domingo, 30 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8963: As músicas pop/rock anglo-americanas mais em voga em 1972/73 e que eu ouvia no mato (III e última parte) (Luís Dias)


Guiné > Zona leste > Setor de Galomaro > Dulombi > CCAÇ 3491 (1971/74) > Em primeiro plano, o Gen Spínola e o Cap Mil Pires, comandante da CCAÇ 3491, na inaguração do Quartel do Dulombi, em 27 de Abril de 1972. Em 2º plano, o Alf Mil Dias.

Foto (e legenda): © Luís Dias (2011).  Todos os direitos reservados. 



1. Continuação do texto de Luís Dias (*):


As músicas pop/rock anglo-americanas mais em voga em 1972/73 e que eu ouvia no mato (III e última parte)

por Luís Dias

ANO DE 1973



10 CC – “Rubber bullets”, um tema interessante sobre uma revolta numa cadeia e a repressão a surgir feita de balas de borracha, foi o segundo single desta banda que se lançara na música com este nome em 1972, embora os seus principais membros viessem de outros grupos, nomeadamente, dos Mindbenders. O seu maior êxito iria surgir em 1975, com o tema “I´m not in love”.


ALICE COOPER – “No more Mr. nice guy” e “Billion dollar babies” são temas da evolução desta banda que foram sucessos.


AMERICA – “Don´t cross the river” foi mais um bela canção deste grupo vocal.


BILLY JOEL – “Piano man” é o primeiro sucesso deste cantor/compositor e pianista nova iorquino, retirado do álbum com o mesmo nome, saído também em 1973. Muitos outros grandes sucessos se seguiriam, mormente:”The entertainer”, “Just the way you are”, “The stranger”, “Honesty”, “You maybe right”, “It´s still rock´n´roll to me”, “This is the time”, “Uptown girl”, (de 1983, em cujo teledisco entrava a lindíssima super modelo Christie Brinkley, na altura esposa do cantor e que era famosa pelo anúncio ao Martini, em que entrava de patins num elevador, com uma bandeja com a bebida) “We didn´t start the fire”, “New York state of mind”, “Good night Saigon” e “River of dreams”. Billy Joel retirou-se da produção de álbuns em 1993, dedicando-se a concertos ao vivo. Produziu 13 álbuns de originais, 4 álbuns ao vivo, 11 colectâneas de êxitos e 59 singles.


BLACK SABBATH – “Sabbath bloody sabbath”. A banda continuava em grande estilo e este tema foi a grande música do seu trabalho com o mesmo nome. A partir deste álbum o sucesso manteve-se em termos de concertos ao vivo, mas os temas que foram saindo não tiveram o êxito dos temas dos álbuns produzidos até 1973. O grupo continuou a fazer originais até 1995, com mudanças constantes na composição dos membros da banda.


BOB DYLAN – “Knockin´on heaven´s door” é uma das músicas mais importantes deste fabuloso cantor e foi composta para o filme do realizador Sam Peckinpah, “Pat Garret & Billy The Kid”. Mais tarde, Eric Clapton teria um grande êxito com esta mesma composição.


BOB MARLEY – “I shot the sheriff”- Um grande tema e um grande êxito para o cantor jamaicano, um dos monstros da música Reggae. Morreu de cancro em 1981 e o seu enterro na Jamaica foi uma cerimónia digna de qualquer chefe de estado. “Lively up yourself”, “Get up, Stand up” e o fabuloso “No woman, no cry” são temas que ainda mexem com os amantes da boa música. Eric Clapton também pegou no tema “I shot the sheriff” e fez dele um sucesso.


COCKNEY REBEL –“Sebastian”: O tema mais conhecido desta banda, que em 1975 adoptaria o nome de Steve Harley & The Cockney Rebel. Praticando um Art Rock/Glam Rock, o grupo nunca atingiu grande fama, embora tivesse um grande núcleo de fãs na Grã-Bretanha.


ELTON JOHN – “Candle in the wind”, “Crocodile rock” e “Saturday night it´s all right for fighting”, com estes temas Elton continuava a sua ascensão para o estrelato e iriam consagrá-lo como um dos grandes compositores da música moderna.


EMERSON, LAKE & PALMER – “Still you turn me on” e “Jerusalem”, ambas do album “Brain salad surgery” do ano de 1973 foram os temas do momento para este grupo.


GENESIS – “I know what I like”, “Firth of fifth” e “The battle of epic forest”, foram os temas mais importantes do excepcional álbum “Selling England by the pound”, sendo que o primeiro tema era dos mais apreciados pelos fâs da banda e foi, sem dúvida, um grande sucesso comercial. Em 1974 sairia o álbum colocaria os Genesis como uma das mais importantes bandas da cena rock – o “The lamb lies down on Broadway” – em que se salienta as músicas “The lamb lies down on Broadway”, “Counting out time”, “The carpet crawlers” e “The lamia”.


Em 1975 a banda deu um concerto memorável no pavilhão de Cascais (em que tive o privilégio de estar presente) e regressou ao nosso país, em 1990, para um concerto no Estádio de Alvalade (em que também estive presente).


GENTLE GIANT –“In glass house” foi uma das mais populares canções desta banda inglesa de Progressive Rock/Jazz Rock/Symphonic Rock, que se iniciara em 1970, sendo que em 1973 lançaram o seu quinto trabalho. A banda nem sempre foi muito bem acolhida, embora os seus membros fossem excelentes músicos. Produziram 11 álbuns de originais, 5 ao vivo e 6 compilações.


JIM CROCE – “Which way are you going” é, do meu ponto de vista, uma das melhores músicas deste cantor/compositor, falecido num desastre de aviação nos Estados Unidos, neste mesmo ano. É também uma das músicas mais importantes da cena rock internacional.

“Which way are you going? Which side you will be on? Will you stand and watch, while all the seeds of hate are sown”


“Qual é o caminho por onde vais? De que lado é que tu estás? Ficas parado a olhar enquanto as sementes do ódio estão a germinar”.


“One hand on the bible, one hand on the gun”  (Uma mão na bíblia e a outra mão na arma).

“´Cause you love the baby, but you crucify the man” (Amas a criança, mas crucificas o homem).

JOHN LENNON –“Mind games”, de um dos mais prestigiados elementos dos “FAB FOUR”, ou seja dos Beatles, era o tema preferido do seu álbum com o mesmo nome. John Lennon, após a separação dos Beatles, inicia uma carreira a solo que obteve grandes êxitos, em especial com temas como: “Peace a chance”, “Instant kharma”, “Mind Games”, “Imagine”, “Bless you”, “What ever gets thru´the night”, “Just like starting over” e “Woman”. O músico viria a ser assassinado a tiro, pelo fanático Mark Chapman, com 4 tiros pelas costas, em 8 de Dezembro de 1980.


LED ZEPPELIN –“The song remains the same” é o tema principal do album deste super grupo de Blues Rock/Folk Rock/Hard Rock/Heavy Metal, saído neste ano.


A banda formou-se em 1968, em Inglaterra, com os músicos: Robert Plant (Vocalista), Jimmy Page (Guitarrista), John Paul Jones (Baixista/Teclista) e John Bonham (Baterista). A batida rítmica, o som da guitarra, o timbre do vocalista, tornaram-nos precursores do Hard Rock e Heavy Metal. É considerada a melhor banda dos anos 70 e uma das melhores de toda a história do rock. Venderam 300 milhões de discos em todo o mundo, sendo que 111,5 milhões deles o foram nos EUA. Se os Beatles influenciaram a década de 60, o mesmo se pode dizer dos Zeppelin na década de 70. A banda terminou em 1980, após a morte do seu baterista Bonham. Em 2007 os membros sobreviventes e o filho do falecido Bonham (Jason Bonham) reuniram-se para um concerto na O2 Arena, em Londres.


