quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Guiné 61/74 - P24069: Blogues da nossa blogosfera (178): Pel Caç Nat 60 (São Domingos, Ingoré e Susana, 1968/74), blogue criado por Manuel Seleiro, ex-1º cabo caçador, DFA, natural de Serpa - Parte II: O fornilho que podia ter acabado em tragédia...



Guiné > Região de Cacheu > S.Domingos > 1969 > Equipa de minas e rmadilhas; CCAV Conpanhia 2539 (1969/71) e Pel Caç Nat 60 (1968/74). A pousar para a fotografia. Num dos raros momentos de descontração. Na foto estão alguns dos elementos do Pel Caç Nat 60,  dois elementos do Pel Daimler e, em primeiro plano,  o alf mil Paiva,  da CCAV 2539, mais o 1º cabo Seleiro (caçador), do Pel Caç Nat 60.


Guiné > Região de Cacheu > S. Domingos > 1969 >  CCAV  2539 e Pel Caç Nat 60 > Explosão controlada pela equipa de minas e armadilhas.


Guiné > Região de Cacheu > Ingoré > 1968 > Pel Caç Nat 60 > 3ª secção > Ao centro, na 2ª fila, o 1º cabo Seleiro (que foi ferido gravemente, em 13 de Março de 1970, juntamente com o alf mil  Hugo Guerra, quando tentavam levantar uma mina: um das muitas histórias de antologia que temos publicado no nosso blogue: ambos ficaram DFA)

Fotos (e legendas): © Manuel Seleiro (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mais um poste do blogue Pel Caç Nat 60, Guiné, 68/74, que é editado pelo ex-1º cabo caçador Manuel Seleiro, DFA, natural de Serpa, a viver em Cascais (e a quem já convidámos para integrar a Tabanca Grande)... Reprodução com a devida vénia (*):

8 de outubro de 2010 > Pel Caç Nat 60 Guiné - 68/74 - P84: Podia resultar em (tragédia...)

Podia ter resultado em tragédia a montagem de um fornilho  no início da picada S. Domingos / Senegal. Foram necessárias três longas horas.

O fornilho tinha 5 metros de cumprimento, as cargas estavam com intervalos de dois metros . Ocupavam os dois lados da picada . O total de explosivos: 20 cargas de 500 gramas de TNT, duas granadas para armadilhas …

Foi aberto um buraco na picada de um lado e do outro com as seguintes dimensões: 40 por 20, as granadas,foram colocadas na horizontal e encaixadas nas paredes do buraco, onde foi introduzida uma pequena ripa de madeira, que estava colocada nas duas argolas das granadas 

O mais difícil ía começar agora… Era retirar as cavilhas de segurança ! A seguir era só fazer a camuflagem do local do fornilho. E depois levantar a segurança do pessoal .

Já com todo o mundo à distância, era o momento de eu retirar… E fazer uma última inspeção ao local do fornilho...  E depois retirar . 

No momento em que dei o primeiro passo fiquei sem pinga de sangue… Tinha colocado o pé em cima do fornilho onde estavam as duas granadas, foram momentos dramáticos…

Todo o pessoal olhava para mim ! Já se deram conta de que o fornilho não tinha sido acionado ?!

Depois foi tudo uma questão de tempo, e tirar o pé de dentro do buraco .

PS - Ah! Já me esquecia, foram utilizados 20 detonadores e vários metros de cordão detonante.

1.º Cabo Manuel Seleiro (Caçador), DFA
Pel Caç Nat 60, Guiné 68/70

[Revisão / Fixação de texto: LG ]
 ___________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 15 de fevereiro de 2023 > Guiné 61/74 - P24067: Blogues da nossa blogosfera (177): Pel Caç Nat 60 (São Domingos, Ingoré e Susana, 1968/74), blogue criado por Manuel Seleiro, ex-1º cabo caçador, DFA, natural de Serpa - Parte I: Histórias de minas que marcaram corpos e almas...

6 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Estou chocado: acabo de falar ao telemóvel com o Manuel Seleiro e só agora é que soube que ele é invisual, perdeu as duas vistas e as duas mãos no acidente já referido, em 1970, ao desactivar uma mina A/P, o mesmo em que foi ferido o Hugo Guerra. Tem uma prótese com dois dedos que lhe permitem utilizar a mão para as funções do dia...

Com ela edita o seu blogue (Pel Caç Nat 60C) e a sua página de divulgação do Cante Alentejano... É "leitor" regular do nosso blogue, ou melhor, acompanha o nosso blogue por voz...

Aceitou de bom grado integrar a nossa Tabanca Grande!

José Botelho Colaço disse...

Nem dá para comentar, só a juventude que não previa azares se sujeitava a tal trabalho. Abraço amigo.

Valdemar Silva disse...

Comovente, foi o que deu a merda da guerra na Guiné.

Grande Manuel Seleiro, força com a vida.

Abraço
Valdemar Queiroz

Hélder Valério disse...

Sabemos que "essas coisas" com as minas aconteciam, aconteceram.
Alguns sofreram na pele diretamente.
Vários deles até estão, ou frequentam, este espaço.
Mas, tomar assim conhecimento deste modo, é duro.

Hélder Sousa

Eduardo Estrela disse...

Um menino que aos 21 anos fica invisual e sem mãos
Puta que pariu a guerra!!!!!
Todas as guerras.
Abraço fraterno Manuel Delito
Eduardo Estrela

Eduardo Estrela disse...

Manuel Seleiro!!