Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Guiné 61/74 - P27492: O nosso livro de visitas (228): Em Nhacra organizei uma equipa de futebol de 11, e uma equipa de andebol de 7. Era a equipa das transmissões (António Viegas de Carvalho, ex-1º srgt radiomontador, STM, Nhacra, 1970/72)





Guiné > Bissau > Nhacra > Maio de 1972 > Equipa de futebol de transmissões. O 1º srgt Viegas de Carvalho  era o capitão da equipa, o segundo, a contar da esquerda para a direita, assinalado da amarelo.

Foto (e legenda): © António Viegas de Carvalho (2025). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso leitor António Viegas de Carvalho, e nosso antigo camarada, em Nhacra, 1970/72, onde foi 1º srgt radiomontador do S TM - Serviço de Telecomumicações Militares.
 

Data - 2 de dezembro de 2025 18:33 
Assunto - Vamos desfazer as confusões (*)

Estive na Guiné de 1970 a 1972 no STM (Serviço de Telecomunicações Militares) como Primeiro Sargento Radiomontador (26 anos). 

Tinha a meu cargo a execução e manutenção do Centro Emissor (Antula) e Centro Receptor (Agrupamento de Transmissões) que estabelecia as ligações com Lisboa, Cabo Verde e Angola. 

Tinha ainda a meu cargo a execução e manutenção dos feixes hertezianos que ligavam telefonicamente Bissau com Mansoa, Teixeira Pinto, Cumuré, Bambadinca e Tite.

Por minha iniciativa construímos uma equipa de futebol de 11 e uma equipa de andebol de 7.

As equipas tinham um primeiro sargento (eu) e vários furriéis milicianos, cabos e soldados pertencentes ao STM e ao Agrupamento de Transmissões.

Como eu era o mais graduado,  tinha a braçadeira de capitão de equipa e jogava a defesa direito no futebol e a guarda-redes no andebol.

Quem vê a fotografia de frente,  sou o segundo em pé do lado esquerdo.

Um Abraço a todos que pisaram terras da Guiné Bissau (**)

Viegas de Carvalho

2. Comentário do editor LG:

Já pedi desculpas aos dois "António Carvalho" por erro de troca de identidades, na edição do poste P27487 (*), erro lgo corrigido.

Como já expliquei aos dois, Confundi o Viegas de Carvalho com o Carvalho de Mampatá. Os seus  endereços de email induziram-me em erro. Estou a habituado a lidar com o António S. Carvalho há "manga de luas"...

Naturalmente o António S Carvalho não conhece o António V Carvalho, não se conhecem, nem provavelmente se cruzaram na Guiné.

António Carvalho (mais conhecido por "Carvalho de Mampatá") só há um na lista alfabética dos 909 amigos e camaradas da Guiné, que se sentam à sombra do poilão da Tabanca Grande. O António Viegas de Carvalho ainda não está lá, mas vai dar-nos o prazer da sua companhia, sentando-se desde já no lugar nº 910.

Fica feito o convite... Só me faltam, afinal, o OK dele, que espero recebever na volta do correior, mais uma foto atual e outra do antigamente, e ainda duas linhas a completar o seu currículo, a dizer-nos pro onde andou e a fazer o quê...

A gente aqui trata-se por tu, somos todos praticamente da mesma idade, somos de um grande geração que soube fazer a paz e a guerra.  

Com um alfa bravo, Luís Graça  

PS1 - Já pedi desculpa, de viva voz, ao António S Carvalho pela confusão que armei...O Viegas de Carvalho, por certo, também vai entender e desculpar-me. Já corrigi o poste (que vinha originalmente em nome do Antóniio Carvalho, ex-fur mil enf, CART 6250772, Mampatá, 19872/74).

PS2 - Segundo a sítio História das Transmissões Militares, o nosso camarada António Maria Viegas de Cravalho:

(ii) é hoje Tenente-Coronel Técnico de Manutenção da Arma de Transmissões

(ii)  incorporado em 1961 na Escola Militar de Electromecânica (EMElm) como 2.º Sargento Radiomontador oriundo do Instituto dos Pupilos do Exército onde frequentou o curso de Electricidade, Rádio, Radar e Televisão;

(iii) fez duas comissões de serviço no Ultramar: Angola (1963/65) no Batalhão de Caçadores 460 e Guiné-Bissau (1970/72) no Serviço de Telecomunicações Militares (STM);

(iv) foi Comandante do Batalhão e Diretor dos Cursos de Transmissões na EMElm, Chefe do Grupo de Manutenção no DGMTm, Comandante do Destacamento de Transmissões na Região Autónoma da Madeira, Diretor Técnico do Projeto de Transmissões no âmbito da Cooperação Técnico-Militar com a República da Guiné-Bissau. 

(v) é autor de um interessantísismo artigo, ilustrado, sobre Os Primeiros Radio Telegrafistyas em Cabo Verde durante a II GM


(**) Último poste da série> 25 de abril de 2025 > Guiné 61/74 - P26728: O nosso livro de visitas (227): Jacinto Rodrigues, ex-alf mil, de rendição individual, cmdt do Pel Caç Nat 57 (Cutia, Mansabá e Cutia, set 1969 / set 1971)

Sem comentários: