segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10908: Tabanca Grande (378): José Sousa Pinto, ex-Alf Mil de Transmissões do BCAÇ 3863, Teixeira Pinto, 1971/73

1. Mensagem com data de 3 de Janeiro de 2013 do nosso camarada e novo tertuliano José Sousa Pinto, ex-Alf Mil TRMS (BCAÇ 3863), Teixeira Pinto, 1971/73:

Caros camaradas,
Muitas vezes tenho falado sobre os principais episódios vividos durante o período de Setembro de 1971 a Dezembro de 1973 quer em Bolama no IAO, onde aconteceu um brutal acidente com o nosso Camarada Alferes Rodrigues e mais alguns camaradas do pelotão dele, gravissimamente feridos tendo sido evacuados de imediato para a Metrópole e depois em Teixeira Pinto, onde uma das minhas missões era fazer a ponte entre o BCaç 3863 e o CAOP 1 comandado pelo Sr Coronel Rafael Durão.

Vivi no terreno aquele fatídico dia de futebol (domingo) entre a CCAÇ 16/ Bachile e a CCS em Teixeira Pinto. O Coronel Rafael Durão, quando o informei que um grupo da Companhia 16 se tinha revoltado e vinha a caminho de Teixeira Pinto para libertar os soldados presos por desacatos no final do jogo de futebol, ele avançou sozinho ao encontro dos revoltosos e resolveu “ à maneira dele” a situação e já no regresso da tropa especial do CAOP 1, quando se preparavam para saltar para as viaturas na Ponte Alferes Nunes, aconteceu o terrível desastre com o rebentamento por simpatia, das várias granadas defensivas. Quase ninguém me conseguiu ajudar a recuperar as partes dispersas de alguns corpos desfeitos dos camaradas atingidos. Muitos desmaiavam ao verem o triste cenário macabro.

Gostaria de poder estar presente no próximo encontro do BCAÇ 3863 ou do pessoal do CAOP 1.

Um grande Abraço para todos.
Alferes José Sousa Pinto
Matosinhos


2. Mensagem/resposta enviada no dia 4 ao nosso camarada José Pinto:

Caro camarada José Pinto
Muito obrigado pelo seu contacto, o primeiro ao que suponho. Estou a dar resposta em nome do editor Luís Graça.

Quanto ao seu pedido para estar presente no próximo encontro do BCAÇ 3863, pode contactar o camarada José Romão, ex-Fur Mil da CCAÇ 3461.
[...]
Já agora, ainda em nome do Luís Graça, deixo-lhe o convite para aderir à nossa tertúlia, Tabanca Grande como é conhecido este nosso Blogue de ex-combatentes da Guiné. Basta que nos mande uma foto actual e outra do tempo de combatente, nos diga o seu nome, ex-posto militar, especialidade, unidade em que prestou serviço na Guiné, data de ida e volta, locais por onde andou e tudo o mais que quiser acrescentar para o conhecermos melhor. A jóia a pagar é uma pequena história relacionada com a sua "guerra".

O nosso Blogue destina-se a ser um repositório de memórias, escritas e fotográficas, dos ex-combatentes da Guiné. Do lado esquerdo da nossa página tem tudo o que precisa de saber sobre nós.

Espero as suas notícias.
Receba entretanto um abraço dos editores e a disponibilidade para tirar as dúvidas que se lhe puserem.

O camarada, amigo e vizinho
Carlos Vinhal
(Leça da Palmeira)


3. No dia 5 de Janeiro, recebíamos do nosso novo tertuliano esta mensagem:

Camarada Carlos Vinhal,
Obrigado pelo seu retorno ao meu e.mail enviado ao editor Luís Graça.
Terei muito gosto em fazer uma retrospectiva do meu passado na Guiné de Setembro de 1971 a 24 de Dezembro de 1973 estacionado em Teixeira Pinto.

- Alferes Miliciano de Transmissões integrado no BCAÇ 3863 tendo a responsabilidade das Transmissões do Batalhão e do CAOP 1 comandado pelo então Coronel Pára Rafael Durão.

Para já e para adiantar, vou enviar-vos uma das fotos de que mais me orgulho como Português de que se orgulha, e muito, do seu País, a de Porta- Bandeira de Portugal, na elevação da Vila de Teixeira Pinto a Cidade em 1972, estando presentes na Tribuna de Honra (não se vêem na foto):
- Governador da Província da Guiné - General António de Spínola
- Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas - General Costa Gomes
- Comandante do CAOP 1 / Sector O5 - Coronel Paraquedista Rafael Durão

Teixeira Pinto > Desfile das tropas em parada junto ao aeroporto da  nova Cidade de Teixira Pinto, (hoje Canchungo) - sou o Porta-Bandeira de Portugal.

Vosso camarada
José Sousa Pinto


4. Comentário de CV:

Caro camarada José Sousa Pinto,
Estás formalmente apresentado à tertúlia, és o 596.º elemento da tertúlia.

Analisando as datas em que permaneceste em Teixeira Pinto, cheguei à conclusão de que és contemporâneo de dois dos nossos camaradas que fazem parte desta enorme família. São eles, o ex-Cap Mil Jorge Picado que foi para o CAOP 1 em Abril de 1971 onde permaneceu até 1972, e o ex-Alf Mil António Graça de Abreu que esteve também no CAOP 1, entre Junho de 1972 e Fevereiro de 1973, data em que este Comando foi transferido para Mansoa.

O camarada Graça de Abreu fez um diário em campanha que publicou em livro com o título "Diário da Guiné Lama, Sangue e Água Pura" onde descreve com muito pormenor a sua estadia em Teixeira Pinto Cufar e Mansoa.

