domingo, 25 de outubro de 2015

Guiné 63/74 - P15287: Tabanca Grande (475): Armando Ferreira, ex-Fur Mil Cav da CCAV 8353 (Cumeré, Bula e Pete, 1973/74)

1. Mensagem do nosso camarada e novo amigo Armando Ferreira (ex-Fur Mil Cav da CCAV 8353, Cumeré, Bula e Pete, 1973/74), com data de 13 de Outubro de 2015:

Camarada Luís,
Sou mais um igual a milhares que sobrevivemos cada qual à sua maneira.
Fui Furriel Miliciano Atirador e pertenci à Companhia Independente de Cavalaria 8353.
Fomos para o Cumeré, depois para Bula para render a CCav do famoso Cap.Maia. Mais tarde com o meu grupo fomos viver subterraneamente para Capunga e depois S.Vicente, e por fim, fazer colunas a Farim.

Tivemos várias baixas, vários feridos com armamento deficiente, fomos atacados várias vezes com misseis russos e ainda aqui estou.  

Nasci em Alpiarça e aos dez anos parti para Lisboa, aí estudei em escola de artes e trabalhei, e muito mais tarde regresso para ter espaço físico na realização com o meu trabalho.
Tenho dois filhos e dois netos, e estou disposto a fazer seja o que for para que a minha família e as outras, terem direito ao país onde nasceram e receberam a sua própria cultura, TER A VIDA COM FELICIDADE.
Sou escultor de profissão, o meu trabalho está entre o Realismo e Expressionismo e tenho neste Portugal muitas esculturas urbanas, representando: feitos, heróis, individualidades, conjuntos escultóricos de grande dimensão, alegorias etc.
Trabalho em pedra e em bronze. Estou representado em vários países.

 À Liberdade - Estudo

 À Solidariedade

Homenagem à Juventude

Homenagem a Passos Manuel(1)

No passado mês de maio, fiz uma pequena homenagem a camaradas que perdi ao meu lado e aqui te mando o link, pois é ainda o que me vai na alma. Se entendes que deves publicar, força.


Desejo-te saúde e alegria, até breve um grande abraço
Armando Ferreira

Nota do editor:
(1) - Passos Manuel (Matosinhos, 1801 - Santarém, 1862), natural da freguesia de Guifões.
____________

Comentário do editor:

Camarada Armando Ferreira, sê bem-vindo à nossa tertúlia.
Foi um prazer receber-te nesta tabanca virtual de combatentes da Guiné. Se bem me lembro és o primeiro escultor na tertúlia. Vou dedicar um poste para divulgação das fotos que me mandaste com as tuas obras, além das que hoje publico, para a malta tomar conhecimento da tua arte e dos locais onde a mesma pode ser apreciada.
Hoje divulguei uma foto do teu Passos Manuel, que como sabes nasceu no concelho de Matosinhos em 1801 (ou 1806?), onde aliás tem também uma estátua, inaugurada em 1864, cujo autor não consegui descobrir. Já agora, se souberes diz-nos.
Ficamos desde já ao teu dispor para a divulgação de eventos relacionados com a tua actividade artística.

Quanto à missão que cabe a cada um de nós, combatentes da Guiné, neste Blogue, é, dentro das condicionantes de cada um, colaborar no registo, em texto e em fotos, dos momentos que mais nos marcaram. Fotos há muito guardadas e esquecidas, e memórias que julgávamos já apagadas, podem ver a luz do dia na nossa página, e ficarem a fazer parte da nossa História mais recente. Ficas então convidado a participar nesta missão colectiva.

Ficamos por aqui disponíveis para qualquer esclarecimento adicional quanto ao funcionamento e fins deste blogue.

Cabe-me deixar-te, em nome de toda a tertúlia, editores incluídos, um forte abraço de boas-vindas.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15094: Tabanca Grande (474): Joaquim dos Santos Ascenção, ex-Fur Mil AP Inf da CCAÇ 3460/BCAÇ 3863 (Cacheu, 1971/73)

6 comentários:

Luís Graça disse...

Armando, sê bem vindo a esta Tabanca Grande onde cabemos todos, os ex-combatentes da Guiné e os amigos da Guiné, com tudo aquilo que nos une e até com aquilo que nos pode separar... Registo a tua afirmação, que é de um português que não se resigna com o fatalismo e o desânimo: "Tenho dois filhos e dois netos, e estou disposto a fazer seja o que for para que a minha família e as outras, terem direito ao país onde nasceram e receberam a sua própria cultura, ter a vida com felicidade"...

O nosso blogue também da energia criadora dos poetas e artistas!... Luis Graça

Luís Graça disse...

Carlos: A estátua do Passos Manuel na tua terra é do escultor José Joaquim Teixeira Lopes (1837-1918).


https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Joaquim_Teixeira_Lopes

(...) "Entre as suas obras, destacam-se a estátua de Passos Manuel em Matosinhos; a estátua de D. Pedro V, na Praça da Batalha do Porto (1862) - o primeiro monumento público deste tipo na cidade; o relevo Baptismo de Cristo no baptistério da Sé do Porto; as chamadas Alminhas da Ponte - um relevo em bronze na Ribeira do Porto que recorda o desastre da Ponte das Barcas, ocorrido em 1809; diversas estátuas alegóricas; etc. José Joaquim Teixeira Lopes foi também pintor de azulejos. Atendendo à grande quantidade de artistas a quem ensinou ou que com ele privaram, Teixeira Lopes Pai foi uma das mais influentes figuras da Arte em Portugal, no período do Romantismo. (...)

Carlos Vinhal disse...

Obrigado Luís.
Aprender até morrer.
Carlos

Luís Graça disse...

O nosso novo grã-tabanqueiro, Armando Ferreira, é um conhecido escultor com obra feita, nomeadamente a nível local (Alpiarça, sua terra) e regional (Ribatejo)... A estátua de Saramago em bronze, é dele, na Azinhaga, terra do nosso prémio Nobel da Literatura,concelho da Golegã:
_________________

Estátua de José Saramago

A escultura pretende perpetuar a obra de José Saramago na terra que o viu nascer, Azinhaga, é da autoria de Armando Ferreira.
´
A peça "representa José Saramago em tamanho real sentado a um banco também em bronze", no Largo da Praça, um espaço central da localidade, com chão calcetado, árvores e um fontanário antigo.

http://bibliotecajsaramago.blogspot.pt/p/estatua-de-jose-saramago.html

Luís Graça disse...

O Armando Ferreira passa a ser o nosso grã-tabanqueiro nº 704. Foi atualizada a lista alfabética da Tabanca Grande, constante da coluna do lado esquerdo... LG

Luís Graça disse...

Ver aqui mais trabalhos do escultor na sua terra natal. Reportagem do "Jornal Alpiarcense", de 13/7/2012...

Trabalhos do escultor Armando Ferreira que através da sua obra muito tem contribuído para a divulgação do concelho

http://jornalalpiarcense.blogspot.pt/2012/07/trabalhos-do-escultor-armando-ferreira.html