sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1195: Ameira: O nosso encontro fez-me bem à alma (Fernando Franco)

Montemor-o-Novo > Ameira > Ameira da Herdade > 14 de Outubro de 2006 > O Fernando Franco (sentado) e o António Baia (de pé), camaradas que percenteram ao Batalhão de Intendência de Bissau, ouvindo deliciados o Zé Luís Vacas de Carvalho. Por detrás do Fernando Franco, vê-se o José Casimiro de Carvalho. Em frente ao nosso músico e cantor, a Maria Alice, esposa do editor do blogue.

O Fernando Franco, que mora na Amadora, foi 1º Cabo, do BIG - Batalhão de Intendência de Bissau (1973/74). E a propósito, é altura de evocarmos, no nosso bloguie, o trabalho hercúleo dos nossos intendentes levando o arroz, a farinha, as batas, o bacalhau, a cerveja e os bidões de vinho a toda a parte da Guiné, por terra e sobretudo utilizando os múltiplos braços de mar e rios da Guiné... A gente sabe quanto os comes e bebes eram importantes para aumentar em alta o moral da tropa... Na Guiné em qualquer outro teatro de guerra. Num exército convencional ou ou organização de guerrilha... Eis aqui um tema para próximas intervenções.


Montemor-o-Novo > Ameira > Ameira da Herdade > Restaurante Café do Monte > 14 de Outubro de 2006 > O António Baia e a esposa, sentados à mesa, à hora do almoço. O Baia foi 1º cabo enfermeiro e pertenceu também ao BIG – Batalhão de Intendência da Guiné, tendo estado integrado num Pelotão de Intendência, o PINT 9288 (Cufar, 1973/74). Mora na Amadora e é um dos nossos mais recentes tertulianos.

Fotos: © Fernando Franco (2006) . Direitos reservados.

Mensagem do Fernando Franco:

Luís Graça, camaradas e respectivas (os) acompanhantes :

Quero agradecer em primeiro lugar, aos mentores, Luiís Graça, Paulo Raposo e Carlos Marques e restante pessoal, por este fim-de-semana tão agradável em vivência, camaradagem e de tanta cumplicidade em algo que nos une com muitas saudades, GUINÉ .

Em segundo lugar, agradecer a todos os presentes, sem nunca deixar de pensar em todos os ausentes, que por diversos motivos não puderam comparecer, a alegria de lembrar alguns momentos, que há 32 anos revivia na minha memória com muita saudade, de choros, medos, coragem, felicidade, etc., etc.

Andava mesmo a precisar deste encontro, em que muitos dos meus companheiros em meu redor sentissem o mesmo que eu. Mais uma vez obrigado, pois vim de peito cheio.

Agradecer também a todos acompanhantes, esposas, filhas e amigos, pois também elas (eles) nos deram muita força e algumas, como a minha mulher, ficaram a saber mais sobre o conteúdo muitas conversas que por vezes temos em família... sem contudo apriofudnarmos muito as coisas... No sábado, deu para desabafar muito mais, naquele convívio fraternal entre todos e praticamente sem nos conhecermo-nos fisicamente. A minha mulher também gostou imenso e, como tal, podem desde já contar connosco para o próximo encontro em Pombal.

A minha máquina fotografia também tirou algumas fotos de alguns momentos, mas acreditem é mais por mérito da máquina do que do fotógrafo. Esses fotos podem ser vistas em: http://pwp.netcabo.pt/fasfranco.

Um forte abraço
Fernando Franco

Sem comentários: