Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Guiné 61/74 - P25578: Efemérides (439): Inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes do Concelho de Beja, levado a efeito no passado dia 9 de Maio de 2024 (José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp)
1. Mensagem do nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu, 1973/74), com data de 28 de Maio de 2024:
Inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes do Concelho de Beja
Homenagem os Antigos Combatentes
Realizou-se no pretérito dia 9 de maio, 2024, feriado municipal da cidade de Beja, a inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes da Guerra Colonial – Angola, Moçambique e Guiné -, onde perpetuamente nele permanecerão registados os nomes dos mortos naturais do concelho.
O evento mereceu as honras oficiais, civis e militares, tendo-se verificado a presença de muitos antigos camaradas que lutaram nas três frentes do conflito ultramarino, tendo também sido homenageados dois dos antigos camaradas e sócios da Liga dos Combatentes.
Sendo o momento de imagens não irei, por isso, alargar-me com o texto, mas deixar-vos um conjunto de fotografias que enalteceram o tão prestigioso evento. Resta, porém, dizer-vos que houve discursos, nomeadamente do presidente da câmara municipal de Beja, Paulo Arsénio, e também por parte da Liga dos Combatentes.
Abraço, camaradas
José Saúde
_____________
Nota do editor
Último post da série de 29 DE MAIO DE 2024 > Guiné 61/74 - P25577: Efemérides (438): 10 de Junho, Dia de Portugal - Homenagem Nacional aos Combatentes, Igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Caro Zé Saúde
"Inauguração do Monumento aos Antigos Combatentes da Guerra Colonial – Angola, Moçambique e Guiné"
Mas, vendo bem aparece no Monumento uns mapas "Europa" - "África" - "Ásia", que faz confusão com a explicação.
Afinal, a que "Antigos Combatentes do Concelho de Beja" se trata.
Saúde da boa
Valdemar Queiroz
Monumento aos Antigos Combatentes da Guerra Colonial – Angola, Moçambique e Guiné?!
Neste blogue continuam as verrinas.
O digno memorial descerrado no pretérito 9/5 no centro da cidade de Beja, não é "aos Antigos Combatentes da Guerra Colonial – Angola, Moçambique e Guiné". É singelamente dedicado "Aos Combatentes do Concelho de Beja". Nada mais.
Camarada CJ,
"Verrinas"? Aceito a tua opinião! Ponto final. Porém, as "verrinas" foi sempre um adjetivo que jamais fizeram parte da minha idoneidade como homem, jornalista e escritor que já leva mais de 40 anos a debitar escritos para o público nacional e internacional. Aconteceu que não fui explicito no meu texto, ou seja, faltou-me aplicar uma simples palavra que daria um outro corpo à narrativa. O Monumento é sim dos Antigos Combatentes, mas citei involuntariamente os combatentes da Guerra Colonial. Outros, mais antigos de que nós, foram enviados para outros campos de guerra, mormente a última de que temos conhecimento e esta mundial.
Com o sentido do "dever cumprido", baixo a arma, coloco-me na posição de "à vontade", ficando as minhas saudações de um antigo Combatente.
Zé Saúde
Zé Saúde, desculpa por sem querer ter arranjado a confusão que afinal é fácil perceber.
E a Tabanca Grande com a porta aberta dá para entrar penetras a verrinar o nosso blogue e os camaradas da guerra na Guiné.
Saúde da Boa
Valdemar Queiroz
Enviar um comentário