terça-feira, 10 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8252: Tabanca Grande (281): Hilário Peixeiro, Coronel Reformado, ex-Capitão, CMDT da CCAÇ 2403/BCAÇ 2851 (Guiné 1968/70)

1. Mensagem de Hilário Peixeiro, Coronel na situação de Reforma (ex-Capitão e Comandante da CCAÇ 2403/BCAÇ 2851, Nova Lamego, Piche, Fá Mandinga, Olossato e Mansabá, 1968/70), com data de 7 de Maio de 2011:

Caros amigos da Tabanca
Cumprindo o pedido do Carlos junto envio as duas fotos que me pediu.

Sou Coronel reformado e, como complemento à minha vida militar, contida na história da CCaç 2403 que vos enviei, acrescento que depois da primeira comissão na Guiné iniciei a segunda em Maio de 1972 em Moçambique.

Ofereci-me para os Comandos donde saí a meu pedido e ingressei nos GEP (Grupos Especiais Pára-quedistas) depois de fazer o respectivo curso, regressando em Junho de 1974.

Fui colocado no Forte da Graça em Elvas onde estive até Setembro de 1977. Seguiu-se Santa Margarida, 2 anos, Casa de Reclusão de Elvas, Curso de Estado Maior e colocação no Estado Maior do Exército, Regimento de Elvas, Quartel General de Évora e Tribunal Militar de Elvas onde, aproveitando a chamada lei dos Coronéis, passei à situação de Reforma.

Um grande abraço, parabéns e obrigado pelo blogue e muitas felicidades
Hilário Peixeiro


2. Apresenta-se agora a série de contactos estabelecidos entre o Cor Hilário Peixeiro e o nosso Blogue:

i - No dia 30 de Novembro de 2011, Hilário deixou este comentário no Poste 857:

Caro Luís Graça
Permita-me passar a tratá-lo assim. Diga-me como entrar na Tabanca e lá estarei com todo o prazer.
Vou comunicar com outros elementos da CCaç 2403 para virem ter connosco.
Um forte abraço
Hilário Peixeiro


ii - No dia 1 de Dezembro de 2010, Hilário Peixeiro enviou esta mensagem ao Blogue:

Caro Luís
Quero entrar na Tabanca e necessito que me indique os procedimentos porque sou pouco mais que principiante nestas coisas de Internet e computadores.
Um abraço
Hilário Peixeiro


iii - No dia 2 de Dezembro de 2010 era enviada menagem de resposta ao nosso novo camarada:

Caro Cap Hilário Peixeiro
Incumbiu-me o Luís Graça de vir junto de si fazer o convite para aderir à nossa Tabanca Grande, Blogue onde os ex-combatentes da Guiné podem e devem deixar as suas memórias escritas e em imagens.
Porquê eu? Porque temos em comum o facto de termos passado por Mansabá e de, até certo ponto, me caber a missão de receber os camaradas que nos chegam.
Não sei se afirmou que esteve em Mansabá, mas presumi (inventei?) pelo facto de a CCAÇ 2403 ali ter terminado a sua comissão de serviço. Poderá ter deixado a Companhia antes. Vai esclarecer este ponto.

O que queremos do Cap Peixeiro?
Que aceite entrar para o nosso convívio, que nos envie uma foto actual e outra dos tempos de CCAÇ 2403, que nos diga algo sobre si, tal como quando foi para a Guiné, quando regressou, por onde andou nos entretantos, se acabou a sua carreira com posto superior, e tudo o que achar conveniente sabermos desde que não viole o seu limite de privacidade.
Se tiver uma pequena história de apresentação que nos queira contar, será óptimo, assim como uma ou outra foto daquelas que pareciam nunca mais irem ver a luz do dia.

Sou particularmente "guloso" por fotos de Mansabá, que vou publicando com a devida vénia aos seus autores, no Blogue da CART 2732 (http://cart2732.blogspot.com/), pelo que se tiver por aí alguma coisa, não se esqueça de mim. Pareço atrevido, mas não sou. Sem dúvida que 22 meses de permanência no mesmo sítio, marcam para sempre.

Voltando ao assunto principal, deve ver o lado esquerdo da nossa página, onde poderá ler as nossas normas de conduta e de convívio, o que pretendemos com o nosso Blogue, além de outras informações úteis.
Tem também os marcadores/descritores que o levará às pesquisas que pretenda fazer, por exemplo relacionadas com as CCAÇs do seu BCAÇ 2851.

Ficamos a aguardar as suas notícias e a sua integração na Tabanca.
Receba um abraço dos editores Luís Graça e Eduardo Magalhães.

Um especial abraço de camarada mansabense
Carlos Vinhal


iv - No dia 4 de Dezembro de 2010, o Coronel Hilário Peixeiro mandava-nos esta mensagem:

Caro Carlos
Muito em breve conto mandar para o Blogue a historia, naturalmente resumida, que a minha memória permitir reconstituir, dado que não tenho qualquer documento de consulta, da CCaç 2403.
Um abraço
H Peixeiro


v - Mais recentemente, em 5 de Maio de 2011, nova mensagem de Hilário Peixeiro:

Caro Luis
Quero entrar na Tabanca e necessito que me indique os procedimentos porque sou pouco mais que principiante nestas coisas de Internet e computadores.
Um abraço
Hilario Peixeiro


vi - Finalmente a última mensagem mandada ao ex-Cap Mil Hilário Peixeiro, ex-CMDT da CCAÇ 2403 em 6 de Maio de 2011:

Caro camarada Hilário Peixeiro
Há muito que esperávamos notícias suas.
Estou a responder-lhe em vez do Luís porque no Blogue sou uma espécie de relações públicas, tendo como missão receber os camaradas que se nos dirigem ou querem fazer parte da nossa Tabanca.

Tenho um prazer especial em recebê-lo, porque a minha Companhia, a CART 2732, foi substituir a sua a Mansabá, embora na altura que comandava a CCAÇ 2403 fosse o Cap Carreto Maia que acabou a comissão a comandar a CART 2732.

Como forma de se apresentar, enviará por favor uma foto actual e outra militar (talvez do tempo da Guiné), de preferência tipo passe em formato JPEG. Ao que suponho será militar de carreira pelo que fará como melhor entender. Estas fotos encimarão os seus trabalhos a publicar no Blogue.
Poderá fazer um resumo do seu percurso militar, falar da 2403 e dos locais por onde andou. Gostávamos de saber o seu posto actual e se fez outras comissões. Tudo o que nos disser que não interfira com a sua privacidade e com o facto de ser militar do QP, poderá ser útil para o conhecermos melhor.

No lado esquerdo da nossa página poderá inteirar-se dos nossos objectivos e das nossas normas de conduta que são seguidas quase religiosamente para mantermos o blogue inalterável quanto ao fim para que foi criado.

Agradeço-lhe o facto de se querer juntar a nós.

A sua correspondência deve ser enviada para luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e para mim, seu eventual editor, carlos.vinhal@gmail.com

Fico disponível para qualquer esclarecimento adicional.

Deixo-lhe um abraço fraterno
O camarada e amigo
Carlos Vinhal


2. Comentário de CV:

Caro Coronel
Muito obrigado por se juntar a nós.
Depois desta troca de correspondência está finalmente apresentado à tertúlia.
Não me disse se ainda comandou a sua Companhia em Mansabá, terra quente em clima e fogo IN.
Conheci o Capitão Carreto Maia que "herdámos" da "2403" e nos comandou até ao fim da sua comissão.

Diz a determinada altura da sua correspondência ter enviado para o Blogue a história da "2403". Não sei se esta afirmação é literal pois não me apercebi de que o tivesse feito. Se puder confirmar, agradecemos, porque eu pessoalmente gostaria de conhecer melhor as peripécias da Unidade que substituímos em Mansabá.

Fazendo parte da nossa Tabanca, tem a possibilidade de, rebuscando as suas memórias, escrever sobre a sua experiência enquanto combatente na Guiné, que tinha ainda por cima a responsabilidade de comandar uma Companhia operacional. Claro que compreendemos os condicionalismos a que está sujeito como Oficial do QP, mas há sempre histórias que não comprometem.
Felizmente temos entre a tertúlia alguns camaradas do QP dos três Ramos das Forças Armadas, Oficiais Superiores, e até um Oficial General, que nos deliciam com as suas histórias, quando não sérias, bem humoradas. Como eu costumo dizer, o Blogue não vive só da pólvora, porque na Guiné, fizemos a guerra, praticámos o bem junto das populações, tivemos muitos momentos bons e deixámos inúmeros amigos que hoje nos recebem como irmãos.

Caro Coronel Hilário Peixeiro, a terminar quero deixar-lhe um abraço de boas vindas em nome da tertúlia e dos editores, e esperar que se sinta na Tabanca como em casa.

Um abraço especial de quem ainda conviveu com a sua CCAÇ
Carlos Vinhal

OBS:- Não se esqueça da sua promessa. Traga-nos esses valentes da CCAÇ 2403.
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 29 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7356: O Nosso Livro de Visitas (104): Hilário Peixeiro, ex-Cap Inf da CCAÇ 2403 (Nova Lamego, Piche, Fá Mandinga, Olossato, Mansabá e Bissau)

Vd. último poste da série de 8 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8244: Tabanca Grande (280): Armandino José de Jesus Oliveira, ex-Fur Mil da CCS/BCAV 1897 (Mansoa, Mansabá, Olossato, 1966/68)

Sem comentários: