terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8680: Tabanca Grande (297): José Carlos Ramos dos Santos Gabriel, ex-1.º Cabo Op Cripto da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Nhala, 1973/74)

1. Mensagem do nosso novo camarada José Carlos Ramos dos Santos Gabriel, ex-1.º Cabo Op Cripto da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Nhala, 1973/74, com data de 15 de Agosto de 2011:

José Carlos Ramos dos Santos Gabriel
Nascido a 01 de Novembro de 1951
Natural de Cova da Piedade – Almada
Residente na Amora – Seixal
1.º Cabo Op Cripto da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Nhala, 1973/74

Camaradas
Só agora me passou pela ideia sondar no Google a possibilidade de encontrar algo relacionado com o BCAÇ 4513 e eis que me deparei com o vosso/nosso blogue e Tabanca Grande.

Já tentei ler o mais possível algumas das notícias colocadas no mesmo mas terei que o fazer com mais calma para me ir relembrando de algo com interesse para enviar.

Infelizmente não tenho recordação do embarque para a Guiné do Batalhão em virtude de na data da partida me encontrar a prestar serviço na Defesa Nacional e não me ter sido permitido embarcar sem ter o meu substituto presente, razão pela qual só embarquei em 12 de Maio 1973 nos TAM, depois de muita insistência minha com o receio de vir a passar a rendição individual.

Agradeço a todos os meus ex-camaradas da altura que se prontificaram a fazer o meu trabalho até chegar o meu substituto pois sem este apoio não me teria sido dada a possibilidade de embarque.

O meu regresso também não foi com o Batalhão porque estava de férias na dita Metrópole a poucos dias de regressar à Guiné quando recebi um telefonema de um camarada a informar que o Batalhão já tinha regressado e para me dirigir ao quartel do Campo Grande para fazer o espólio.

Durante o tempo de permanência na Guiné vim sempre de férias logo que me era permitido visto já ser casado e ter a minha filha, e foi numa destas situações que mais uma vez não me juntei ao Batalhão no regresso.

Ainda mantive contato até 1997 com dois camaradas, o 1.º Cabo Rádio Telegrafista Luís Oliveira e o Furriel de Transmissões Roque, ambos residentes no concelho do Barreiro mas por razões da minha mudança de situação profissional perdi os contatos.

Relembro neste momento um torneio desportivo efectuado em Aldeia Formosa e se a memória me não atraiçoar terá sido em 1973 onde fui representar a 2.ª CCAÇ na modalidade de andebol e futebol de salão, hoje conhecida de FUTSAL.

As memórias vão aparecendo conforme vamos vendo as imagens e lendo os comentários de outros camaradas.

Saudações amigas e um até breve.
José Carlos
jocamora@gmail.com


2. Comentário de CV:

Caro camarada José Carlos Gabriel, bem aparecido nesta Tabanca Grande, Caserna Virtual, onde as portas de entrada estão sempre escancaradas de modo a que qualquer ex-combatente da Guiné possa entrar sem bater.

O teu Batalhão, mobilizado pelo RI 15 de Tomar, está registado na Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974), 7.º Volume - Fichas das Unidades, Tomo II - Guiné, como BCAÇ 4513/72, que embarcou para Guiné em 16 de Março de 1973. A tua 2.ª CCAÇ regressou em 4 de Setembro de 1974.

Pelo que nos contas, andaste sempre de candeias às avessas com o teu Batalhão. Não foste com a malta por impedimento de funções, olha o teu "azar" e ainda por cima a "guerra acabou" estavas tu junto da tua família. Até nem te podes queixar muito.

Tens com certeza, pelo meio, muitas histórias para contar e algumas fotos para mostrar. Este blogue está à tua inteira disposição para publicar os teus trabalhos.

Até novo contacto, fica com um abraço de boas-vindas da tertúlia e dos editores.

O teu novo camarada e amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 16 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8678: Tabanca Grande (296): José Lima da Silva, ex-Soldado da CCAÇ 1496/BCAÇ 1876 (Bissum, Pirada e Bula, 1966/67)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gabriel:

Eu que também passei algumas vezes por Nhala, em colunas entre Buba e Mampatá, nos anos de 1972/73/74, de alguma forma me sinto próximo de ti.Por isso te saúdo de modo muito especial. Pertenci à CART-6250 de Mampatá, chegamos à Guiné no dia 27 de Junho de 1972 e regressamos a Lisboa no dia 24 de Agosto de 1974.Parte da actividade operacional da vossa companhia foi desenvolvida em articulação com a nossa nomaéadamente no âmbito da protecção dos trabalhos de construção da estrada para Buba. O capitão da tua companhia era o Braga da Cruz, o meu era o Marcelino.
Aqui neste maravilhoso blog vais ter o ensejo de (re)conhecer histórias e pessoas desses tempos. Vai contando o que souberes.

Um grande abraço.

Carvalho de Mampatá.

Anónimo disse...

Amigo e camarada Carvalho de Mampatá.
É com enorme satisfação que reencontro antigos camaradas da nossa guerra. Tens razão ao dizer que o meu comandante éra o capitão meliciano Braga da Cruz o qual não acabou a comissão junto da companhia como é do conhecimento geral. Tenho pena de encontrar poucos comentários sobre a minha companhia a 2ª CCAÇ do BCAÇ 4513. Provávelmente muitos dos nossos camaradas não saberão da existência deste blog e caberá a todos nós divulgar o mais possivel o mesmo. Ainda te lembras de na construção da estrada Aldeia Formosa para Buba as vezes que o IN destruiu os pontões ? E depois do 25 de Abril as vezes que se ia a Buba ao banhinho sem sequer se levar qualquer arma ? Que grandes recordações.
Um forte abraço do camarada
José Gabriel de Nhala.