A discografia da banda consiste em 9 álbuns de estúdio, 3 álbuns ao vivo, 9 discos de compilações, 19 singles e 2 vídeos álbuns.


Os meus temas predilectos são: Álbum Led Zeppelin (1969): “Good times, bad times”, “Babe I´m gonna leave you”. Álbum Led Zeppelin II (1969): “Whole lotta love”, “Heartbreaker”. Álbum Led Zeppelin III (1970): “Immigrant song”, “Since I´ve loving you”. Álbum Led Zeppelin IV(1971):”Black dog”, “Rock´n´roll”, “Stairway to heaven”. Álbum Houses of the holy (1973): “The song remains the same”. Álbum Physical graffiti (1975): “Kashmir”. Álbum Presence (1976):”Nobody´s fault but mine”. Álbum In through the outdoor (1979): “In the evening”, “All my love”.


MIKE OLDFIELD –“Tubular bells” é uma obra musical deste excelente músico multi-instrumentista que tendo sido gravada no ano de 1972, apenas saiu em 1973, aquando do lançamento da editora Virgin Records.

Em 1983 o tema “Moonlight shadow” iria ser um êxito à escala mundial, mas irá ficar na história da música rock, essencialmente, pela obra “Tubular bells”.


PAUL McCARTNEY & THE WINGS –“My love”, "Band on the run” e “Live and let die” (música do filme de James Bond do mesmo ano), foram os temas mais importantes deste importante músico, o ex-baixista dos Beatles, no ano de 1973. Sir Paul é um dos maiores compositores da música rock, segundo as revistas da especialidade. Quer nos Beatles, quer com os Wings, quer a solo, Paul construiu algumas das mais belas composições da música moderna. Não nos esquecemos da fantástica música dos Beatles “Yesterday”, considerada a canção com mais diversas “covers” de todos os tempos e as que compôs a solo como: “Baby I´m amazed”, “Another day”, “Mary had a little lamb”, “My love”, “Live and let die” (usado como tema de um filme de James Bond), “Jet”, “Bando on the run”, “Silly love songs”, “Mull of Kintyre”,”Ebony and Ivory” (com Stevie Wonder),”Tug of war”, “Say say say” (com Michael Jackson), “Pipes of peace”, “No more lonely nights”, “We all stand together” e “Spies like us”.


PAUL SIMON – “Kodachrome” e “Take to the mardigras” são temas importantes da carreira a solo deste compositor/cantor.


PINK FLOYD – “The Great gig in the sky”, “Breathe”, “Time”, “Money”, e “Us and them”, 4 maravilhosos temas do mais importante álbum destes extraordinários músicos, “The Dark side of the moon”.

A banda de Progressive Rock/Psychedelic Rock, teve o seu início em 1965, fundada por: Roger Waters (guitarra baixo e voz), Richard Wright (teclista), Nick Mason (baterista) e Syd Barrett (guitarrista e voz). Em 1967 surgiu o seu primeiro álbum, “The piper at the gates of down”, onde se incluíam os singles, “Arnold Layne” e “See Emily Play”.

Devido a doença Syd é substituído em 1968 por David Gilmour, embora ainda tome parte no segundo álbum (a única vez que os Pink são 5 elementos), “A saucerful of secrets”, de 1968. Seguem-se os álbuns: “More” (1969”, “Ummagumma” (1969), “Atomic heart mother” (1970), “Meddle” (1971), “Obscured by the clouds” (1972), “The dark side of the moon” (1973), “Whish you were here” (1975), “Animals” (1977), “The wall” (1979). Nesta altura Rick Wright abandona a banda e na gravação do álbum “The Final cut” (1983), é substituído por Andy Bown (órgão) e Michael Kamen (piano).

Em 1985 Roger Waters, uma das figuras mais importantes da banda entra em litígio com os outros membros e abandona o grupo, que continuam a tocar usando o nome de Pink Floyd o que foi contrariado em tribunal por Waters, tendo no entanto a formação restante conseguido o acordo. Em 1987, Richard Wright retorna ao grupo e é lançado o álbum “A momentary lapse of reason”, seguindo-se em 1994 o álbum “Division bell”.


A banda Pink Foyd é uma das mais extraordinárias rock bands de todos os tempos, com 200 milhões de discos vendidos, influenciando muitos outros músicos. O álbum “the dark side of the moon” manteve-se no Top 100 de vendas por mais de uma década.Temas como: “If”, “Echoes”, “Atomic heart mother”, “Stay”, “The Great gig in the sky”, “Breathe”, “Time”, “Money”, e “Us and them”, “Shine on your crazy diamond”, “Whish you were here”, “Pigs on the wing 1”, “Another brick in the wall”, “Comfortably numb”, “Run like hell”, “Not now John”, “Learning to fly”, “The dogs of war”, “On the turning away”, “What do you want from me”, “Take it back”, “Coming back to life”, “High hopes”, “A great day for freedom” e “Keep talking” são conhecidos à escala mundial.


Tive a alegria de assistir ao 1º concerto dos Pink Floyd em Portugal (22 de Julho de 1994), com 60 000 pessoas (mais 60 000 no segundo, a 23/7), realizado no Estádio de Alvalade.


Em 2 de Julho de 2005, a banda reuniu-se novamente para um show no “Live 8”, em Londres, contando também com a presença de Roger Waters. Era a primeira vez em 24 anos que voltavam a tocar juntos. A banda tocou um conjunto de quatro canções consistindo em "Speak to Me/Breathe/Breathe (Reprise)", "Money", "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb", com Gilmour e Waters dividindo os vocais. No final da performance Gilmour agradeceu "muito obrigado, boa noite" e começou a sair do palco. Waters chamou-o, e então a banda deu um abraço colectivo, que se tornou uma das imagens mais famosas do “Live 8”.


PROCOL HARUM – “A rum tale” – O último tema interessantes desta banda, integrado no álbum “Grand hotel”. O Grupo tocaria em Portugal em Fevereiro de 1973, no Pavilhão de Cascais.


QUEEN – “Keep yourself alive” tema do primeiro álbum de originais de uma banda que veria a ser líder no mercado comercial da música internacional, especialmente devido à voz forte e empenho visual do vocalista Freddie Mercury.


RICK WAKEMAN – “The six wives of Henry VIII” foi o primeiro disco de originais deste famoso teclista inglês, que tocou com os “Strawbs” e com os famosos “Yes”. O álbum seria muito bem recebido e originou que o músico continuasse a produzir discos a solo, entre os quais: “Journey to the centre of the Earth”; “The myths and legends of King Arthur and the knights of the round table”; “Lisztomania”; “No earthly connection”; “White rock” e “Criminal record”.



ROBERTA FLACK – “Killing me softly with his song”, ofereceu-lhe um “Grammy” no ano seguinte e foi das músicas mais ouvidas desta cantora de R&B/Soul/Jazz.


ROGER DALTREY – “Giving it all away” tema do primeiro trabalho a solo do vocalista da famosa banda “The Who”, que conseguiu algum êxito nas “Charts” internacionais.


ROGER McGUINN – “The water is wide” é um dos temas do primeiro registo a solo do guitarrista e vocalista dos “Byrds”, famosa banda norte-americana de Country Rock/Folk Rock dos anos 60.


ROLLING STONES – “Angie” foi um estrondoso “hit”, de uma das mais importantes bandas de Blues Rock, da cena musical internacional. O seu nome dispensa quaisquer apresentações, pois, a par dos Beatles, foram dos grupos mais conhecidos e com maior produção musical que se conhece. A discografia dos Rolling Stones, banda inglesa, consiste em vinte e nove álbuns de estúdio, dez álbuns ao vivo, trinta e uma compilações, dezasseis álbuns vídeo, cinquenta e sete videoclips e noventa e dois singles oficiais. ´

 O seu produto vendeu milhões de discos e os seus temas, tais como: “I can´t get no, satisfaction” (um hino da geração de 60), “Tell me”, “Carol”, “Time is on my side”, “Lady Jane”, “Mother´s little helper”,”She´s a rainbow”, “Sympathy for the devil”, “Street fighting man”, “Angie”, “Gimme shelter”, “Live wiht me”, “You can´t always get what you want”, “Midnight rambler”, “Brown sugar”, “Tumbling dice”, “It´s only rock´n´roll, but I like it”, “Honky tonk women”, “Fool to cry”, “Emotional rescue”, “Where the boys go”, “Start me up”, “Waiting on a friend”, “Undercover of the night”, “Harlem shuffle”, “Rock and a hard place”, “You got me rocking”, “Anybody seen my baby?”, “19th nervous breakdown”, “Let´s spend the night together”, “Ruby Tuesday”, “Paint it black”, “Under my thumb”, “Jumpin´jack flash”, “As tears go by”, “Out of time”, “Bitch”, “Rough justice”, serão para sempre lembrados no “Hall of rock music”.


STRAWBS – “Part of the union” foi o maior sucesso desta banda inglesa de Folk Rock. Canção de intervenção sobre as greves e o papel dos sindicatos.


STYX – “Lady” é um dos mais reconhecidos temas desta banda norte-americana, dos irmãos Panozzo e do seu principal vocalista Dennis DeYoung. O tema pertence ao seu segundo álbum – “Styx II” – e iria ser um grupo de muito sucesso, principalmente nos EUA, reconhecido pelos seus temas melódicos, pelas estruturas vocais e pela conceptualidade que aplicavam na maioria dos seus álbuns. Iniciada em 1972, a carreira dos Styx irá prolongar-se até 2005, embora com diversas alterações nos seus membros. Produziram 15 álbuns de estúdio, 6 álbuns ao vivo, 6 discos de compilações e 37 singles. Entre os seus temas mais famosos podemos incluir, para além de “Lady”: “Lorelei”, “Come sail away”, “Fooling yourself”, “Babe”, “Too much time on my hands”, “Rockin´the paradise”, “Mr. Roboto”, “Don´t let it end”, “Show me the way” e “Paradise”.


THREE DOG NIGHT – “Shambala” foi o sucesso deste ano para o grupo de “Pop Rock”/Blue Eyed Soul” de Los Angeles, que já era conhecido da cena rock desde 1968, em especial por interpretar músicas (“covers”) de outros músicos e que se tornaram grandes êxitos, pelas vozes deste famoso trio. Canções variadas como: “One”, “Mama told me not to come”, “Joy to the world”, “An old fashioned love song”, “Easy to be hard” (fantástica melodia do filme hair), “Black and white”, “Cyan”, “Celebrate” e “Seven separate fools”, são temas tornados interessantes pela interpretação dos TDN, que iriam continuar a produzir música até 1983.


T. REX – “20th century boy” e “Children of revolution” eram os temas na berra deste grupo de “Folk Rock”/”Glam Rock”, também conhecidos por Tyrannossaurus Rex. A banda movimentava-se envolta do seu vocalista Marc Bolan e terminou quando este morreu num acidente de carro em 1977. Outras músicas conhecidas eram: “Get it on”, “Ride a white swan”, “Hot love”, “Telegram Sam” e “Metal Guru”.



THE WHO –“Love reign on me”, “5.15” e “ReaL one” eram temas do duplo album conceptual “Quadrophenia” deste grande grupo inglês de estilos “Rock”/”Hard Rock”/”Art Rock”/”Proto Punk Rock”/”Psychedelic Rock” e a banda favorita dos grupos “Mods”. Os The Who já andavam na música desde 1965 e os seus concertos ao vivo era uma pedrada no charco, em especial com as “perfomances” do seu guitarrista, Pete Townsend a quebrar a guitarra e do baterista Keith Moon a partir também a bateria. Três dos seus principais álbuns foram utilizados para sonorizar filmes com o mesmo nome dos títulos dos álbuns: “Tommy” (não nos esquecemos das soberbas interpretações de Elton John no tema “Pinball wizzard” e de Tina Turner no “The acid queen”), “The kids are alright” e ”Quadrophenia”. Algumas das suas músicas inspiraram toda uma geração e eram perfeitas críticas sociais daqueles tempos: “Substitute”, “My generation”, “I´m a boy”, “Pictures of Lily”, “I can see for miles”, “Magical bus”, “The seeker”, “Summertime blues”, “I´m free”, “Baba o´Riley”, “The song is over”, “Behind blue eyes”, “Won´t get fooled again” (tema que viria a ser usado no genérico das séries CSI) e “Who are you”.


A banda era inicialmente formada por Roger Daltrey (Vocals), Pete Townsend (Guitarra), John Entwistle (Baixo) e Keith Moon (Bateria). Em Setembro de 1978 o baterista morre a dormir com uma “overdose” de um medicamento para combater o alcoolismo e é substituído pelo ex-baterista dos Small Faces e Faces, Kenney Jones. Kenney Jones deixa a banda em 1988, vindo a ser substituído por outros bateristas. Já em 2002, num hotel em Las Vegas, antes da Tour Americana, John Entwistle é encontrado morto no seu quarto, vítima de um enfarte causado por ingestão de cocaína.


A banda interveio nos famosos festivais de “Woodstock”, em 1969 e “The Isle of Wight”, em 1970 e foram os inspiradores de largas dezenas de rockers pelo mundo inteiro.


ZZ TOP – “La grange” é um dos excelentes temas da banda texana de Blues Rock/Hard Rock/Southern Rock, que lançara o seu primeiro álbum em 1971. O trio de barbudos são um grupo muito conceituado nos EUA, onde as suas músicas alcançaram os Top e temas como: “Sharp dressed man”, “Legs”, “Viva Las Vegas”,”Tube snake boogie”, “Gimme all your lovin´”, “Tush”, “Rough boy” e “Double back”, ainda hoje são canções muito estimadas pelos fãs. O grupo continuou a produzir álbuns de originais até 2003 e “Tours” até 2010.


Estas foram as músicas que, naqueles anos, foram a minha companhia ao longo da comissão. As músicas de intervenção ouvia-as com bastante à vontade na sede do batalhão, em Galomaro, sendo que, numa das vezes, o Comandante interpelou-me para me perguntar quem era o cantor, por acaso era o Zeca Afonso, e ele apenas referiu a sua excelente qualidade vocal, depois de lhe dizer o seu conhecido nome.

Não posso afirmar que tivesse uma música preferida pois elas são muitas e variadas, mas “Which way are you going?” de Jim Croce, era, indubitavelmente, um dos temas meus preferidos e apropriado ao que ali passávamos.


Um abraço, Luís Dias
_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 26 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8950: As músicas pop/rock anglo-americanas mais em voga em 1972/73 e que eu ouvia no mato (Parte II) (Luís Dias)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Letra e música aqui no You Tube:


http://www.youtube.com/watch?v=6FPlHot8QQk

Anónimo disse...

http://louisvuittonsale.citationguide.net 05587 932065louis vuitton factory outlet online store latest louis vuitton bags blog hermes.com careers hermes belts for men

Anónimo disse...

http://prixviagragenerique50mg.net/ viagra generique
http://prezzoviagraitalia.net/ comprare viagra
http://precioviagraespana.net/ viagra generico