domingo, 3 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12243: Parabéns a você (647): Ten-General António Martins de Matos, ex-Tenente Pilav da BA 12 (Guiné, 1972/74)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de Novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12230: Parabéns a você (646): José Carlos Gabriel, ex-1.º Cabo Op Cripto do BCAÇ 4513 (Guiné, 1973/74)

23 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Fortíssimo abraço de parabéns, e que contes ainda mais umas dezenas de anos com alegria e saúde. Se todos temos de partir, que a passagem pela guerra nos acrescente mais uns aninhos.Bem merecemos.

Parabéns,

António Graça de Abreu

Juvenal Amado disse...

Meu caro amigo faço votos para que passes este dia com boa disposição e melhor companhia e que este se repita por muitos anos com saúde.

Muitos parabéns e um grande abraço

António Pimentel disse...

Muitos parabéns!

Muitos anos de vida com saúde.

Um forte abraço.

António Pimentel

José Carlos Gabriel disse...

Parabéns por mais um aniversário.
Que seja passado com saúde e junto dos que te são mais queridos.
Um abraço.

José Carlos Gabriel

Luís Graça disse...

1. Camarada e amigo, camarigo Martins de Matos:

Recordo a primeira mensagem que me mandaste e que eu publiquei no blogue a 14/1/2009 [Poste P3737, uma capicua!), data essa que representa a tua entrada (formal) para a nossa Tabanca Grande.

(...) "Amigo Luis Graça (permite-me tratar-te por amigo, já que, não te conhecendo, ambos andámos por terras da Guiné)

"Após a leitura do livro A retirada de Guileje, junto te envio um pequeno texto que me senti na obrigação de escrever.
Dispõe dele como melhor te aprouver. Saudações amigas. António Martins de Matos"...

E em respondi-te nestes termos, em comentário final, ao teu 1º poste:

(...() "Não é todos os dias que recebo, na caixa de correio, um texto como o teu: claro, conciso, preciso, assertivo, elegante... e ao mesmo tempo politicamente incorrecto, incómodo, lúcido, desassombrado, sofrido, solidário...

"É um privilégio para mim dar-te, em meu nome e dos meus co-editores, as boas vindas à nossa tertúlia ou Tabanca Grande, enfim, ao nosso blogue, que é teu, é meu, é de todos nós... O nosso maior denominador comum é a Guiné (1963/74)... O resto é periférico. " (...)

Por que há muitos "periquitos" que não te conhecem, é bom que se recorde aqui que tu és o único oficial general (na reserva ou na reforma) a integrar esta tertúlia (bloguística) de antigos combatentes da Guiné.

Ès, sempre foste e serás um homem frontal, como de resto se percebeu logo com o teu primeiro texto publicado em 14/1/2009. O que nunca te impediu de "acamaradar" (no melhor e mais nobre sentido da palavra castrense "camarada") com o resto das "nossas tropas". Nunca puxaste (nem precisaste de puxar) dos galões, e sempre quisestes ser tratado como um simples "tenente pilav" que voou e combateu, nos anos mais dramáticos da FAP (1972/74), sob os céus da Guiné. O mesmo do nosso amigo e camarada Miguel Pessoa

Sei que também não achas (ou não achavas) grande pilhéria a esta série dos "Parabéns a você"...Um dia descobrimos a tua data de nascimento e quisemos fazer-te uma pequena surpresa... em 3/11/2010 [Poste P7215]


http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/11/guine-6374-p7215-parabens-voce-167.html

Confesso que nunca mais conseguimos confeccionar-te um "bolo de aniversário" como o desse ano... Por razão simples: o nosso talentoso "pasteleiro" (que era o Miguel...) não tinha mãos a medir, e pedi escusa do cargo... Mas, como vês, o Carlos Vinhal (e todos nós) continua a lembrar-te, a ti e á Tabanca Grande, que estás vivo e que fazes a nos a 3/11. E isso alegra-nos...

Permite que reproduza aqui as palavras de agradecimento que entendeste publciar a seguir, em comentário desse dia 3/11/2010:

"Caros amigos

"Confesso desde já que não achava grande piada a esta série de 'Parabéns a Você', demasiado ...para o meu gosto.

"E até tinha a data do aniversário envolta naquela bruma de tempo seco, a ver se passava despercebida. Mas como disse um grande matemático mundial, nascido ali para os lados do Alentejo, 'se não receio o erro é porque estou disposto a corrigi-lo', também eu tenho que dar a mão à palmatória, deu-me um enorme prazer receber as vossas palavras, símbolo de uma amizade construída à volta do tema 'Guiné' de lindas terras por onde andámos, rimos, chorámos, e meninos que nós éramos...envelhecemos.

"Uma palavra muito especial de apreço para os meus amigos Miguel e Giselda, obrigado pelas vossas palavras introdutórias e bonecos a condizer, é verdade que somos amigos há muito tempo, para aí desde o tempo do Vasco da Gama (o da India, que o de Buarcos, sendo igualmente um bom amigo, é bem mais recente).

