segunda-feira, 23 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10183: Facebook...ando (18): Os nossos (re)encontros (Armando Pires / Bernardino Cardoso)



1. Troca de mensagens, em 16 do corrente, na página do Facebook da Tabanca Grande, entre o Armando Pires e o Bernardino Cardoso, dois grã-tabanqueiros (o último, mais recente). Recorde-se que o Armando Pires,que mora em Santarém, foi ou ainda é jornalista ( Rádio Ribatejo, Rádio Clube Português, Rádio Comercial, Antena 1, Agência France-Presse,Jornal "Europeu"), de acordo com a informação que consta da .



(i) Armando Pires:

Meu Caro Cardoso.

Aqui tens a foto da última vez em que estivemos juntos. No almoço do Esquadrão [ de Reconhecimento 2454], em Coimbra.

Já faz tempo, eu sei, mas o tempo apenas nos soma idade.

Nesta foto do teu perfil, a que utilizas [, no Facebook], não te reconheci. Mas sendo do esquadrão, e do meu tempo, dei voltas para te "apanhar".

Foi a outra foto, a do golfe, por estar mais aberta, que gritei: Eureka!.

Eu sou o gajo Fur Enf [da CCS / BCAÇ]2861, que animava as noites cantando o fado, acompanhado pelo nosso outro companheiro de fotografia, que não consigo escrever o nome (que tu me vais recordar) porque só me vem à ideia "o Guitarrinha".

Bolas, quanta alegria voltar a cruzar-me contigo.

O Blog do [Luís] Graça tem feito verdadeiros prodígios a proporcionar reencontros de velhos camaradas.

Vai para ti um grande abraço.

(ii) Bernardino Cardoso:

Um grande abraço para ti. Já começo a recordar estas noites de Fado no esquadrão até às quinhentas, assim como a Lerpa até que o gerador era desligado. O Guitarrinha era o Dias. Guitarreiro de gema, creio que ainda.

_____________

Nota do editor:


Último poste da série > 29 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9958: Facebook.. ando (17) : Alexandre Leites, de Sandim, V.N. Gaia, ex-1º cabo enfermeiro, CCAP 122/BCP 12 (1971/73)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Já agora, Armando, completa a legenda da tua foto... Quem é quem, da esquerda para a direita ?... Abraços, grandes. Luis

Anónimo disse...

Resposta pronta do meu vizinho , maora em Miraflores...) Armando Pires (reformado da Antena 1, mas não do "vício" do jornalismo e da escrita:

Meu Caro Luís Graça.
Camarada.

Indo à legenda, a partir da esquerda o Bernardino Cardoso, eu ao centro e à direita o ex-Furriel Mil Dias, aquele a quem demos o cognome de "O Guitarrinha".

O Dias é natural de Coimbra. Julgo que aos nossos camaradas daquela cidade não é difícil identificá-lo porque se tornou senhor de um grande conjunto de guitarras, mas de Fado de Lisboa. O culpado fui eu. O Dias tocava guitarra de Coimbra mas na Guiné, para me poder acompanhar naquelas noites de Bula, acabou por derivar para o Fado de Lisboa. (...)

Armando Pires

Luís Graça disse...

Armando, e a propósito de fado.... na guerra. Não te conhecia essa faceta... Manda-me títulos ou letras de alguns fados, "batidos, dançados, cantados ou gemidos" em Bula... Temos uma série só para os nossos fados... LG