O episódio que lembras da revolta do pessoal da CCAÇ 16, em 1 de Fevereiro de 1973, depois do jogo com os camaradas do BCAÇ 3863 e do acidente com o rebentamento de granadas na Ponte Alferes Nunes, vêm descritos nas pág 73 a 75 desse livro.

Informação adicional: Se quiseres aceder aos postes dos camaradas Graça de Abreu e Jorge Picado, clica nos nomes que aparecem de cor diferente.

Antes que me esqueça, como podes verificar a tua foto de porta-bandeira, cumprimento-te pelo porte, não deu para fazer uma foto tipo passe fardado, pelo que te peço que mandes outra onde estejas em plano mais próximo ou uma do cartão, se ainda o tiveres.

Julgo que ficou dito o essencial, esperamos a tua colaboração porque os camaradas mais antigos do blogue esgotaram já as suas memórias e estamos por isso precisados de gente a escrever de novo. Envia também as tuas fotos, sempre acompanhadas das respectivas legendas.

Recebe então um abraço dos teus novos amigos deste Blogue.

Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 31 DE DEZEMBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10886: Tabanca Grande (377): José Lino Padrão de Oliveira, ex-Fur Mil Amanuense da CCS/BCAÇ 4612/74 (Guiné, 1974)

10 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo Sousa Pinto

Chega, assim, mais um reforço para as transmissões.

Abraço













antonio graça de abreu disse...

Meu caro Pinto

Estivemos juntos em Teixeira Pinto até Fevereiro de 1973 quando o CAOP 1,( e não CAOP 5) a que pertencia
foi transferido para Mansoa, com o coronel Durão, mais a 38ª. de Comandos.
Como diz o Carlos Vinhal, falo e descrevo no meu Diário da Guiné o estúpido e trágico acidente com os dilagramas
que levaram três dos homens da 38ª.
Posso enviar-te o livrinho, está lá Teixeira Pinto toda, mais o nosso B. Cac. 3863, a que também pertenci, na formação, no R 1, na Amadora. Depois o mundo deu muitas voltas e acabei por ir parar ao CAOP 1, a Teixeira Pinto. Meu mail é
abreuchina@netcabo.pt. Dá notícias.

Abraço,

António Graça de Abreu

elsa disse...

caros camaradas
ja á algum tempo que consulto este blogue mas ao ler este artigo faço questão de me identificar
pertenci aõ bcaç 3863comp 3460 estive em bolama a fazer o iao e depois fui para o cacheu Assisti ao acidente do alf. Rodrigues visto ser do meu grupo pois e com estas tristes lembranças mas tambem com alegria que relembra-mos os bons tempos de camaradagem Um abraço mail camilosantos50@sapo.pt

Anónimo disse...

Caro Sousa Pinto

Ainda que por pouco tempo, fomos contemporâneos em Teixeira Pinto, onde chegaram, se é que vieram todos juntos (Cmd, CCS, CCaç 3461 e CCaç 3459), já que a CCaç 3460 deve ter ido directamente para o Cacheu, em 24OUT71. Porém no meu curto apontamento apenas consta "20H30M chegada 1CCaç(BCaç 3863) que foi para o Bachile".
Tenho muito poucas lembranças desta última parte da minha comissão (acabei a comissão em 09FEV72) que conclui no CAOP 1 como adjunto do Maj de Inf/ACAP.
Sê bem vindo e conta as tuas recordações.
Abraço
JPicado

Luís Graça disse...

Sousa Pinto, sê bem vindo a esta "grande família"... Espero um dia destes poder abraçar-te e conhecer-te pessoalmente. Um bom ano para ti e família. Luis Graça

vasco santos disse...

Caro Sousa Pinto(Engº.) nao fomos colegas na Guine, embora eu tenha la estado desde 1971 a 1973, no entanto, estivemos juntos em varias deslocaçoes(feiras texteis),
Ponte da Pedra, Narfil, etc.

Bemvindo ao Clube, caro Amigo, pois ja ha muito que nada sabia a teu respeito.

abraço,

Vasco santos

Anónimo disse...


Caro Sousa Pinto,
Sejas bem vindo à nossa Tabanca.
A CCaç 3459 foi substituir a minha companhia, a CCaç 3327, nos Destacamentos de Teixeira Pinto. Quando isso aconteceu já ali não estava. Tinha saído uns dias antes para Bissau e Bolama para frequentar o EUA.
Cumprimentos,
José Câmara

Carlos Vinhal disse...

Foi referido por engano CAOP 5 quando se queria dizer CAOP 1 - Sector 05. Está já rectificado.
Carlos Vinhal
Co-editor

Mário Bravo disse...

Camarada e Amigo Sousa Pinto.Bem vindo a esta enorme Tabanca. Para conhecimento de todos, sou contemporaneo do ex- Alferes Sousa Pinto em Teixeira Pinto. Também me lembro do Cap Picado e doutros. Mais um Tabanqueiro, para se juntar ao Convivio anual do Batalhão 3863. Boa.

alberto gracio disse...

Boa noite a todos.Chamo-me Alberto Grácio e fui Alferes em Teixeira Pinto no BCAÇ 4615/73- CCS, curiosamente o batalhão que foi render o BCAÇ 3863, do qual pertence o camarada José de Sousa Pinto.É muito natural que nos tivesse-mos cruzado, pois o dito 3863 ainda permaneceu connosco cerca de duas ou três semanas.Vivo em Paredes.Também fazia parte do mesmo o Alferes Vítor da Silva Moreira, meu conterrâneo.Um abraço