quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Guiné 63/74 - P9203: O último Chefe do Estado-Maior do CTIG, Cor Cav Henrique Gonçalves Vaz (Jan 1973/ Out 74) (Parte III) (Luís Gonçalves Vaz): Set / Out 1974


Guiné> 1974 > Cor_CEM Henrqiue_Vaz com o major Aragão, em visita a uma tabanca [, possivelmente na zona leste: receção festiva].

Guiné > Zona leste > Nova Lamego > Setembro de 1973 >  Cor CEM Henrique Vaz  com o Brigadeiro Banazol [, Comandante Militar,], perante o desfile de um pelotão de Milícia, no âmbito do encerramento da instrução. [ Trata-se de Alberto Banazol, irmão do Ten Cor Luís Ataíde Banazol, que fez parte do MFA; havia ainda  um outro Banazol, Jaime Tavares Banazol, Ten Cor, que comandou o Agrupamento B da famosa Op Lança Afiada, m leste, e 8 a 18 de Março de 1969] 



Guiné > Mapa


Fotos: © Luís Gonçalves Vaz (2011). Todos os direitos reservados


III (e útima) parte de alguns dos registos pessoais, manuscritos,  do Coronel do CEM, Henrique Manuel Gonçalves Vaz (1922-2001), relativos ao ano de 1974, e ao  Teatro de Operações da Guiné Portuguesa (*). Recolha e transcrição do seu filho Luís Gonçalves Vaz, membro da nossa Tabanca Grande 

Bissau, 9 de Setembro de 1974

“… Estive até às 20 00h no meu gabinete com o Tenente-Coronel Virtuoso  [?]  e o Capitão (S)Lomba, a finalizarmos o 'Estudo da Comissão Liquidatária do QG/CTIG em Lisboa' e dos elementos que ficam em Bissau de 30 de Setembro a 31 de Outubro. …”

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG


Bissau, 21 de Setembro de 1974

"... Acabei o célebre trabalho de saber quantos militares estão em Bissau até 31 de Outubro. Mérito mais que o desejado. ..."

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 23 de Setembro de 1974

"... Tive muito que fazer hoje! consegui fazer a 'Carta sobre a Redução de Efectivos e Comissões Liquidatárias'. Às 20h 30m fomos ao Aeroporto receber o Ministro da Coordenação Interterritorial [,António Almeida Santos] ..."

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 3 de Outubro de 1974

"... Quando regressava a casa, cerca das 23h 30m, ao cruzar-me, em Sª Luzia com o Lemos, soube, por este, que o Brigadeiro Fabião tinha sido escolhido por maioria para Chefe de Estado-Maior do Exército. ..."

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 4 de Outubro de 1974

"...Soubemos hoje que o nosso regresso se efectuaria a 15 deste mês! Novos planos, novas missões e novos aspectos de vários problemas a encarar! ..."


“… O Morgado soube que estava indicado para CEM [,Chefe do Estado-Maior,] da Região Militar de Évora. Reagiu logo e o Brigadeiro Figueiredo mandou fazer [...] considerando-o indispensável na Comissão Liquidatária em Lisboa. …”

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 5 de Outubro de 1974

"... Dia de trabalho derivado da antecipação da nossa saída em 15 deste mês (pois passou para 14 de Outubro) ...

 Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 5 de Outubro de 1974


"... Trabalhei no Quartel General de manhã e de tarde. Só amanhã saberemos se virão os dois navios, Uige e Niassa, ou só o primeiro! ..."

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 9 de Outubro de 1974

"... Fui convidado pelo Comodoro Ricou para ir às 19h 00 a casa do Comodoro Almeida D`Eça, festejarmos 'as suas primaveras'. Estiveram os Comandos da Marinha, o Brigadeiro [Carlos] Fabião e o Big [Galvão] Figueiredo, o Coronel M. Lopes, Majores Capela e Mourão e  [...]"


"... Tenho andado muito ocupado com a organização das 'Cargas dos aviões', pois por despacho escrito do nosso Brigadeiro, determinou que eu me responsabilizasse pelo assunto. Tenho assim trabalhado muito nestes últimos dias, o que me tem dado satisfação ..."


Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 10 de Outubro de 1974

 "... Ao fim do dia o Major Mourão veio perguntar-me se tenho pronto o 'Plano de Entrega dos Aquartelamentos' para o levar ao Brigadeiro Fabião ..."

“… Fui ao QG  'fazer os últimos avisos'. Ao fim da tarde um dos dois aviões TAM de 13, por proposta da FA [Força Aérea Portuguesa], passou para 12 !!! ÀS 14h00m iniciei a organização apressada das malas, que [ …].”


“… Às 16h 30m vieram visitar-me a casa, o Dr. Silva B. e mais um pessoal do PAIGC, acompanhados pelo Major Aragão. Recebi-os com atenciosa referência. …”

Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Bissau, 11 de Outubro de 1974

"... Tivemos às 15H00, na Amura,  uma reunião com os comandantes do PAIGC . Gazela (**), B. Qiuto [, ou Queta ?] e [...]... C [...]  sobre a entrega dos quartéis de Sta Luzia e outros. ..."