"E já agora, se me querem dar uma prenda, não me chamem de General, para todos vós sou e serei sempre o Tenente que andava lá por cima.

"Um abraço para todos os Tertulianos. António Martins de Matos. 3/11/2010".

(continua)

Anónimo disse...

Um Abraço de PARABÉNS!


Muita Saúde! Muita Paz! Muita Alegria!


J.Cabral

Luís Graça disse...

(Continuação)

2. António, o blogue já vai a caminho de 10 anos de existência... São cinco comissões!... Vamos caminhando juntos e eu espero, no mínimo, reencontrar-te, num belo dias destes, em Monte Real, como temos feito todos os anos, por ocasião do nosso convívio anual.

Até lá, se não for antes, só espero que tenhas hoje um belo domingo natalício com o melhor que a vida te pode dar, que são o amor e a amizade da tua famólía e dos amigos e camaradas que te querem bem.

Sei que continuarás a honrar-nos e a alegrar-nos com a tua presença "camariga" sob o poilão da Tabanca Grande e a deliciar-nos com as tuas memórias de "tenente pilav" (e nunca pilantra!), escritas sempre com talento, elegância e rigor, mas também com humor e ironia q.b., como se quer numa tertúlia bloguística como a nossa, de gente que sabe dar valor ao "sangue, suor e lágrimas", mas que também sabe rir-se das pequenas misérias e grandezas da sua condição humana (e castrense)...

E a propósito, com mais de 50 referências (ou marcadores) no blogue, acho que já tens "matéria-prima" para confeccionar, tu próprio, o teu livro de memórias da Guiné... Que me dizes ? Tu não terás falta de prefaciadores à altura dos dos teus 6 mil pés, mas se precisares dos meus humildes préstimos de infante, dispõe, que eu prometo esmerar-me.

Um Alfa Bravo com afeto. Luís Graça

José Botelho Colaço disse...

Parabéns e felicidades pela vida que te espera.

José Marcelino Martins disse...

Num dia soalheiro e sem problemas para "grandes voos", aqui vão votos de um Próspero Novo Ano.

Henrique Cerqueira disse...

António Martins
Parabéns e que este dia se repita por Bons Anos.
Henrique Cerqueira

Agostinho Gaspar disse...

Parabéns que este dia seja festejado por muitos anos, um abraço

Agostinho

Hélder Valério disse...

Caro amigo AMMatos

Com que então a fazer anos!!!!
Pois bem, sendo assim, aqui ficam também os meus parabéns e os votos de felicidades com que costumo presentear os aniversariantes, já que não há mais nada para dar...
Mas quero também apelar para a continuação da boa disposição e da grande capacidade, já largamente demonstrada, para a manutenção do contacto e da convivência com este grupo, heterogéneo, resistente, complexo e cada vez menor.

Um grande (só pode ser, claro!) abraço, amigo António M. Matos.

Hélder S.

Arménio Estorninho disse...

Caro Amigo António M. de Matos, Feliz Aniversário Natalício.
Que seja um dia repleto de felicidade, comemorado em confraternização com aqueles que mais prezas.

A pátria é uma palavra mágica que pode converter cada homem num soldado e cada mulher numa mártir; que faz chorar as crianças com desespero de não serem ainda homens, e faz chorar os velhos, porque não podem já manejar uma espingarda.

Com Um Abraço de Parabéns
Arménio Estorninho

admor disse...

Caro Camarada António M. Matos,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

Torcato Mendonca disse...

O meu abraço de Parabéns

Longa vida com Saúde e Alegria

Um abraço,T.

Manuel Reis disse...


Caro amigo António Matos.

Mais um abraço de parabéns.

Cá aguardamos os 109 anos.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Caro camarada e "camarigo", como diz João de Deus no seu belissimo poema:

"Com que então caiu na asneira
De fazer desta maneira
Mais um ano (mas que tolo!)
Ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!"...

Parabéns e muitas felicidades
Hilário Peixeiro. Guiné 68/70

Anónimo disse...

Parabéns.
Bernardo

zeca disse...

Muitos parabens!!!! muita saude.

Anónimo disse...

Caríssimo

Desejo-lhe uma vida longa, com muita saúde e alegria.

Abraço fraterno

Felismina mealha

António Martins Matos disse...

Caros Amigos

Muito obrigado pelas vossas palavras.
Como já disse anteriormente:
É BOM TER ESTES AMIGOS.

Abraços
AMM

Anónimo disse...

Por norma os generais devem ter a última palavra. Mas há ocasiões que não nos é possível satisfazer.
Ainda etou longe do fim do dia, passado que foi a tartar de assuntos comunitários.
Daí o meu pedido de desculpa por ter chegado à...iria dizer formatura.
Parabéns, longa vida, muita saúde.
Com o devido respeito, um abraço.
José Câmara

Carlos Pinheiro disse...

Com algum atrazo, não quero deixar de apresentar os meus parabens ao camarigo António Matos pelo seu aniversário. Muita saude e muitas felicidades.
Carlos Pinheiro