terça-feira, 13 de agosto de 2024

Guine 61/74 - P25835: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (130): Algarve, 2 de agosto de 2024: juntando à mesa amigos e camaradas, da CCAÇ 2585, CCAÇ 14, 27ª CCmds... (Manuel Resende / Eduardo Estrela)



Algarve > Albufeira >  2 de agosto de 2024 > Do lado esquerdo,  eu, Marreiros Alves, Eduardo Estrela e António Rosa: do lado direito,  Malaquias Ferreira, Cristo e Pargana 


Algarve > Albufeira >  2 de agosto de 2024 > Da esquerda para a direita, Malaquias Ferreira, António Rosa, Cristo, Marreiros Alves, Eduardo Estrela, Pargana  e Manuel Resende... O fotógrafo deve ter sido o Hugo Furão.
 


 
Algarve > Albufeira >  2 de agosto de 2024 > Da dierita para a esquerda: Cristo, Pargana e Hugo Furão



Algarve > Albufeira >  2 de agosto de 2024 > Da esquerda para a direita,  Manuel Resende, Marreiros Alves, Eduardo Estrela e António Rosa

Fotos ( e legendas): © Manuel Resende (2024). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].




1. Mensagem de Manuel Resende (ex-alf mil, CCaç 2585/BCaç 2884  Jolmete, Pelundo e Teixeira Pinto,  1969/71); régulo da Magnífica Tabanca da Linha:
 



Data - sexta, 2/08, 23:31

Assunto - Algarve, 2024, Amigos da Guiné

 
Caro Luis, não podia passar sem te dar esta notícia, não seria hoje, pois ainda estou no Algarve, mas como o Eduardo se adiantou, aqui vai:

No ano passado por esta altura fui passar uns dias ao Algarve, perto de Albufeira, e como tenho alguns amigos lá que foram Furriéis da minha Companhia, a CCAÇ 2585, resolvi falar com o Marreiros Alves, que nos arranjou um bom e barato restaurante na zona para nos reunirmos. 

Estivemos presentes 5 pessoas embora só 3 fossem camaradas. Um que aparece nas fotos que te envio foi meu colega no Seminário e vive em Portimão e também está indirectamente ligado à tropa, mais no transporte, pois trabalhou nos Paquetes Vera Cruz, Timor e outros, que levavam as tropas ao seu destino. Seu nome é Malaquias Ferreira e está na mesa à minha frente. O outro é meu Genro e que me acompanha.

Não houve fotos, era o 1º Convívio... Este ano voltei, combinei com o Alves, falámos a outros e juntámo-nos no mesmo restaurante. 

Já fomos 8, tirei algumas fotos, conheci o Eduardo Estrela pessoalmente,  e o António Rosa, comando da 27ª de CCmds. 

Veio também o furriel Cristo,  da minha Companhia (recém operado ao coração), mas fez questão em vir.

Muito bom e assim vamos mantendo as amizades.

Na foto onde estamos todos (8) à mesa, são: à esquerda - eu, Marreiros Alves, Eduardo Estrela e António Rosa; direita - Malaquias Ferreira, Cristo, Pargana e Hugo Furão.


Um abraço
Manuel Resende
https://photos.app.goo.gl/g2YKy8wufQ7Rfsni6
 

 2. Comentário do editor LG:

Eduardo Estrela


Obrigado Manuel, obrigado, Eduardo... Obrigado, restantes camaradas. 

Era uma ocasião a não perder. O Eduardo deu-me a notícia em primeira mão, por telemóvel,  estava feliz por ter encontrado o Manuel Resende, o famoso régulo da Magnífica Tabanca Grande.  Foi ele que usou a expressão: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... e Grande!".

E o Manuel também, feliz, por conhecer mais uns tantos camaradas da Guiné, o Eduardo, da CCAÇ 14, e o Rosa, da 27ª CCmds, além de rever os seus camaradas da CCAÇ  2585, o Marreiros Alves, o Cristo e o Pargana... sem esquecer o Hugo Furão (que foi o fotógrafo de ocasião, e que deve ser o genro 
do Manel), e ainda o amigo Malaquias Ferreira, antigo colega de seminário, e tripulante de míticos navios da nossa gloriosa marinha mercante como o "Vera Cruz", o "Timor", etc., e outros onde fizemos "o cruzeiro das nossas vidas"...

E eu fico também feliz por, não  indo ao Algarve há muitos anos (e muito menos a banhos nas águas gélidas do meu "Mar do Cerro"),   vos ver a todos com bom ar.  Continuem a curtir o nosso "querido mês de Agosto" e prometam-me que, para o ano,  lá voltam ao "local o crime", que é,  afinal,  o da amizade, o da camaradagem... , um "crime" que não tem castigo...

Fica aqui o convite para os restantes se juntarem ao Manel Resende e ao Eduardo Estrela que nos honram com a sua presença na Tabanca Grande, sentados (e bem) à sombra do nosso fraterno e já velhinho poilão. As melhoras para o Cristo. 

___________

Nota do editor: 

Último poste da série > 16 de junho de 2024 > Guiné 61/74 - P25647: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (129): Manuel Serôdio, eu fui o ferido mais grave da segunda armadilha, em 16 de julho de 1968, no decurso da Op Escudo Negro (CCAÇ 1787, CART 1660, CCAV 1749 e 5ª CCmds): estive um ano no hospital (Carlos Parente)

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi um belo e

Anónimo disse...

Foi um belo e amistoso almoço. Memórias e partilhas que nos permitiram fortalecer e adubar as árvores à volta da tabanca grande.
" Quem passa por elas é que sabe " já dizia o cabo Faustino em 1968 no CISMI em Tavira.
Não tenho pretensões a fazer comentários na área da sociologia mas reconheço que são muitas as coisas que nos unem a nós, antigos e violentados combatentes, as quais nos marcaram de diversas formas para o resto das nossas vidas.
Que os que vão aguentando, comissão atrás de comissão, continuem a ter a lucidez de picarem os trilhos da vida.
Abraço fraterno
Eduardo Estrela

Valdemar Silva disse...

Assim é que é, para a "defesa" da Tabanca chegam oito e sem grande armamento de defesa/ataque basta o branco e água.
Valdemar Queiroz