Guiné-Bissau > Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da Semana > 14 de Setembro de 2008 > "Um grupo de 11 guineenses da Guiné-Conakry (Nanias) fez recentemente uma visita ao pólo de desenvolvimento do ecoturismo de Cantanhez, para um intercâmbio de experiências, uma vez que eles estão envolvidos num programa similar no seu país, na Ilha de Nuno Tristão.
"Foram recebidos por Abubacar Serra (de camisa branca) que manifestou o interesse no incremento da ideia da criação de um Parque Transfronteiriço que uniformizasse as disposições em relação aos recursos naturais, à defesa dos corredores de animais selvagens e à implantação de uma série de locais turísticos.
"Os visitantes ficaram muito impressionados pela excelente integração da população local na gestão do Parque e, em especial, com as opções arquitectónicas simples e bonitas dos bungalows de Iemberém".
(Aproveitamos para saudar o Abubacar Serra, técnico da AD, director do PIC - Programa Integrado de Cubucaré, e que segundo informações do nosso amigo Pepito, em Lisboa, teria tido recentemente alguns problemas de saúde. A ser verdade, desejamos-lhe rápidas rápidas e pleno restabelevimento, por que a Guiné-Bissau e o Cantanhez, muito em particular, precisam da sua grande competência e forte empenhamento).
Foto e legenda: AD - Acção para o Desenvolvimento (2008). Direitos reservados (com a devida vénia...)
1. Mensagem recebida da Casa da Guiné em Coimbra, através do seu presidente, o nosso amigo Julião Soares Sousa, guineense, investigador, doutorado em História Contemporânea, que conhecemos na sua terra natal, por ocasião do Simpósio Internacional de Guileje (1-7 de Março de 2008) em que participámos como conferencistas (LG):
Guiné-Bissau: comemorações dos 35 anos de independência > Programa (provisório) > De 18 de Setembro a 18 de Outubro de 2008, – Coimbra
18 de Setembro:
16h30 – Apresentação do programa das comemorações à Comunicação social
20/09/2008:
16h30 – Jogo de futebol entre antigos jogadores guineenses residentes em Portugal e a selecção da Guiné e Cabo Verde do distrito de Coimbra.
20h00– Jantar de confraternização.
00h00 – Grande convívio na Via Latina.
23/09/2008 –
Inauguração do ciclo de conferências: Guiné-Bissau 35 anos de Independência (sessão inaugural com a presença do Doutor Leopoldo Amado, Historiador guineenses).
24/09/2008
17h00 – Documentário: “As duas faces da Guerra”, filme-documentário de Flora Gomes e Diana Andringa (com a presença de Diana Andringa), seguido de Debate.
Concerto do Grupo Cabaz/músicas de José Carlos Schwarz (*)
26/09/2008
21h00 – Grande Sarau Cultural (auditório do IPJ - Instituto Português da Juventude)
Convívio na Discoteca Massas.
16/10/2008 –
17, 30 – Inauguração de uma exposição de fotografias e de slides alusivos à guerra colonial e à proclamação da independência da Guiné (Casa Municipal da Cultura) (curta actuação de um Grupo)
18/10/2008 –
10h00 – Visita guiada das crianças e adolescentes guineenses ao Portugal dos pequenitos
11h00 – Passeio de barco pelo rio Mondego (Basófias)
11h45 – Lançamento de balões (com as cores da bandeira guineense junto ao rio Mondego. Encerramento de actividades.
_________
Nota de L.G.:
(*) Artista e patriota guineense (1949-1977) > Vd. poste de 22 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2203: Artistas guineenses (2): José Carlos Schwarz (Didinho/Virgínio Briote)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
24 de Setembro de 1973 na Madina do Boé.
Será que dentro da abrangência deste blog, não caberia um relato das commemorações e dos discursos, quer em Bissau, quer no local mítico do Boé, transmitido pelos nossos co-tertulianos guineenses?
Penso que fazia muito sentido, passados 35, para a compreensão da guerra que aqui "historiamos".
Um abraço
Antº Rosinha
Não estão erradas as primeiras datas?
18 de setembro 5ª feira, etc, etc
Enviar um comentário