quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Guiné 63/74 – P8987: Efemérides (78): Excursão a Lisboa, a propósito do 88.º aniversário da Liga dos Combatentes e do 93.º aniversário do Armistício (Carlos Vinhal)



EXCURSÃO LISBOA (BELÉM) – 88º ANIVERSÁRIO DA LIGA DOS COMBATENTES

Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes




1 - Vai o Núcleo de Matosinhos organizar uma excursão a Lisboa (Belém), em 11NOV2011, com vista a estarmos presentes na Cerimónia das comemorações do 88º Aniversário da Liga dos Combatentes e do 93º Aniversário do Armistício e onde estarão representados todos os núcleos da Liga dos Combatentes, a nível nacional.


2 - Preço para sócios €13,00; não sócios €15,00. 

- O preço inclui transporte e almoço no Centro de Apoio Social de Oeiras.

- Inscrições até 09NOV2011, sendo que a inscrição só será efectivada mediante pagamento total do valor da viagem.
Para o fazer, pode passar na nossa sede de 2ª a 6ª das 14h30 às 17h30; enviar cheque à ordem de Núcleo de Matosinhos Liga Combatentes; contactar o Núcleo por um dos meios ao dispor e solicitar a cobrança ou então efectuar o pagamento por transferência bancária para o NIB 000700000076959489723 ou conta do BES 000769594897.

- Devolução total do dinheiro em caso de não se concretizar a excursão.

Considerando que só em 03NOV2011 tivemos a confirmação da cedência pela Câmara Municipal de Matosinhos do Autocarro Municipal, solicita-se aos interessados que efectuem uma pré-inscrição via telefone fixo/telemóvel/e-mail para que a Direcção planeie em tempo o transporte e a alimentação.


3 - Programa:

08H00 – Concentração na Câmara de Matosinhos.

08H15 – Partida para Lisboa.

12H30 – Almoço Centro de Apoio Social de Oeiras.

14H30 – Cerimónia no Forte do Bom Sucesso (Belém).

- Chegada da Alta Entidade/alocuções/Imposição de Condecorações/Invocação religiosa/Deposição de flores/Honras militares/Hino da Liga dos Combatentes/Desfile em parada.

16H00 – Visita ao Forte do Bom Sucesso.

17H30 – Regresso a Matosinhos.

Com os melhores cumprimentos
O Presidente
Armando Costa
Tenente Coronel

LIGA DOS COMBATENTES
NÚCLEO DE MATOSINHOS

Rua de Oslo, 11 a 91 (C. Com. Londres)
Loja AC 153 1º Piso 4460 – 388 Sr.ª da Hora

Telefone: 224 901 476 / Telemóvel: 929 274 072

matosinhos@ligacombatentes.org.pt
nucleomatosinhoscombatentes@gmail.com


4 - Outra notícia de interesse para o Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes

No próximo dia 5 de Novembro (sábado) pelas 16 horas decorrerá na Câmara Municipal de Matosinhos uma cerimónia para formalizar a cedência de instalações para a sede do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes.

Assim, convidam-se todos os ex-combatentes do Concelho de Matosinhos, sócios e não sócios da Liga, a comparecerem na Câmara para assistirem ao acto.

Mais se informa que a futura sede do Núcleo ficará situada junto à Estação do Metro do Araújo.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8986: Efemérides (56): Memorial aos combatentes em Penamacor (Libério Lopes)

5 comentários:

João Carlos Abreu dos Santos disse...

...
A Liga dos Combatentes (da Grande Guerra), foi fundada no dia 16 de Outubro (de 1923); e não em 11 de Novembro...

João Carlos Abreu dos Santos disse...

...
rectifico a m/antecedente info: onde se lê «(de 1923)», deverá ler-se «(de 1921)».

Em 1923 realizou-se, sim, «uma reunião magna, de onde saíram os primeiros corpos directivos». Tal facto, nada tem a ver com o supracitado "aniversário da Liga dos Combatentes", o qual, aliás, pelo menos até ao ano de 2001 (inclusivé), sempre foi celebrado no dia 16 de Outubro (ou em mais conveniente data próxima a um sábado/domingo), e nunca em «11 de Novembro»: em caso de dúvidas, consultem-se precedentes edições (em papel), da revista "Combatente", orgão oficial da Liga dos Combatentes.

A Liga dos Combatentes, foi fundada «há 90 anos», mais concretamente no Domingo 16 de Outubro de 1921:
- em Lisboa, o advogado João Jayme Faria Affonso promove no seu escritório, a assembleia fundacional da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, cujo núcleo inicial é composto por aquele e outros veteranos, nomeadamente os tenentes-coronéis de cavalaria Ferreira do Amaral (comandante da Polícia) e Francisco Xavier da Cunha Aragão (veterano de Naulila), primeiro-tenente Horácio Faria Pereira e tenente Joaquim de Figueiredo Ministro. Esta comissão de veteranos justifica os seus objectivos, «em razão das injustiças feitas aos que na Grande Guerra combateram, especialmente aos mutilados e estropiados, e ainda devido ao desprezo a que foram votados pelos poderes constituídos, os quais não só não tomaram na devida conta mas até propositadamente esqueciam as justas reclamações de muitos que, após haver cumprido o seu dever, cumprido comunhamente com o juramento que antes haviam feito de darem o seu sangue pela Pátria, se viam abandonados e na miséria, com grave prejuízo para o patriotismo, disciplina e moral do povo português»¹.
¹ (extracto da "1ª Acta da Direcção Central da Liga dos Combatentes da Grande Guerra", Lisboa 16Out1921; cit. in revista "A Guerra" nº1, LCGG, Lx 1926)
..

JUVENIL disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caros amigos,

O nosso camarada, amigo e co-editor Vinhal escreveu um artigo informativo sobre uma excursão a Lisboa para se integrar nos aniversários da Liga dos Combatentes e do Armistício.

Abreu dos Santos, muito correctamente, colocou à nossa disposição alguns dos seus conhecimentos sobre o evoluir da formação e celebração do aniversário da Liga dos Combatentes e o seu desfasamento em relação ao Armistício.

Julgo que o artigo e o comentário se complementam e elucidam aqueles que não estavam por dentro destes aniversários.

O comentário do Juvenil é, no mínimo grosseiro e escuda-se no anonimato.

Onde está a asneira? No artigo, no comentário ou nos dois?

Se não tem resposta, eu, por minha parte, apenas lhe peço que repense a sua aproximação a estes artigos e comentários. Teremos todos a ganhar com isso.

José Câmara

Carlos Vinhal disse...

Pede-se ao Juvenil que volte a comentar, utilizando desta vez o seu nome, pois o pseudónimo até nem abona muito a seu favor.
Carlos Vinhal
Co-editor