quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24624: Efemérides (407): Rescaldo da homenagem aos Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar naturais da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, Concelho de Resende, levada a efeito no passado dia 2 de Setembro de 2023 (Fátima Soledade / Fátima Silva)

São Cristóvão. Vista panorâmica


HOMENAGEM AOS ANTIGOS COMBATENTES DA GUERRA DO ULTRAMAR NATURAIS DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE FELGUEIRAS E FEIRÃO, CONCELHO DE RESENDE

No dia 2 de setembro de 2023, os combatentes naturais da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão do concelho de Resende e todos os seus amigos e familiares e demais pessoas conseguiram vivenciar um momento ímpar na valorização da coragem dos Homens que cumpriram missão no Ultramar.

O local que foi eleito para a cerimónia é irrepreensível. Nele o Céu, a Lua, as estrelas e demais elementos da Natureza se combinam e partilham as melhores confidencias que por vezes se fazem ouvir aqueles que o visitam e se deixam baloiçar pela beleza que o rodeia. Num só dia, o São Cristóvão pôde oferecer ao ser humano as quatro estações do ano e foi isso que aconteceu no dia em que os combatentes naturais dessas freguesias foram homenageados. Era por este local que os Combatentes passavam, a pé, quando se dirigiam para o Regimento de Infantaria 14, em Viseu ou para o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), atual Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), em Lamego.

O segundo momento da homenagem decorreu no recinto da Capela de S. Cristóvão e teve início às 15h00, com a celebração de uma missa em que se homenagearam os dois Combatentes de Feirão: Augusto Pereira Dias, soldado aplicador de metralhadora, que cumpriu comissão em Angola, integrando a Companhia de Caçadores 773 do Batalhão de Caçadores 774, tendo sido ferido em Combate e falecendo no dia 4 de agosto 1967, no Hospital Militar em Lisboa, após ter sido evacuado e Armando Pereira Coelho, 1.º Cabo Mecânico Auto que cumpriu comissão em Angola, integrando a Companhia de Caçadores 1311 do Batalhão de Caçadores 2855, falecendo no dia 25 de outubro de acidente e todos os restantes que ainda se encontram vivos e os que já faleceram durante a visa civil.

Também foram lidos pelos netos os testemunhos reais recolhidos, em vida, de dois combatentes: Albino Rodrigues Rocha, que cumpriu comissão de 1973- 1974 ,em Moçambique, pertencendo à CCS do Batalhão de Cavalaria 8421, tendo sido evacuado para a metrópole, após ter sido gravemente ferido e Manuel Fernando de Almeida Matos, 1.º Cabo, cumpriu comissão na Índia de 1960-1962, integrando a Companhia de Caçadores 12, onde foi feito prisioneiro em Goa.

No último momento do evento, todos aos presentes foram abrilhantados com um delicioso lanche, onde foram possíveis vários reencontros e partilha de experiências que perduram na memória dos combatentes.

Estiveram representadas várias instituições civis e militares, entidades autárquicas e Hugo Carvalho, deputado da Assembleia da República eleito pelo Distrito de Viseu.

Também se salienta a presença dos representantes do CTOE, Capitão Pereira; da GNR de Lamego, Capitão Luís Moreira e, ainda, um dos assessores do Sr. Presidente da República, coronel Pedro Leandro. Similarmente o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, esteve representado por elementos dos seus órgãos sociais, associados e respetivo Estandarte Heráldico.

Em suma, as emoções vividas e os afetos partilhados foram possíveis graças à colaboração de todos os combatentes, aos seus familiares e amigos, que com seriedade acreditaram, desde o primeiro momento, no objetivo de tal evento. Indiscutivelmente, foram colaboradores confiáveis e veículos de muito conhecimento.

Combatentes falecidos que foram homenageados
Quadro de fundo
Memorial. Placa evocativa
Memorial inaugurado no São Cristóvão
Autoras do projeto e Presidente da União das Freguesias
Capitão Pereira do CTOE de Lamego, Capitão Luís Moreira da GNR de Lamego e Coronel Pedro Leandro, Assessor do Gabinete da Casa Militar da Presidência da República
Cap Luís Moreira e Cor Pedro Leandro
Coronel Valdemar Lima, Presidente da Direcção do Núcleo de Lamego da LC; Nuno Pereira, Presidente da União das Freguesias e  Bruno Carvalho, Deputado da Assembleia da República.
Convívio
Lembranças oferecidas pelo senhor Presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão
Luciano Carneiro testemunhou a emboscada de que foi vítima Augusto Pereira Dias
O neto Bruno Pereira lendo o testemunho do avô Albino Rocha
O neto José Diogo Matos Silva lendo o testemunho do avô Manuel Fernando Almeida Matos
Os quatro irmãos Loureiro que foram ao Ultramar
Rafael Loureiro, Presidente da Assembleia das Freguesias; Jorge Duarte, Presidente da Junta e Vereadores
O senhor Presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão oferece a lembrança ao Presidente da Assembleia Municipal
O senhor Presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão oferece a lembrança ao senhor Coronel Pedro Leandro
O senhor Presidente da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão oferece a lembrança ao senhor Coronel Valdemar Lima
____________

Fotos: © Foto Ideal (Editadas por CV)
Texto: Fátima Soledade e Fátima Silva

____________

Nota do editor

Vd. post de 10 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24545: Efemérides (406): Homenagem aos Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar naturais da União de Freguesias de Felgueiras e Feirão, Concelho de Resende, a levar a efeito no dia 2 de Setembro de 2023 (Fátima Soledade / Fátima Silva)

2 comentários:

João Carlos Abreu dos Santos disse...

Excelente 'post'!
Congratulo a iniciativa, a realização do evento, as autoras da notícia e o editor da publicação.
Parabéns.
Vivam os Combatentes da Guerra do Ultramar.
Viva Portugal.

Fátima´s disse...

Muito obrigada. Somos muito gratas à "geração de ouro" que soube honrar com dignidade a Pátria e as suas famílias.
Fátima´s