sábado, 17 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1605: A reportagem da TSF e o regresso do Vitor Tavares a Guidaje (Albano Costa)

1. Mensagem do Albano Costa:


Caro Luís Graça:

Emocionei-me ao ouvir aqueles sons do interior da Guiné, os diálogos das pessoas, ao sentir como falam, o silêncio para fazer sobressair o piar dos pássaros... Senti tudo, eu que ao fim de vinte e alguns anos lá voltei, logo senti aquele cheiro de que pensava já não me lembrar... Até nesta reportagem feita pela TSF o cheiro de África voltou novamente (1).

Luís, esta semana para mim é mesmo de nostalgia, mas ao mesmo tempo de alegria, imaginar o Victor Tavares em Guidaje (2), terra em que vivi oito meses da minha passagem pela guerra do ultramar (para eles, guineenses, de libertaçãoa. E agora esta reportagem... Como deves cálcular, vem tudo ao de cima... Como sinto aqueles tempos, na altura difíceis! ... Mas porque não fazermos deles, agora, a trinta e mais alguns anos de distância, tempos de alegria, ouvir aquele povo dócil, ouvir o Leopoldo Amado (ainda não o conheço a não ser agora de voz)...

Parabéns, e ao Carlos também, pelo projecto AD, pelo projecto Guiledje... Não se deve desistir, por uma Guiné melhor.

Confesso, que tenho uma certa dificuldade em ultrapassar as minhas emoções quando falamos da Guiné, mas com paciência lá vai, tem de ser!...

Quando estive na Guiné em 2000, vi alguns macacos, mas muito poucos. É preciso que o governo os proteja, para não serem extintos.

Um abraço, Albano Costa (3)

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 11 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1583: Sons e emoções: o Cantanhez e o Dari, a terra ardente e vermelha, a gente boa (Torcato Mendonça / Zé Teixeira)

(2) Vd. 8 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1573: O Victor Tavares, da CCP 121, a caminho de Guidaje, com uma equipa da TVI (Luís Graça)

(3) O Albano esteve em Guidaje, durante a sua comissão na Guiné (CCAÇ 4150, 1973/74). Voltou à Guiné, com o filho, Hugo Costa, em Novembro de 2000. O Hugo voltou lá novamente em Abril de 2006.

Sem comentários: