quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guiné 63/74 - P10288: Em busca de... (199): Pessoal da CCS/BCAÇ 2834 (Buba, Aldeia Formosa, Guileje, Cacine, Gadamael, Buba, 1968/69) (Francisco Gomes)


1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Francisco Gomes:
De: Francisco Gomes [fragom@outlook.com]

Data: 21 de Agosto de 2012 19:04

Assunto: Olá,  pessoal!


Boa tarde

Apresenta-se o 1º. Cabo Esferográfica (G-3) da CCS do BCAÇ 2834, Guiné 68/69 (Buba, Aldeia Formosa, Guileje, Cacine, Gadamael Porto, regresso a Buba e depois ala que já se fez tarde para Lisboa...)

Ando à procura,  há anos,  de antigos camaradas da minha companhia e não consigo achá-los... Mesmo o Tenente (hoje parece-me que Capitão) Luis Esteves, Chefe da Secretaria da CCS, que ainda fui ter com ele, anos depois, à Carregueira onde prestava serviço (e onde eu fiz a recruta em Abril de 67), perdi o seu contacto, sabendo apenas que na altura morava em Queluz.

Do pessoal de Lisboa e arredores, perdi os contactos deles todos, numa mudança de casa onde me gamaram um caixote com várias fotos, agendas, etc. e apenas tinha contacto com o sacristão da CCS que era, há anos atrás, motorista da carreira 43 da Carris mas parece-me que está reformado, pois nunca mais o vi.


Por acaso, têm alguns contactos destes camaradas? Caso afirmativo, agradeço as vossas notícias.

Obrigado e um abraço

F. Gomes


2. Comentário do editor:

Sê bem aparecido, camarada Francisco Gomes! Presumo que sejas alfacinha...Gostei da tua apresentação, 1º cabo esferográfica (!)... Quanto ao pessoal do teu  batalhão, devo dizer-te, com pena, que ele anda arredio destas lides bloguísticas. 

Temos escassas referências sobre o BCAÇ 2834. A informação mais detalhada é do nosso camarada Manuel Traquina, ex-fur mil da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70, que esteve em contacto convosco cerca de um ano... Ver aqui os postes dele, com referências à CCS/BCAÇ 2843.

De qualquer modo aqui fica o teu pedido. Pode ser que alguém da CCS/BCAÇ 2834 te/nos  leia e te/nos  dê a grande alegria de uma resposta ou de um contacto. Para esse efeito, era útil termos uma fotografia tua, de menino e moço, vestido de camuflado, e outra mais actual, para o pessoal te (re)conhecer.  

Ficas, por outro lado,  desde já convidado a integrar a nossa Tabanca Grande: não pagas nada, manda-nos apenas as duas fotos da praxe, digitizadas, e fala-nos um pouco mais da tua história. Mesmo que tenhas perdido documentos e fotos, com as andanças da vida, sempre tens algumas memórias desse tempo e por certo que as queres partilhar com a malta que passou pela Guiné, no tempo da guerra colonial, e em particular pelo sul da Guiné, entre 1968 e 1969.

Sobre o teu batalhão, o BCAÇ 2834, já sabíamos o seguinte (*):

(i) Unidade Mobilizadora: RI 15 - Tomar
(ii) Comandante: Ten cor inf Carlos Barroso Hipólito
(iii) 2.º cmdt: Maj inf Rui Barbosa Mexia Leitão
(iv) Of Inf Op/Adj: Maj inf Albino Simões Teixeira Lino
(v) Comandantes da  CCS:  Cap SGE António Freitas Novais; Cap mil art António Dias Lopes; Cap inf Eugénio Batista Neves;
(vi) Comandantes das subunidades de quadrícula: 

CCAÇ 2312 > Cap Mil inf Júlio Máximo Teixeira Trigo; CCAÇ 2313 > Cap inf Carlos Alberto Oliveira Penim > CCAÇ 2314: Cap inf Joaquim de Jesus das Neve;

(vii) Divisa: "Juntos Venceremos" - "Para Vencer, Convencer"
(viii) Partida (para Bissau): 10 jan 68
(ix) Regresso (a Lisboa): 23 nov 69

Umn abraço do camarada Luís Graça (**)

________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 4 de agosto de 2011 > Guiné 63/71 - P8639: Em busca de... (173): Contacto de camaradas da CCS/BCAÇ 2834, Buba, 1968 (Manuel Traquina)

(**) Vd. último poste da série > Guiné 63/74 - P10244: Em busca de... (198): O nosso camarada Manuel Castro Moreira, ex-Soldado da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835, procura camaradas da CCAÇ 2316 e do BENG 447

1 comentário:

Francisco Gomes disse...

A minha mona já não é o que era... Hoje enviei outro e-mail, depois do contacto com o Traquina e esqueci-me que já tinha enviado este... Gaita! Sou um jovem de 66 anos e já me ando assim a esquecer tanto??? Obrigado por terem publicado a minha apresentação mas já agora informo que o e-mail que enviei há pouco, tinha as minhas larocas de tropa e as de agora. Não se assustem que não sou o Karl Marx... Vamos ver é se consigo arranjar algum material (das centenas) do tempo da comichão... Um abração para todos do 1º.Cabo Esferográfica G-3 F Gomes.