sábado, 13 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4515: Controvérsias (21): A César o que é de César! (Mário Fitas)




1. Mensagem de Mário Fitas, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 763, Cufar, 1965/66, com data de 29 de Março de 2009: 



Caro Luís e demais Camaradas, 

Em relação a uma das duas últimas pulblicações que acompanham o jornal "Correio da Manhã", sobre o tema "Guerra Colonial" que, como habitualmente têm sido postas à venda às nas últimas quartas-feiras de cada semana, detetei um erro que considero de palmatória e achei premente denunciar. 

Assim, reenvio este e-mail, para confirmar e verificar a realidade das narraçõe, por quem, nitidamente, não fez a Guerra na Guiné. 


Envio, também, porque estou desiludido com os nossos meios de informação, dado que dois fuzileiros intervenientes nesta operação, são meus conterrâneos e meus amigos, de seus nomes João Bandeiras da Mata - rádio-telegrafista -, que se vê na foto sentado e ferido, em frente do corpo de um camarada morto do DEF 13, então comandado pelo 2º Comandante Rodrigues Leite, dado que o Comandante Almirante Matias se encontrava de férias na Metrópole. 

O DEF13 foi socorrido pelo DEF 12 do qual fazia parte o outro meu conterrâneo Joaquim Mochila Poeiras. 

É incompreensível e inadmissível, que uma fotografia de 1968 numa operação de Fuzileiros, apareça no jornal Correio da Manhã como sendo da CCP122 em 1972/1973.

Se for possível a inclusão deste protesto no Blogue, ficaria imensamente grato, não só pela reposição da verdade, como também, sob forma de demonstração de louvor a todos aqueles meus conterrâneos e amigos, dessa bonita e branquinha aldeia da Planície Alentejana, VILA FERNANDO. 


Caros amigos, aqui temos mais uma vez a confirmação, de que teremos de ser nós os que fizemos a guerra, a contar como ela foi! Fomos nós que vivemos esses momentos horríveis, para que não se perca a verdade e não haja mistificações Históricas. 

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR! 

Como sempre para todos os amigos desta Tabanca Grande, o velho abraço do tamanho do rio Cumbijã, 

Mário Fitas 
__________ 

Nota de M.R.: 

Vd. último poste da série em: 


2 comentários:

Anónimo disse...

Ao Mário Fitas os meus parabéns por ter detectado este erro que não é ortográfico nem de revisão de texto, mas de palmatória por troca de Unidades, anos de combate e intervenientes.
Eu tinha detectado no mesmo "caderno", logo no início a pág 2 a seguinte gralha "Em 18 de Maio,o inimigo, irradiando a partir da base de KANDIAFARA, NO SENEGAL, FLAGELA GUILEGE, NO SUL".
Ora isto é uma gralha do revisor que também mostra o pouco cuidado na elaboração destes "Cadernos".

Um abraço
Jorge Picado

Santos Oliveira disse...

Mário

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR.
Palavras proferidas com a propriedade de quem as ditou, de se devolver a honra a quem seja o dono legítimo.

É que se encontram a cada dia "relatores" que querem contar o que não viveram, não viram, além de que, o que encontram registado e quem o fez (Oficialmente) ou servia interesses próprios ou tentava camuflar a VERDADE nos casos de maior impacto, afim de não fazer ondas de responsabilização e ao mesmo tempo congregar aliados para protecção recíproca.
Também eu, encontro, nesta Série Documental, imprecisões e erros, de que me tenho abstido de participar (a não ser sobre o Congresso de Cassacá, dito na Ilha do Como, em plena Op Tridente e com a ocupação do Sítio, quando o foi na Península de Cacine).
Continuo a teimar na escrita das nossas lembranças, dos que por lá passamos e esperar que o tempo acalme, a poeira assente e um qualquer estudioso apaixonado, venha a coligir, comparando o material que existe, e a FAZER A VERDADEIRA HISTÓRIA que teimam em recusar-nos.
Em Nome da Pátria,
o meu abraço
Santos Oliveira