1. Mensagem de hoje, do nosso tabanqueiro Luís Gonçalves Vaz:
Data: 17 de Janeiro de 2012 16:24
Assunto: Esclarecimentos da nota do Coronel Henrique Vaz do dia 11 de Outubro de 1974
Caro Sousa de Castro, caro Luís Graça:
Consegui "decifrar" dois dos nomes dos Comandantes do PAIGC que reuniram com o meu pai no dia 11 de Outubro de 1974, para planearem a entrega de Aquartelamentos ao PAIGC. Como tal peço-vos o favor de substituir a nota em questão (*) pela seguinte:
Bissau, 11 de Outubro de 1974
"... Tivemos às 15H00, na Amura uma reunião com os comandantes do PAIGC, comandante Gazela, comandante BOBO KEITA e o comandante ... (... do próprio) Correia, sobre a entrega dos quartéis de Sta Luzia e outros. ..."
"... Fomos jantar ao Palácio, julgo que todos ou a maioria dos oficiais do Quadro Permanente presentes na Guiné. Jantar volante, simpático e descontraído, num ambiente alegre e ... . Anedotas contadas pelo Coronel Lemos e pelo Major Lemos Alves. ..."
Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)
____________
Nota de LGV:
Comandante BOBO KEITA: Fez parte de todas as delegações do PAIGC que negociaram o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, depois do 25 de Abril. Morreu em Lisboa em Janeiro de 2009.
Comandante GAZELA: Cabral de Almada, conhecido por "Comandante Gazela" (na nota do coronel Henrique Vaz só o refere como GAZELA)
Abraço
Luís Beleza Vaz (**)
________________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 15 DE DEZEMBRO DE 2011 > Guiné 63/74 - P9203: O último Chefe do Estado-Maior do CTIG, Cor Cav Henrique Gonçalves Vaz (Jan 1973/ Out 74) (Parte III) (Luís Gonçalves Vaz): Set / Out 1974
(**) Último poste da série > 5 de janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9317: O último Chefe do Estado-Maior do CTIG, Cor Cav Henrique Gonçalves Vaz (Jan 1973/ Out 74) (Parte IV): Agosto de 1974: ainda o caso do BCAV 8320/72 (Bula, 1972/74) (Luís Gonçalves Vaz)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
So um reparo!
"Comandante GAZELA: FIDELIS CABRAL D'ALMEIDA."
Fidelis Cabral d' Almada
(e nao Almeida) nao foi comandante da guerrilha, mas sim o ministro da justica do primeiro governo pos independencia da Guine. Jurista de formacao destacou-se no congresso do PAIGC em Boe 1973, ao propor, em nome de uma "ala" guineense do PAIGC, o nome de Nino Vieira para Secretario Geral do partido.
O nome de Gazela, este sim comandante da guerrilha e que foi por sinal o primeiro chefe de estado maior da Forca Aerea guineense..no pos independencia...e sim Agostinho Cabral D'Almada... e pelo que sei..nao existem lacos de parentesco entre os dois D'Almada!
Nelson Herbert
USA
Caro Nelson Herbert:
Muito obrigado pela correção! Ainda por cima tratam-se de "históricos" do PAIGC. Na nota do meu falecido pai, coronel Henrique Gonçalves Vaz, último Chefe do Estado-Maior do CTIG, apenas refere o nome do Comandante "Gazela", como um dos Comandantes com que se reuniu para planear a entrega de diversos aquartelamentos ao PAIGC, eu é que numa lista de "históricos" do PAIGC", transcrevi o nome errado... e ainda por cima sabia que o nome dele era "Cabral D´Almada, foi falta de atenção, como tal agradeço-lhe a sua correção.
Abraço.
Luís Gonçalves Vaz
Enviar um comentário