). O Spínola, com a seu ajudante de campo (era ainda o Almeida Bruno) e o Cmdt do Batalhão de Bula [, ten cor Morgado,] foram lá, mal tiveram conhecimento do que tinha acontecido" (...).

Na altura, em Fevereiro de 2007, eu e o Virgínio Briote fizemos a tradução da sinopse do filme (que é falado em em francês), de cerca de 14 minutos (mais exactamente 13' 58''), e incluímos um link para o sítio onde está alojado, o INA: Guerre en Guinée  [ Guerra na Guiné]: Carregar aqui para ver o filme; estamos autorizados pelo INA  a inserir um link do filme mas não a disponibilizá-lo directamente no blogue; o Virgínio pagou, do seu bolso, o direito a télecharger o filme, para uso pessoal...). Já revi este notável documento várias vezes e sempre com a mesma emoção... No sítio do INA, este vídeo tem mais de 37 mil visualizações...





____________________________________________________


Foto à direita: De costas, o Capitão de Cavalaria José Maria Sentieiro, comandante da CCAV 2485, que por impedimento do comandante da CCAV 2487, foi encarregue de dirigir a Op Ostra Amarga. Imagem obtida momentos após a emboscada que custou dois mortos à CCAV 2487. Cópia da imagem do Paris-Match, nº 1071, de 15 de Novembro de 1969 .
____________________________________________________


2. Comentário do Miguel Sentieiro (*)
Caro Luis Graça:
Não sou um camarada da Guiné, mas graças a si consegui decifrar melhor o video que o meu pai (José Sentieiro) me facultou há pouco tempo. Tenho 39 anos e não tinha nem tenho a perfeita noção do que todos vocês passaram na guerra colonial. 
O DVD que vi, facultou-me provavelmente a imagem mais esclarecedora que algum dia vi da guerra. Os grandes planos das caras dos homens após a emboscada e o silêncio entrecortado por gritos de dor, não surgem nas grandes produções americanas sobre a guerra do Vietname que todos estamos habituados a ver. 
As imagens que vi, foram uma espécie de murro no estômago e cimentaram a admiração que nutro por todos aqueles que sentiram o silêncio bem no meio do capim. 





Um abraço, Miguel Sentieiro






Os 2 Gr Comb da CCAV 2487, comandados pelo Cap Cav José Sentieiro sofrean uma emboscada do IN na região de Pecuré, a noroeste de Bula,sofrendo 2 mortos e 1 ferido. (**)


[ Revisão / fixação de texto / bold a cor / título: L.G.]
____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de  8 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2249: Vídeos da guerra (2): Uma das raras cenas de combate, filmadas ao vivo (ORTF, 1969, c. 14 m) (Luís Graça / Virgínio Briote)

Vd. também os postes relacionados:

 8 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2250: Vídeos da guerra (3): Bastidores da Op Ostra Amarga ou Op Paris Match (Bula, 18Out1969) (Virgínio Briote / Luís 

Graça)

15 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2351: Vídeos da Guerra (6): Uma Huître Amèrepara a jornalista francesa Geneviève Chauvel (Virgínio Briote / Luís Graça)

(**) Sobre este Batalhão, BCAV 2868:

Mobilizado pelo RC 7, partiu para a Guiné em 23/2/1969 e regressou a 30/12/1970. Esteve em Bissau e Bula. Era comandado pelo Ten Cor Cav José Machado Alves Morgado. Unidades de quadrícula:  CCAV 2485, 2486 e 2487.

A CCAV 2485 esteve em Cacheu, Bula, Ponta Augusto  de Barros, Bula, Pete e Bula. Era comandado pelo Cap Cav  José Maria de Campos Mendes Sentieiro.

A CCAV 2486 passou por Teixeira Pinto, Bula, Pete e Bula.  Foi comandada pelo Cap Cav João Soares de Sá e Almeida e pelo Alf MIl Inf  JoséManuel Duarte Fernandes.

Por fim, a CCAV 2487  esteve em Cacheu, Bula, Ponta Augusto  de Barros, Bula, Ponta Augusto  de Barros e Bula. Comandantes: Cap Mil Cav  João Caetano de Almeida de Lima Quintela e Cap QEO José António Caiomoto Duarte

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois é a verdadeira guerra não se vê nos filmes(que são uma treta),com excepção de uma cena no filme "platoon" (antes da emboscada) e o desembarque na praia no "soldado ryan" mas não é de admirar porque o realizador destes filmes foi combatente no vietnam.A realidade é demasiado crua e feia.Presto aqui a minha sentida homenagem a todos os mortos e feridos na guerra colonial

c.martins

Luís Graça disse...

Miguel e Giselda: Vejam se "reconhecem" a enfermeira pará-quedista que aparece, em bom plano, no heli que veio fazer a evacuação... dos 2 mortos e 1 ferido... Eu sei que vocês não estavam lá, nessa altura (1969)... Mas a Giselda conhece todas as camaradas enfermeiras pára-quedistas...

E já agora, quem terá sido o piloto do heli ? Aliás, há dois helis, incluindo o que trouxe o Spínola...

Anónimo disse...

Meu Caro Martins

Permita-me que concorde e simultaneamente discorde consigo, sublinhando aqui o impacto e a simbologia que as tais producoes americanas-algumas uma treta, como bem diz-acabam mesmo assim por ter na consolidacao de todo um unanimismo e coesao nacional (dos americanos e claro) a proposito daqueles que um dia tiveram que envergar uma farda..para defender..sei la o que o for...num campo de batalha,algures...

Quanto a motivacao e razao de existencia de muitos desses campos de batalhas e guerras, e o que todos nos sabemos ! Mas enfim !

Tivesse a industria cinematografica portuguesa pujanca semelhante...aos olhos de toda uma nacao, a portuguesa, neste caso...parte da sua juventude despedacada no silencio de uma mata em Africa...teria hoje uma outra reverencia nacional !!!

Para esse fim os "gringos" tiveram a favor a sua industria cinematografica ...pelo menos enquanto a "maka do Vietnam" foi chao que dava uvas !

Mantenhas

Nelson Herbert

Jorge Narciso disse...

Luis

Eu enviei (vou procurar quando) um comentario a proposito desse filme que está publicado no Especialistas da BA12, nele estão identificados os Pilotos, os Mecanicos e a Enfermeira.
Logo que o encontre faço chegar ao blogue
Recebe um Abraço

Jorge Narciso

Anónimo disse...

Jorge: Também vou procurar... Obrigado pela tua atitude proactiva que muito aprecio. LG

Anónimo disse...

Camaradas
Quem esteve em combate e presenciou cenas idênticas, jamais esquecerá os gritos de dor dos seus camaradas feridos, nem o desânimo e a dor pungente provocada pela morte de um Camarada.
Abraço
Luís Borrega

Jorge Narciso disse...

Luis
Já repeti (para o teu endereço) o mail, sobre este filme, que tinha enviado para o blogue em 17.Jul. p.p. confirma se recebeste.
JN

António J. B. Ramalho disse...

Boa noite
Li aqui uma referência às limitações que o arquivo histórico audiovisual francês vos terá colocado a propósito da intenção de aqui publicarem o vídeo da operação "Ostra Amarga".
Bom não sei se a política dos referidos senhores mudou, o que é certo é fui lá, registei-me e saquei o código de incorporação do vídeo sem qualquer problema.
Podem confirmar o que digo aqui:
http://advaloremportugal.blogspot.com/2011/01/guerre-en-guinee-documento-historico.html
Aproveito a oportunidade para felicitar os autores e participantes deste blogue pela excelência do vosso trabalho.

Anónimo disse...

António Ramalho: Uma das regras do nosso blogue é o respeito pelos direitos de autor... Não podemos "postar" directamente os vídeos do INA.fr

Um abraço. Luís Graça

António J. B. Ramalho disse...

Com o devido respeito, não penso que esteja a desrespeitar os direitos de autor:
- o vídeo está perfeitamente identificado em relação à sua autoria e ou propriedade;
- o código de incorporação do vídeo foi obtido após registo, por alguém que se autenticou perante a entidade, e não serve, salvo melhor opinião, para outra coisa que não seja exactamente ser publicado noutros sítios.
Cumprimentos