domingo, 17 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1854: Louvores e condecorações (1): o 1º Cabo Escriturário da CCS do BART 2893, Constantino Neves

Cópia do louvor atribuído ao 1º Cabo Escriturário Constantino Neves, da CCS do BART 2893, pelo tenente-coronel Fernando C. Magalhães (?)... Excerto do teor do louvor: (...) "porque durante a sua comissão de serviço na Província da Guiné demonstrou elevado espírito de bem servir, qualidades de trabalho e sentido de responsabilidade que o levaram a ocupar muitas das suas horas de descanso ou distracção a executar inúmeras tarefas cuja realização urgente se impunha, sendo por isso a colaboração, dada ao seu Comandante de Companhia, prestimosa.

"Em complemento, exibiu sempre aprumo e atavio invulgares e, com a sua conduta e trato afável, ganhou jus a que o seu exemplo seja de realçar perante os militares da Unidade"

Foto: © Tino Neves (2007). Direitos reservados


1. Mensagem do Tino Neves, d Almada, com data de 2 de Maio de 2007:

Camaradas Luís Graça e Carlos Vinhal:

Acabo de ver no blogue, o post P1722, de 2 de Maio de 2007 (1) , o tema que inclui louvores e punições em que o camarada Jorge Cabral mostra o seu Louvor com muito orgulho, assim como outros camaradas o fizeram atrás, o Mexia Alves (2) e Vitor Junqueira (3) e outros, aos quais eu tiro o quico ou a bóina, porque não há que ter vergonha de falar ou mostrar os seus louvores. De facto, se os tiveram, é porque os mereceram. E não é a mesma coisa como o puxar dos galões, já que muitos dos louvados eram simples soldados rasos.

Não vou deixar de mostrar o meu, que como 1º. Cabo Escriturário que era, não me foi atribuído por grandes feitos operacionais. De igual forma fui merecedor dele, e dele me orgulho.

O nosso blogue está cheio de estórias de grandes feitos, com bastante valentia, o que me leva a pensar que, na maior parte dos casos, os camaradas intervenientes terão sido louvados, pelo que, desde já, dou o mote ao editor, o Luís, para que seja criada uma galeria de louvores.

Um abraço

Tino Neves
Ex-1º Cabo Escriturário
CCS/BCAÇ 2893
Nova Lamego (Gabu) 1969/71


2. Comentário de L.G.: Tino, aceito a tua sugestão... Mas, para que isto não se torne uma feira de vaidades, fica também espaço para as punições... Os louvores e punições são, seguramente, documentos que, se sujeitos a uma boa análise de conteúdo, dizem muito sobre o que foram as nossas forças armadas, a nossa actividade operacional, os nossos comandantes, nós próprios (que estávamos longe de ser o "espelho da Nação"...).

Há camaradas que também se orgulham das porradas que apanharam na tropa e sobretudo na Guiné... Estou-me a lembrar, por exemplo, do nosso camarada João Tunes, que apanhou uma porrada no Pelundo, na sequência da desobediência a uma ordem absurda, arbitrária, exorbitante, numa típica situação de uso e abuso de poder por parte do seu comandante de batalhão...

A história é conhecida da nossa malta: por se recusar a dar um estalo num cabo de transmissões, desobedecendo à ordem do tenente coronel, o João Tunes acabou por ir parar ao sul, a Catió, sendo colocado noutra CCS, noutro Batalhão... Sabemos quem, no final, saiu pela porta grande, com louvor & distinção...

Vd. Blogue do João Tunes > Bota Acima > post de 7 de Abril de 2004 > Jogo de cartas

Já em tempos comentei que se tratava de um texto delicioso onde o João relata as noites, chatas p'ra burro, em que era obrigado a jogar king com o seu comandante, o tenente-coronel Romeira; em que evoca as bravatas sexuais dos tugas; e nos fala da famosa porrada que apanhou por recusar bater num cabo de transmissões sob o seu comando, porrada essa que o levou do Pelundo até ao Catió.
________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 2 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1722: Provetas, crime e castigo, louvores e punições, erros e perdões (Jorge Cabral)

(2) Vd. post de 18 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1674: Efemérides (3): A tragédia do Quirafo: rezar pelos mortos e perdoar aos vivos (Joaquim Mexia Alves)

(3) Vd. posts de:

15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1526: Em louvor do comandante Vitor Junqueira (Lema Santos)

6 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1567: Operação Larga Agora, na região do Tancroal, com a CCAÇ 2753 (Vitor Junqueira)

Sem comentários: