segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20532: In Memoriam (361): Fernando Alberto Silva Franco (1951-2020), ex-1.º Cabo Caixeiro do PINT 9288 (Guiné, 1973/74)

IN MEMORIAM


Fernando Alberto Silva Franco (1951-2020)

1. Ontem cerca da meia-noite, chegava às nossas caixas de correio a notícia há algum tempo esperada mas que não queríamos receber, enviada pelo Hélder Sousa:

Caros amigos 
Desta vez cabe-me cumprir o dever de informar do falecimento do Fernando Franco, homem do Blogue, participante no 1.º Encontro. 

Estava mal, a piorar desde há algum tempo e acabou por falecer no IPO em Lisboa. 
A notícia foi-me dada por um amigo comum o António Fernandes Costa (o "Tony" como eu lhe chamo desde que foi meu instruendo em Abril/Maio de 1970 no RTm no Porto e incorporando o Agrupamento de Transmissões mais tarde em Bissau).

O velório será amanhã, dia 6 de Janeiro a partir das 16:00 na Igreja de Benfica com funeral dia 7 de Janeiro com celebração às 13:30 na referida Igreja e saída do corpo para os Olivais às 14:00. 

Uma tristeza.
Hélder Sousa


2. Comentário do editor CV:

Vou ter saudades daquela voz cava a saudar: Olá, companheiro...

Desde que nos conhecemos na Ameira mantivemos um contacto permanente, à distância "vi" crescer a sua neta Mafalda (a Mafaldinha) e soube do nascimento dos seus dois netos, quase seguidos, e mais tarde de mais outro neto.

Ia-me dando conta das suas maleitas, as próprias da nossa idade, até que um dia me deu a trágica notícia de que padecia de uma doença terminal, com prazo de vida muito curto, estupidamente, digo eu, prognosticado cruamente por um dos médicos que o assistiu.

Encarou com alguma serenidade, pareceu-me à distância, a doença que o vitimava, mantendo a esperança de conseguir viver mais anos dos que lhe havia sido indicado.

Falei com ele a última vez no dia 31 de Dezembro passado e achei-o muito debilitado, mas longe de pensar que o seu fim estaria tão próximo.

Para a Guida, sua esposa; filhos; netos; irmão e demais familiares, deixo em meu nome pessoal as mais sentidas condolências, na certeza de que comigo estão os editores e a tertúlia do nosso Blogue, e em especial os camaradas que o conheceram pessoalmente.


3. Lembramos que o seu Corpo estará em Câmara Ardente hoje a partir das 16h00, na Igreja de Benfica e que o seu funeral será amanhã, dia 7, pelas 14h00, antecedido por Missa de Corpo Presente pelas 13h30.


4. Em preito de homenagem ficam aqui algumas fotos de Fernando Franco que seleccionamos:


Bissau, 1973

Bissau, 1973

Ameira, 2006 > I Encontro da Tertúlia > Fernando Franco e a sua inconfundível barba

Ortigosa, 2008 > Fernando Franco; David Guimarães e Carlos Marques Santos (também falecido recentemente)

Ameira 2006 > O Encontro dos Encontros > Fernando Franco escuta com a maior atenção o nosso baladeiro/fadista, grande camarada e amigo, Vacas de Carvalho.

Ortigosa, 2009 > Fernando Franco com o seu antigo Comandante, o ex-Alf Mil João Lourenço. De pé o camarada António Santos

Ameira, 2006 > António Baia, ex-1.º Cabo Aux. Enfermeiro e Fernando Franco, ambos militares do PINT 9288

Lisboa, 10 de Junho de 2007 > Os camaradas Vacas de Carvalho, Fernando Franco e Hugo Moura Ferreira

Lisboa, 2008 > Minitertúlia do PINT 9288 > António Baia e Fernando Franco ladeados por dois camaradas de Pelotão

Ortigosa, 2009 > Fernando Franco com a sua Guida, com quem se fazia acompanhar sempre que participava nos Encontros Nacionais da Tertúlia.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20520: In Memoriam (360): Carlos Marques dos Santos (1943-2019): "O meu pai chegou, no último dia do ano, à sua última morada, onde agora descansa... Que 2020 me dê a coragem de aprender a viver sem ele...O vosso camarada faria hoje, 5ª feira, 77 anos... Ergam uma taça por ele!" (Inês Santos)

7 comentários:

Anónimo disse...

Morreu o Fernando Franco, e é também um pouco de nós que vai com ele.

V Briote

José Marcelino Martins disse...

Sem palavras ...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Para a fmília, esposa, filhos e netos, o meu profundo pesar. Conheci o Fernano da Ameira, em 14/10/2006... E a última vez que estivemos juntos foi na Tabanca da Linha, em 2019, se não erro... A vida é curta para os camaradas da Guiné... Luís Graça,

Anónimo disse...

A morte do Franco é a morte d eum esteio da Tabanca. Esteve na Ameira que de fato foi o encontro dos encontros! Era amigo de todos e acredito que quem o conhecia era amigo dela... Partiu mais um e há luto na Tabanca. Paz à sua alma

Armando Faria, Furriel da C.CAÇ.4740 disse...

Camarada e Amigo um até sempre, que o Bom Deus e Senhor, em quem punhas toda a confiança, te receba em Sua Santa morada. À família vão as nossa sentidas condolências em nome da C.Caç. 4740. Tinha falado com ele no dia 25/12/2019.

Anónimo disse...

Em tão poucos dias, mais um camarada que nos deixa.

É esta a nossa sina, vamos "andando", umas vezes mais lentamente, outras mais rápido, até ao "extermínio" total.
As minhas condolências a toda a sua família.

JPicado

José Botelho Colaço disse...

Sentidos pêsames á familia enlutada, conheci o Fernando nos convívios da tabanca da linha era um óptimo dialogante, mas com quela presença e disposição longe de mim falar em doenças, mas a vida não é mais que: uma passagem pelo tempo.