quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P8989: Álbum fotográfico de Arlindo T. Roda (2): As "gloriosas máquinas voadoras" da FAP










Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > CCAÇ 12 (1969/71) > O Fur Mil Arlindo T.Roda [, aqui junto aos T6, na pista de aviação de Bafatá], natural de Pousos, Leiria, e hoje professor reformado em Setúbal, teve a gentileza de me mandar em tempos uma selecção dos seus slides, digitalizados,  através do ex-Fur Mil Pel Rec Inf, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72), Benjamim Durães, seu vizinho (vive em Palmela)... 


Já aqui publicámos dezenas deles, magníficas imagens de Bambadinca, do Xime, de Mansambo, do Xitole, do Saltinho, enfim, da zona leste, da CCAÇ 12 (a que ele e eu pertencíamos), etc. 


Hoje, em dia de anos de uma camarada da FAP, o António Martins de Matos, selecionámos mais umas tantas tendo por tema as "gloriosas máquinas voadores" da Força Aérea... com que os infantes sonhavam quanto mais não fosse para: (i) ver a Guiné do ar (ou de pernas para o ar);  (ii) dar um saltinho a Bissau; (iii) apanhar uma boleia até Bissalanca, para apanhar o avião da TAP no gozo das tão desejadas férias na Metrópole (para quem se podia dar a esse luxo...).  


Claro que estas máquinas (Dakota, T6, DO 27, heli Al III, etc.) tinham outras funções mais importantes, a nível de defesa e de ataque, de transporte de tropas, de material de guerra,  de víveres, de apoio operacional,  de evacuações, etc.

Algumas imagens são de Bambadinca (heli, DO 27), outras de Bafatá (Dakota, T6)... Não sei se há alguma de Bissalanca, sítio onde nunca  pus o meu joanete. Fica aqui a nossa homenagem aos camaradas da Tabanca Grande que pertenceram à FAP (dos pilotos aos mecânicos), e em especial ao nosso aniversariante, o António Martins de Matos. Pena é que não tenha nenhuma imagem do Fiat G-91 em que ele era um ás (ele e o nosso Miguel Pessoa)... e deu á volta aos Strelas (de que no meu tempo e do Arlindo Roda, 1969/71, ainda não se ouviam sequer falar). (LG)


Fotos: © Arlindo T. Roda (2010). Direitos reservados

____________


Nota do editor:


Sem comentários: