Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Guiné 63/74 - P3031: Convívios (70): Pessoal da CCAÇ 816, no dia 10 de Maio de 2008, em Viana do Castelo (Rui Silva)
Rui Silva
ex-Fur Mil
CCAÇ 816
Bissorã, Olossato, Mansoa
1965/67
1. Em 6 de Julho recebemos o reenvio (a nosso pedido) de uma mensagem de 15 de Maio do nosso camarada Rui Silva, onde ele nos dava notícia do Convívio Anual da CCAÇ 816.
Caro Vinhal:
Agradeço a tua atenção e recebe desde já um abraço com os votos de saúde e boa disposição par ti, Luís Graça e Briote.
O mail que te enviei há tempos não terá sido bem feito por mim, pois fi-lo de forma diferente. Também foi com alguns erros de digitação, porque foram palavras mal escritas que eu pensei que não iam. Um lapso meu.
Espero agora, que com este movo mail tudo se regularize.
Peço desculpa.
Portanto este será o mail tido como oficial.
Mais uma vez agradeço a tua atenção.
Rui Silva
Convívio Anual da CCAÇ 816
No passado Sábado, dia 10 de Maio de 2008, teve lugar mais um alegre e salutar Convívio Anual da família 816.
Do programa com ponto de encontro no Mosteiro da S.ta Luzia em Viana do Castelo, constou, como habitualmente, de uma missa por alma dos camaradas falecidos em combate e também dos outros que infelizmente nos vão deixando.
Houve de seguida uma romagem ao cemitério de Perre (arredores de Viana do Castelo) onde o numeroso grupo da 816 e seus próximos familiares prestou uma homenagem ao seu saudoso e querido amigo Tiago Manso, falecido numa emboscada numa Pperação a Iracunda, no OIO, no ano de 1966.
Como sempre, o então Capitão e Comandante da Companhia Luís Riquito, fez uma prelecção junto ao Mausoléu onde se encontram os restos mortais do Tiago Manso, evidenciando e enaltecendo as nobres qualidades do combatente Manso que viu a vida fugir-lhe em plena juventude e quando se integrava num grupo de companheiros indefectíveis e que como ele corajosamente lutavam.
Seguiu-se um almoço na Quinta do Sapo (arredores de Viana do Castelo) onde os elementos da 816 mais os seus queridos familiares, confraternizaram numa sã e sempre bem-disposta convivência.
Cabe aqui uma palavra de apreço ao grande amigo e colega de combate Armando Barrumas que em colaboração com as suas queridas filhas proporcionou uma festa bem cuidada e bem organizada.
Até ao ano boa gente da 816!!
Aproveito a oportunidade para pedir que considerem futuramente o meu novo endereço
Um abraço para todos os tertulianos
Rui Silva
Foto 1>O grupo da 816, muitos militares e seus familiares junto ao Mosteiro de S.ta Luzia em Viana do Castelo que foi o ponto de encontro.
Foto 2> O então Capitão na altura da Campanha, Luís Riquito, fez, como habitualmente, uma prelecção aludindo aos nobres valores do querido e saudoso amigo Tiago Manso junto à sua sepultura, e falecido em combate na Guiné (zona de Iracunda-região do OIO no ano de 1966.)
Foto 3> Lápides no Mausoléu aonde se encontram os restos mortais do Tiago Manso.
Foto 4> A mesa dos Oficiais no almoço de Confraternização: da esq.: O ex-Alferes Castro; o ex-Alferes Esteves; O então Capitão Luís Riquito (hoje Coronel na reforma) e o ex-Alferes Costa.
Foto 5> O partir do tradicional bolo (o emblema da Companhia). Uma neta do Organizador do evento, o nosso querido amigo de luta o Armando Barrumas, ajuda o capitão Riquito à divisão do bolo. Ao lado o ex-Alferes Costa sempre com o seu sentido de bom-humor presente
Foto 6> O organizador do evento deste ano: O Armando "Barrumas" que com brio e empenho e com a ajuda das suas querida filhas tornaram o evento muito completo e impecável.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário