sábado, 24 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6240: O 6º aniversário do nosso blogue (27): Parabéns

Neste poste vamos publicar algumas curtas mensagens enviadas por Camaradas nossos, a propósito do 6º Aniversário do blogue:

1. Mensagem do Carlos Coutinho:

Então 6 anos - Bué de mata-bicho!

6 anos é mesmo bué de mata-bicho.
De alguém das sanzalas p’rá malta das tabancas um grande MOIO, MUATAS.
Que o ZAMBI vos continue a dar saúde e inspiração para continuar até ao Zaire.
A votre santé.
CC

2. Mensagem do Mário Fitas:

Guião da CCAÇ 763

Que o 6º aniversário seja apenas uma etapa de uma longa caminhada desejada como o tamanho do Cumbijã!
Guião CCAÇ 763
"OS LASSAS" de CUFAR

3. Mensagem do Pedro Neves:

6º Aniversário da Tabanca Grande

Caros Editores da Tabanca Grande, Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote e Magalhães Ribeiro;

Bom dia, Caros Camaradas e Amigos (Camarigos).

Passa um dia do aniversário do Blogue, mas mesmo assim (e vale mais tarde que nunca), gostaria de vos agradecer, as horas que me proporcionam, com a leitura dos postes e comentários aos mesmos, só possível graças à iniciativa do Luís Graça e "sus muchachos", (com a devida vénia) e sem esquecer o "mecenas" Humberto Reis, que deram origem a este fenómeno de adesão, desde o Soldado ao General (ao tempo, porque no Blogue não existem patentes) e que dá pelo nome de "blogueforanadaevaotres".

Em meu nome e estou convencido que dos restantes Tertulianos, os meus Parabéns pelo Aniversário do Blogue e que para o ano possamos todos, estar a festejar o 7º aniversário.

Com um GRANDE a todos e até ao dia 26-06-10, em Monte Real, sou:

Pedro Neves
Ex-Furriel Mil. Op. Especiais
C.Caç. 4745 - Águias de Binta
Guiné 73/74

4. Mensagem do Amílcar Ventura:
PARABÉNS,
Quero dar os parabéns ao blogue e em especial ao Luís Graça, por ter criado este ponto de encontro.
Claro que também apresento os meus parabéns aos Editores que nos aturam com os nossos e-mails.
Quero dizer que tenho pena de não ter descoberto este espaço de amizade mais cedo, pois permitiu que a minha vida desse uma volta de cento e oitenta graus.
Desde que entrei em contacto com o blogue:
- Fui obrigado a aprender a mexer num computador (foi fácil porque tenho um especialista em casa);
- E me apresentei à tabanca tenho feito grandes amigos e, engraçado, não conheço nenhum pessoalmente, a não ser alguns pelas fotos e por vários e-mails que tenho trocado todos os dias com eles.
Vejo nas suas palavras que são de grande sinceridade e pura amizade.
Quero aqui, pessoalmente, agradecer a todos eles.
Alguns houve em que a minha primeira avaliação foi negativa, talvez pela minha ajuda, em tempos, ao PAIGC e a diversos comentários proferidos por outros.
Logo percebi que as opiniões dos outros, mesmo não nos agradando, têm que ser respeitadas, para que as minhas o possam ser também.
Tudo passou e hoje nutro uma grande amizade por todos eles, pois trocamos e-mails quase todos os dias, alguns com pps que até servem para me levantar o moral quando estou em baixo.
E é tudo!
Mais uma vez quero agradecer ao Luís Graça pela criação deste blogue, e aos seus co-Editores.
Parabéns para todos vocês.
Um abraço do tamanho da Guiné para toda a Tabanca Grande!

5. Mensagem do Carlos Marques Santos:

6º Aniversário
Vinhal:
Não queria deixar de parte esta data de 23 de Abril, por isso através de ti, insuspeito amigo, um ABRAÇO para toda a TERTÚLIA.
Tenho andado às voltas com o convívio da minha CART.
Já falta menos de um mês!!!!!!!!!
Até breve,
CMSantos
Fá Mandinga/ Mansambo 68-69
CART 2339
6. Mensagem do Rogério Cardoso
6º ANIVERSÁRIO DA TABANCA GRANDE
Amigos,
Só há 5 meses conheci o blogue e que pena eu andar de cabeça no ar estes anos passados.
Não tenho desculpa, por ser dos mais velhos camaradas de armas, mas nunca é tarde para receber ou transmitir a amizade que nos une, mesmo sem haver conhecimento directo em alguns casos.
Estou feliz, neste curto espaço de tempo voltei à Guiné.
Obrigado Luis Graça, Carlos Vinhal e restante companhia, desejo muitos e muitos anos de vida para todos.
Rogério Cardoso
Fur Mil
CART 643 / BART 645 "Aguias Negras"
Mansoa, Bissorã, Mansabá
1964/1965
7. Mensagem José Nunes:

Comandante Graça,
A Engenharia apresenta os parabéns pelo Aniversário da Tabanca, e já sabem sempre disponíveis prás engenhocas e dar-vos luz onde e sempre que seja necessário.
Foi bom ter encontrado por acaso este espaço de fraterna e sã camaradagem,
Todos os dias por aqui dou as minhas voltas, lendo e relendo os textos dos camaradas operacionais que verteram sangue, suor e lágrimas pelas bolanhas e picadas da Guiné. Apesar de estar grande parte da Comissão em Bissau, no tempo em que fiz assistências ao mato, aprendi a respeitar e a ter admiração por aquela "malta". Eu tive mais sorte.
Grato para sempre.
Aos Camaradas Editores vai também o meu agradecimento.
José Nunes
1º Cabo Mec Elect Centrais do BENG 447
Brá-68/70

8. Mensagem do Torcato Mendonça:

Caros Editores e Camaradas,

Dizem-me ser o sexto aniversário do Blogue, Luís Graça e Camaradas da Guiné, e eu folgo com isso. Mas questiono-me o que é o blogue? Quem faz anos?
O blogue de sexto aniversário é o do Luís.
Então faz ele anos e mando-lhe um abraço e uns eteceteras; se o blogue é este espaço, espaço com quatro centenas de pessoas, milhares de escritos onde, porque fica gravado, vêm ler e saber de assuntos ou novas centenas de milhar de visitantes.
Ainda por este espaço ser global e as gentes, quer as que a ele pertencem quer as que o visitam, espalham-se mundo fora. Espaço de afectos, espaço de discussão plural, espaço de controvérsia ou só espaço de terapia colectiva de uns quantos.
Ou todos?
Penso que é isso tudo. Mais, penso ser um espaço a contribuir para o tratamento futuro da nossa memória colectiva. Da memória de outros Povos que connosco conviveram por séculos.
Os de bilege? Também porque só prova a necessidade de nos conhecermos melhor como Povo.
Trabalho para historiadores, não para cronistas do reino...

Mas então para quem são os parabéns? Eu escrevi uma ou outra vez, comentei aqui e acolá... e vou dar parabéns a mim? Eu, além disso só para aqui vim em Maio de 2006 e fiquei.

Penso que os parabéns são para o fundador, para os editores, para todos os que pertencem e se identificam e acreditam na validade deste projecto.

Mas, se me o permitem envio os meus PARABÉNS e os meus agradecimentos aos Editores pelo excelente trabalho. São muitas horas roubadas sabe-se lá a quê e a quem...

Meus Camaradas Amigos para vocês o meu bem haja e, através de vós felicito toda esta Tertúlia de homens e mulheres de cá, do nosso País, ou da Guiné e os da Diáspora mundo fora como é sina nossa... partilhando o Mundo... não dando novos... já lá estava...
Abraços
TM
9. Mensagem do José Martins:
Camaradas,
Não foi há 6 anos, porque ainda não conhecia o blogue.
Mas há cerca de 5 anos, descobri-o por acaso, e tratando do tema que me é mais caro da Guiné: o desastre do Cheche.
Nessa altura trabalhava já na história dos GATOS PRETOS, tentando fazer a catarse. Inflecti um pouco o rumo e aderi à tertúlia, hoje Tabanca Grande. Não me dei mal.
Criaram-se novos laços (é preciso criar laços - Saint Exupéry) e foi possível manter dois caminhos, concorrentes mas não incompatíveis: manter a busca sobre a companhia e aumentar os conhecimentos sobre a Guiné e, sobretudo partilhá-los.
Afinal, parece, que a prenda do aniversário foi para mim: já aconteceu o encontro dos Gatos Pretos e, como já referi noutro local, todos "miavam de saudades".
Foi uma festa bonita! A nossa, a da Tabanca, também vai ser bonita. Onde há amizade, há beleza.
Bem hajam aqueles que começaram e os outros que se lhe juntaram.
José Martins
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
23 de Abril de 2010 >
Guiné 63/74 - P6231: O 6º aniversário do nosso blogue (26): Parabéns Luís Graça por este Espaço de Memória Futura (Luís Faria)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rogério Cardoso. Dos Àguias Negras guardo aqui dentro tudo de bom. A minha CCAÇ 1422 passou por Mansabá em 1965 (1966?)e aprendi com vocês ùltima Comp. a usar a farda amarela, tudo o que depois me foi útil no K3. Em Manhau a minha secção acompanhou um v/ pelotão e à saída do aquartelamento morreu com uma mina, um fur. mil.conhecido e penso que era o seu próprio nome "FEIJÂO". Poderá o meu amigo dar-me mais qualquer informação desse GRANDE a quem devo a vida? O meu e-mail é verissimoferreira@sapo.pt