1. Mensagem do nosso camarada Almeida Soares, com data de 11 de Setembro de 2008
Caros amigos e camaradas:
É com muita emoção que vos dirijo esta pequena mensagem, porque casualmente encontrei uma referência ao Batalhão do qual fiz parte (1). Pertencia à CCS/BCAÇ 1857 e era o Fur Mil Soares, mais conhecido pelo furriel da viola.
Como estou a fazer um vídeo, com fotos claro, lembrei-me de consultar a NET e não é que tive a sorte de encontrar o vosso blogue.
Penso, não li tudo ainda, que estão aqui por Leça da Palmeira… ou não?
Eu resido em Perafita. Gostaria de vos enviar os meus parabéns pelo óptimo trabalho realizado.
Um forte abraço para todos vocês, e continuem,
Ao v. dispor
A. Soares
Mansabá, onde esteve o BCAÇ 1857 do nosso camarada Almeida Soares.
2. Resposta enviada ao nosso camarada no mesmo dia
Caro Almeida Soares
Obrigado por nos escreveres.
Porque não aderes ao nosso Blogue, já que te deu alguma alegria ver uma referência ao teu Batalhão?
Podes também contribuir com as tuas estórias e as tuas fotos, dando assim a conhecer aos camaradas que nos lêem algo que ainda não terá sido contado. Cada um de nós viu a guerra segundo a sua óptica, os seus princípios, a sua arma, o local onde esteve e a época em que cumpriu a sua comissão.
Com respeito ao nosso Blogue, posso dizer-te que foi ideia do nosso Editor Luís Graça que o fundou, provavelmente sem imaginar no que iria dar em matéria de participação. Deves ter reparado que temos já mais de 700 mil visitas, mais de 250 tertulianos e um sem número de leitores.
O Luís é de Lisboa, onde é Professor na Universidade Nova de Lisboa e tem como colaboradores o Virgínio Briote e eu próprio, Carlos Vinhal.
No nosso blogue há alguns camaradas do concelho de Matosinhos, sendo eu na verdade morador em Leça da Palmeira.
Há uma Tabanca de Matosinhos, composta por camaradas de Matosinhos e não só, que quase todas as quartas-feiras se reune para um almoço de trabalho na Casa Teresa, em frente à Lota de Matosinhos, e que vai fazendo uns périplos aqui e ali.
Lê o lado esquerdo da nossa página, onde tens as respostas a possíveis interrogações que te possam surgir e manda-nos uma foto actual e outra do teu tempo de tropa (em formato tipo passe de preferência) para começares a fazer parte da nossa Tabanca Grande, como também é conhecido o Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Um abraço do camarada e vizinho
Carlos Vinhal
____________
Nota de CV
(1) - Vd. poste de 2 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3163: O Nosso Livro de Visitas (25): Francisco Passeiro, ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 1421/BCAÇ 1857 (Mansabá, 1965/67)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Olá Soares, sê bem aparecido aqui à Tabanca Grande!
Eu sou o Cabral da 1420 que apareci em Santa Margarida já com o batalhão de malas preparadas para a viagem.
Há dias quando encontrei aqui o Passeiro também deixei um comentário e já falámos depois disso.
Do nosso batalhão apenas somos 4(por aqui na Tabanca Grande) - Rui(1420), Passeiro (1421), tu (CSS) e eu (1420).
Se quiseres recordar aquelas paragens podes ir ver aqui:
http://entrefogocruzado.wordpress.com/
...e até podes colaborar com texto e fotos.
Um grande abraço
Henrique
Correcção:
onde está CSS deve estar CCS.
Enviar um comentário