"... Fomos jantar ao Palácio, julgo que todos ou a maioria dos oficiais do Quadro Permanente presentes na Guiné. Jantar volante, simpático e descontraído, num ambiente alegre e [...] . Anedotas contadas pelo Coronel Lemos e pelo Major Lemos Alves. ..."


Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Nota1,  de Luis Gonçalves Vaz (LGV):


 Sobre os “Planos de Evacuação da Guiné” (Abril/Outubro de 1974)

“…Noutro documento, sem data, que surge aparentemente anexo a este “Plano de Evacuação” são listadas um total de 77 unidades. O extenso documento inclui várias páginas com uma grelha onde estão listadas, da esquerda para a direita o nome da unidade, o trajecto (localidade onde está, percurso e destino, Bissau), e outros pormenores, como data de saída da localidade, chegada a Bissau, aquartelamento, partida para Lisboa, etc. etc. Este segundo documento tem, no final, o nome do Comdt Militar, Brigadeiro Galvão de Figueiredo, mas não está assinado por este. Está, sim, autenticado pelo Chefe de Estado-Maior, Henrique Manuel Gonçalves Vaz, Coronel do CEM. … “

Paulo Reis (Jornalista) in:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2006_06_04_archive.html 




Nota2 (LGV):

Peço desculpa se ao transcrever algumas notas pessoais do meu falecido pai, Coronel Henrique Gonçalves Vaz, troquei ou alterei o nome de algum militar português, interveniente nestes últimos meses, no Teatro de Operações da Guiné, pois foi sem intenção e devido à dificuldade de ler algumas passagens nos seus registos pessoais .
Luís Gonçalves Vaz


_____________


13 de dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9190: O último Chefe do Estado-Maior do CTIG, Cor Cav Henrique Gonçalves Vaz (Jan 1973/ Out 74) (Parte II): Agosto de 1974: rebelião da CCAÇ 21 (Bambadinca) e do BCAV 8320/72 (Bula)

(**) Nota do Luís Gonçalves Vaz: 

"Gazela, comandante muito importante do PAIGC na altura, e (segundo o Coronel Matos Gomes ) ao contrário do 'Quebo Mané', que era um comandante de uma grande violência. Segundo a tradição, teve na altura, sempre más relações na zona de operações dele com tropas portuguesas. Com o Comandante Gazela (Cabral de Almada) já houve relações melhores, daí estar presente em mais encontros"...

 Segundo informação do nosso camarada A. Marques Lopes, o comandante Gazela morreu eu 2006.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Camarigo Luís Vaz;

Venho confirmar que o Sr. Ten-Cor referido no apontamento do Senhor seu Pai, relativo ao dia 9 de Set. de 74, se chamava, efectivamente, Virtuoso.

Tratava-se do Sr. Ten-Cor de Art.ª Joaquim José Esteves Virtuoso, que foi para a Guiné como comandante do BArt 6520/73 em Cadique, mas que, pouco tempo após o 25 de Abril, foi destituído do cargo e mandado regressar a Bissau.

Esse Sr., em Portugal havia sido Chefe de uma Repartição no Estado Maior do Exército e por ter todos os conhecimentos que dessa função decorreram, é que, 5 ou 6 dias antes do embarque para a Guiné, me (re)mobilizou, quando eu estava na situação de desmobilizado e teria ficado por cá, na EPA. Mas ele cismou que eu haveria de ir com ele no Batalhão !!

Um Abraço a todos os Camarigos e um Santo Natal.

Joaquim Sabido
Évora

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro Joaquim Sabido:

Só hoje vi o seu comentário! e agradeço muito a "confirmação" de que o oficial de que está na nota do meu falecido pai, é mesmo "Virtuoso".... tinha dúvidas, daí a ?... Já agora, meu caro Camarigo Joaquim, qual teria sido a razão para a Destituição do Sr. Tenente-coronel de Art.ª Joaquim José Esteves Virtuoso logo a seguir ao 25 de Abril, sabe? Seria por ser um Experiente oficial em "Retiradas" e "Acantonamentos"? ou foi outra razão?

Forte Abraço:
Luís Gonçalves Vaz

Braga

Luís Gonçalves Vaz disse...

Caro Joaquim Sabido:

Quando digo;

"..Seria por ser um Experiente oficial em "Retiradas" e formação"Acantonamentos"... Refiro-me é claro, à sua eventual formação na área do CEM (Corpo do Estado-Maior), e não no sentido pejorativo...! já que na altura, a Guiné Portuguesa era a Província Ultramarina com maior nº de militares por Km2, e implementar um dispositivo de Retracção de milhares de militares para a Metrópole, bem como acantonar e desmobilizar outros milhares de tropas africanas, devia ser uma tarefa bastante complicada!!!! Os efectivos do exército colonial na Guiné foram, subsequentemente
aumentados até um total de 30 000 homens..... Num Território com uma população «nativa» que não ultrapassava o meio milhão!

Abraço:

Luís Vaz