terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Guiné 61/74 - P23851: Agenda cultural (821): Diogo Picão, na Lourinhã, sua terra natal, sábado, 10 de dezembro de 2022, às 21h30, para o lançamento do seu segundo álbum, "Palavras Caras"



Capa do segundo álbum de Diogo Picão, "Palavras Caras" 


Diogo Picão, na Lourinhã, Auditório da AMAL sábado, dia 10 de dezembro,
as 21h30, com Diogo Picão (voz e saxofone), Olmo Marín (guitarra de 7 cordas), Carlos Garcia (piano) e Juninho Ibituruna (Percussão). Espectáculo integrado nas festas Lourinhã Natal (de 26 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023).  Bilhetes à venda no Posto de Turismo da Lourinhã (de segunda a sexta, exceto feriados, telef.  
261 410 127). Cinco paus, cinco aéreos, o preço de um maço de cigarros... Música e poesia que apontam, certeiras, ao coração da gente em plena época natalícia...



Diogo Picão:

(i) é músico, compositor e letrista;

(ii) faz canções para se libertar das insónias e sonhar com mundos melhores;

(iii) cresceu músico, estudou saxofone, virou cantautor e espera envelhecer como poeta e boémio;

(iv) nascido em 1988 na Lourinhã, começou a estudar saxofone na Escola de Jazz de Torres Vedras;

(v) é licenciado em Música pela ESMAE / IPP (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo / Instituto Politécnico do Porto), e pós-graduado em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa;

(vi) já tocou com a Big Band do Oeste, Big Band da ESMAE, Tchakare Kanyembe, Jungle Jazz Orchestra, Diabolando, Carlos Barretto In Loko Band, Tony Madeira y los Impressionantes e Histórias de Monstros e Outros Bichos;

(vii) é co-criador, com Olmo Marín, do duo Sambacalao e integra ainda a Orquestra Latinidade, João Berhan, Jon Luz & Baile Criolo e espectáculo Pantera (Cia. Clara Andermatt);

(viii) Cidade Saloia (2018) é o  seu álbum de estreia, composto por doze canções da sua autoria, e conta com exímios músicos da cosmopolita Lisboa.

Tendo-se apresentado por Portugal e Brasil, lança agora o seu segundo álbum, Palavras Caras, com a participação de uma vintena de convidados,  incluindo Luca Argel, Salvador Sobral e Mônica Salmaso. 

Desse álbum,  ouça-se aqui o belíssimo tema Vendedor de Fruta (4' 22'') . (O autor inspira-se, mais uma vez, na popular  figura do avô materno Bonifácio  da Silva, do Seixal, que tinha uma banca de frutas e legumes no antigo mercado municipal da Lourinhã, uma figura muito popular que eu, de resto,  recordo com  saudade.) (LG)

Depois do grande êxito que foi o seu último espetáculo em Lisboa, no Maria Matos, no passado dia 30 de novembro, estamos ansiosos por vê-lo, ao vivo e a cores, na sua terra natal, Lourinhã, dia 10 de dezembro, na AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense.

A Tabanca Grande e a Tabanca do Atira-te ao Mar (... e Não Tenhas Medo), Porto das Barcas / Atalaia / Lourinhã, apoiam o nosso Diogo Picão.

___________

Nota do editor:

Último poste da série > 16 de novembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23788: Agenda cultural (820): Livro: “Do Inverno à Primavera”, obra do camarada José Alberto Neves, Nova Lamego (Gabu). (José Saúde)

Sem comentários: