terça-feira, 27 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1629: Lendo os vossos depoimentos com um nó na garganta... O que é feito da CCAÇ 2585 ? (Raul Nobre, ex-Alf Mil Médico)

Mensagem de Raul Nobre, médico:

Meu Caro Luís Graça:

Tenho lido estes depoimentos com um nó na garganta. É muito importante em todos os sentidos, quer histórica quer emocionalmente.

Em 1969 fui incorporado como médico na CCAÇ 2585, comandada pelo Capitão Tomaz da Costa. Ainda fiz o IAO na Arrábida e gozei os 10 dias de licença antes do embarque. Entretanto deu-se o "atentado" ao Niassa e o embarque do Batalhão fez-se com atraso. Eu não cheguei a embarcar, pois deferiram-me o requerimento que fizera para poder terminar a especialidade de Estomatologia e em 1971 mandaram-me para Timor donde regressei em 1973.

Nunca mais tive notícias de ninguém. Recordo-me que havia um Alferes chamado Almendra, creio que natural de Trás-os Montes.

O meu contacto com os camaradas foi de curta duraçáo, pois tinha sido reinspeccionado, fizera uma recruta de um mês em Santarém e tinham-me colocado naquela Companhia que, por sua vez, tinha sido constituída a toda a pressa.

Gostava de ter notícias daqueles rapazes.

Um abraço e a minha admiração pelo trabalho que estás a fazer.

Raul Nobre

Comentário do editor do blogue:

Caro camarada Raul: Obrigado pelas tuas palavras de apreço pelo nosso blogue. Infelizmente, não tenho nennhuma informação útil sobre a CCAÇ 2585. Em todo o caso, é uma unidade formada no meu tempo. Parti para a Guiné, a bordo do do Niassa, em 24 de Maio de 1969. A minha companhia (independente) era CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12) (1). Mas connosco não foi a CCAÇ 2585. Deve ter partido antes. O nosso camarada Manuel Lema Santos, que pertenceu à Marinha (1º tenente RN), talvez nos possa elucidar sobre este ponto. Também não sei o que se passou com o Niassa, antes: tenho a vaga ideia de ter havido na primavera de 1969, uma tentativa de sabotagem do navio, por parte das forças de oposição ao regime político de então.

Raul: alguém da nossa tertúlia saberá encontrar uma pista que te leve aos teus rapazes da CCAÇ 2585 que tu mal chegaste a conhecer, mas de quem ficaste com uma saudosa lembrança. Até sempre. Luís Graça

________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 11 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1420: O cruzeiro das nossas vidas (5): A viagem do TT Niassa que em Maio de 1969 levou a CCAÇ 2590/CCAÇ 12 (Manuel Lema Santos)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Luís Graça
Só há dois dias é que descobri este maravilhoso espaço na Internet, onde se pode falar e desabafar de factos que recalcamos há 40 anos.
Sou ex. Alf. Mil. da C.Caç 2585, B.caç 2884. Já li tudo o que está neste espaço e quero contribuir, para já, com uma informação para o nosso médico Raul Nobre, de que me lembro perfeitamente, pois era meu camarada de Companhia (2585). Foi substituído pelo médico Alf. Mil. Diniz Martins Calado.
Já agora, também para informação do camarada Raúl Nobre, aqui vão os nomes dos 4 alf. da Companhia: António Camilo Almendra (mais tarde comandante da companhia por graduação em Capitão), Manuel Charraz Godinho, António Alberto Miguéis Marques Pereira e eu Manuel Cármine Resende Ferreira.
Tenho muitas fotos que irei partilhar em outra altura. Também tenho algo a dizer em relação à morte dos MAJORES.
Um abraço
Manuel Resende
manuel.resende@clix.pt