terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8678: Tabanca Grande (296): José Lima da Silva, ex-Soldado da CCAÇ 1496/BCAÇ 1876 (Bissum, Pirada e Bula, 1966/67)

1. Mensagem do nosso novo camarada e tertuliano, José Lima da Silva, ex-Soldado da CCAÇ 1496/BCAÇ 1876, Bissum, Pirada e Bula, 1966/67, com data de 7 de Agosto de 2011:

Sou José Lima da Silva, ex-Soldado da CCAÇ 1496/BCAÇ 1876, natural de Barcelos, residente no Porto.

Embarquei para a Guiné em Janeiro de 1966, tendo regressado em Novembro de 1967. Estivemos em Pirada, Paúnca, Bula, Naga, Bissum, outras localidades pertencentes à zona militar de Bula, também estivemos em Encheia onde fomos dar apoio a um Pelotão que estava cercado pelos inimigos.

A nossa Companhia era de intervenção rápida, onde fosse necessário.

Saúde e felicidades para todos os camaradas em geral

José Lima da Silva
Ex-Soldado 81795/65



2. Comentário de CV:

Caro José Lima, bem-vindo à Tabanca Grande.
Estás apresentado à tertúlia embora te falte a foto actual e uma pequena história. Sabes que nestas coisas não facilitamos e a "jóia" tem que ser paga.

Proponho até que para começar que nos contes como ganhaste aquela Cruz de Guerra que ostentas na foto acima. A foto documenta algum "10 de Junho"? Se sim diz em que ano.
Reparo que não tens emblemas nem armas na farda pelo que estarias já na disponibilidade. Ou estou enganado?

Além de nos pores ao corrente destes pormenores poderás contar-nos outras histórias sobre a tua passagem pela Guiné e enviar-nos mais fotos para publicação. Não te esqueças de nos dizeres que local e situação documentam as fotos, para não acontecer como esta que não identifica o local e a cerimónia.

Já agora ficas informado de que temos na tertúlia o ex-Alf Mil Diamantino Pereira Monteiro da tua Companhia.

Ficamos à espera de mais notícias tuas. Até recebe desde já um abraço da tertúlia.

O teu novo camarada e amigo
Carlos Vinhal
____________

Notas de CV:

- Estandarte da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887 da colecção do nosso camarada Carlos Coutinho, com a devida vénia

Vd. último poste da série de 3 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8633: Tabanca Grande (295): Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887 (Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68)

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem vindo, caro José Lima da Silva. Fizeste muito bem em enviar a foto da cerimónia da tua condecoração. Deves sentir orgulho em teres a Cruz de Guerra. E ainda mais porque (segundo a lista em ultramar.terraweb) a acção em que te distinguiste de modo a mereceres a condecoração ocorreu mesmo no fim da tua comissão: 3 de Novembro de 67. Foi mesmo sofrer até quase ao último minuto!
Como diz o camarada Carlos Vinhal, queremos saber o que aconteceu nessa acção.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

manuelmaia disse...

Caro Zé Lima Silva,

Também estive em Bissum,mas sou periquito à tua beira.
Estive lá cerca de sete meses para depois rumar para o Cantanhez.
No meu tempo havia dois grupos de milicia.
Aquela a que chamávamos velha por ser mais antiga(provavelmente do teu tempo de que recordo o nome de Armando - chefe de secção - e o de Eusébio...) e a milicia nova creio que criada em 71 onde pontificava o seu comandante Inchunfla que ganharia mesmo o prémio governador.

Anónimo disse...

Não me canso de "regressar" a esta fotografia. É das tais de antologia. As expressões daqueles três camaradas transmitem uma tristeza profunda. Não sei se é só isto.
Ficamos com arrepios ao olhar bem a foto. Pelo menos é o que me acontece. Que estariam a sentir naquele preciso momento?

Um abraço,
Carlos Cordeiro