terça-feira, 15 de novembro de 2022

Guiné 61/74 - P23786: Os nossos seres, saberes e lazeres (539): Pêro Alvito e Pedro Alvito, ou, Pêro Alvito é Pedro Alvito? (José Martins)

1. Mensagem do nosso camarada José Martins (ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), e nosso colaborador permanente, com data de 13 de Novembro de 2022:

Com um abraço, e como "prova de vida", junto um texto que, se acharem oportuno e merecedor de publicação.

Abraço e bom Domingo.
Zé Martins


____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23778: Os nossos seres, saberes e lazeres (538): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (76): Do Luso para o Bussaco (Mário Beja Santos)

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Caro Zé Martins, que grande trabalheira.
Mas, isto de se descobrir o fio à meada dos nomes das pessoas tem que se lhe diga.
Grosso modo, os apelidos a seguir aos nomes são de origem toponímica. p.ex. Até chegar ao primeiro "Ferreira" que apareceu, e para o distinguir o nome Pêro doutros Pêros, este que trabalhava o ferro passou a Pêro ferreiro (latim ferrarïu) que deu o nome ao local de Ferreira terra do ferreiro, e a toda a gente que lá foi nascendo e depois foi saindo para outras paragens com o Ferreiro às costas ou nascido em Ferreira.
Os apelidos como este exemplo proliferaram, por isso a grande maioria dos apelidos são de origem toponímica.
O apelido Alvito, por haver várias localidades com este nome, poderá ter origem em Olivetto terra de oliveiras, a antigas Quinta do Alvito (romana Villa Alviti) ou Alvith príncipe guerreiro germânico latinizado Alvitus.
O meu Silva é nitidamente de origem toponímica de uma selva e quem de lá saiu foram os Silvas que se espalharam por todo o mundo, sendo o mais conhecido um tal Valdemar da Silva que esteve na guerra da Guiné e ficou conhecido na 5ª.Repe, erradamente, o que levou um tiro no cu*.

E temos os patronímicos como o caso do Martins ser filho do Martim, que um tal José Martins ficou conhecido por ter estado na guerra da Guiné, na tabanca de Canjadude a única em toda a Guiné que tinha rochedos e gatos pretos junto do Quartel.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

*ter sido operado a um frúnculo numa nádega

Valdemar Silva disse...

Até me esqueci de agradecer ao Zé Martins toda a trabalheira que teve na pesquisa para fazer este poste.
Eu gosto muito deste tema da origem dos apelidos ou sobrenomes das pessoas, assim como o origem dos topónimos de localidades, das suas ruas e travessas.

Sobre este assunto costume consultar a interessante Toponímia Galego, Portuguesa e Brasileira, no capítulo Nomes, Sobrenomes, Apelidos de Origem Toponímica, de autoria José Cunha-Oliveira.
O autor é de opinião que os portugueses nos EUA utilizem Da Silva e De Sousa e acha bem por ser a origem ancestral do seu sobrenome, assim como os espanhóis usam de, del e de la, os franceses de, du, e de la, os belgas flamengos e holandeses van, van der, van de, os italianos da, de e di e os alemães van e von.

É uma pena haver explicações da origem dos topónimos e dos apelidos/sobrenomes das pessoas que são um perfeito disparate, quer por origens lendárias ou por origem popular.

Valdemar Quiroz