Guiné > região de Quínara > Mapa de Fulacunda (1955) / Escala 1/50 mil > Posição relativa de Fulacunda, Lagoa Bionrá, Farema Beafada, Farema Balanta, Gambachicha, Gansambo, Gambana, Ganjauará e Gampará... Sítios (tirando Fulacunda) por onde andou a 38ª CCmds, em setembro de 1972. E com ela os nossos amigos e camaradas Amílcar Mendes e Luís Fernando Mendes.
Esta margem esquerda do Rio Corubal, com pelo menos duas lagoas de água doce (Bionrá e, maia a sul, Bedasse), e rica em bolanhas, para além dos seus extensos palmerais e das suas manchas de floresta-galeria, era uma zona ideal para a guerrilha... Numerosa balantas e beafadas ali viviam e trabalhavam com uma relativa tranquilidade... Em condições normais, as NT só lá chegavam helitransportadas. De Gampará até à Lagoa de Bionrá deveriam ser mais de 20 km em linha recta...
Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)
38ª CCmds - História da Unidade > Cap II, página 9 > Registo da atividade operacional, em 12, 13, 16 e 18 do mês de Setembro de 1972, com destaque para o dia 13, Acção "Águia Errante"
Foto: © Amilcar Mende (2007). Todos os direitos reservados.
1. Mais alguns elementos informativos para a pequena história das NT na península de Gampará:
12/9/72 - Patrulhamento das matas circundantes do aquartelamento de Gampará, com emboscada nocturna. Efetivos: 1 Gr Comb da 38ª CCmds. Sem contacto.
13/9/1972 - Acção "Águia Errante". Missão: patrulhamento, emboscada e golpes de mão imediatos na região de Bionrá. Destruir instalações e meios de vida. Criar clima de instabilidade. Capturar ou aniquilar os elementos IN que se revelarem. Recuperar a população.
Efetivos: 3 Gr Comb da 38ª CCMds, atuando isoladamente. Plano de ação: os 3 Gr Com foram helitransportados até a norte da região de Faremá Beafada. Apoio de DO27 armada, assim como helicanhão, estacionados em Bissau. Heli para evacução, em alerta no solo, em Gampará. Apoio de artilharia (29º Pel Art, em Gampará). Duração: 12 horas.
Resultados: Pelo menos 2 mortos e vários feridos, a avaliar pelos rastos de sangue no solo. Captura, entre outro material, de 1 Met Lig Degtyarev, e de 1 Esp Semi-automática Simonov.
16 e 18/9/72 - Parulhanmentos ofensivos com emboscada noturna nas regiões de Gambachicha, Gansambo e Gambana, a sul e sudoeste de Gampará.
_____________
Nota do editor:
Último poste da série > 4 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12247: Memória dos lugares (248): Em Gampará, sítio desolador, o dia mais feliz era quando chegava a LDG com as 'meninas' de Bissau... (Amílcar Mendes, ex-1º cabo comando, 38ª CCmds, 1972/74)
Sem comentários:
Enviar um comentário