segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Guiné 61/74 - P17669: Notas de leitura (988): “Cartas do Mato, Correspondência Pacífica de Guerra”, por Daniel Gouveia, Âncora Editora, 2015 (1) (Mário Beja Santos)

"Cartas do Mato, Correspondência Pacífica de Guerra”
Autor: Daniel Gouveia - Âncora Editora, 2015



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Agosto de 2017:

Queridos amigos,
Este alferes que cumpriu o serviço militar no Norte de Angola não é, no blogue, um forasteiro. Já aqui se apreciou a sua gema literária "Arcanjos e Bons Demónios - Crónicas da Guerra de África", ficou uma enorme vontade de ler mais.
Entende-se a experiência e os conhecimentos que são vazados nesta correspondência, era aluno de Românicas, foi pianista no Quinteto Académico, multiplica-se em atividades, até a musicologia do fado não lhe escapa. Faz jus ao título da obra: correspondência pacífica, porque é um homem de cuidados, há no que escreve a curiosidade de um antropólogo, preza sem prosápias cuidados que até se estendem à enfermagem.
Este livro é não só um belo regresso a narrativas onde não há amargor, desquites ou maledicências. Vale a pena continuar. Atenção, vejam com cuidado a alegria daquela malta do nosso tempo a exibir o correio recebido, nunca vi fotografia igual.

Um abraço do
Mário


Cartas do mato, por Daniel Gouveia (1)

Beja Santos

De Daniel Gouveia já aqui se saudou o seu notável “Arcanjos e Bons Demónios – Crónicas da Guerra de África”, DG Edições, 3.ª edição, 2011. Em abono dessa sua preciosa narrativa, vamos agora dar atenção a “Cartas do Mato, Correspondência Pacífica de Guerra”, Âncora Editora, 2015. Por uso e costume, o centro das nossas atenções vai para o que se escreve sobre a guerra da Guiné, mas faz-se sempre o reconhecimento de que só ganhamos em comparar o que é comparável em toda a literatura da guerra; em comparar e distinguir, pois claro, cada teatro tem as suas especificidades, houve diferentes hostilidades. Mas ao comparar e distinguir também elevamos o nosso olhar para um patamar de princípios, de ética, de fusão da camaradagem: os valores e os sentimentos universais, aquilo que é transversal no combatente, seja a descoberta dos novos ambientes, as formas de adaptação, o quinhão da solidariedade, as angústias e os medos, a repartição dos farnéis, o combate contra a solidão, e o medo das picadas, a angústia das esperas, o caminhar dentro das florestas húmidas, a reação à emboscada; e a caraterização dos protagonistas, o cozinheiro, o padre, o apontador de bazuca, o oficial e o sargento, a ansiedade na chegada do correio.

Todos os escritores são diferentes, e dentro deste gozo da personalidade Daniel Gouveia tem opções claras, mesmo como agora em que se socorre de estratos de correspondência: vê à sua volta e transmite apreciações construtivas, é cuidador, tem bom ouvido para o chasquear dos outros, adapta-se perguntando, está mortinho por saber, daí a sua admiração pelo pisteiro de Tomboco, localiza as viagens, dá nota das chegadas, não esconde a satisfação pela pilhéria, nunca o iremos ver alcandorado em triunfos militares, na sua narrativa é impensável a pesporrência e nunca descuida qualquer comentário crítico, a propósito. Tudo começa no Grafanil (a sua comissão militar é em Angola, naquele amplo território denominado Zaire, acima de Ambrizete e não muito longe de S. Salvador. Foi em rendição individual, conheceu o seu pelotão a bordo do Vera Cruz e escreve:
“… Conheci, finalmente, o meu pelotão! É constituído, na sua maioria, por transmontanos, rijos como penedos, rudes e simples. São mais ou menos pequenitos de estatura, mas que peitaças!”.

Pois no Grafanil já há hinos e quadras, segue-se para Tomboco, o pisteiro Teixeira é uma fonte de sabedoria para conhecer a selva. Informa quem ama que lhe vai falar do pingómetro, um tal aparelho que serve para medir pingos, foi inventado pelo Capelão, o Padre Campos, havia o grande problema de saber quando é que o depósito de água estava vazio. Mostra os desenhos da invenção do padre e escreve:
“É fácil, como se vê: se está cheio, a pedra está em baixo! Se o calhau está próximo da roldana, é bom ir ligando o motor, pois já ninguém se atreve a meter-se no duche. A medida-padrão do pingómetro é o furco, uma medida regional da terra do capelão que equivale à distância entre o polegar e o indicar no máximo do seu afastamento”. 
Assim tornava-se compreensível dizer que faltam “três furcos para acabar a água” ou que “daqui a dois furcos já há água nos quartos”. As suas pitadas de humor fazem ressaltar o seu espírito faceto, a estampada ingenuidade de quem ouve e não sabe pôr em palavras rigorosas, é diversão sem humilhação:
“… Em certas circunstâncias usa-se o very-light, um artefacto pirotécnico de luz verde, vermelha ou branca que fica a pairar no céu por uns momentos, iluminando ou dando sinal para qualquer ação. Claro que os soldados recebem instrução sobre isso. Mas ontem verificou-se que não lhe ensinamos devidamente a palavra.
Um soldado estava de sentinela, à noite, vê uma estrela cadente particularmente intensa. Deixou um camarada no posto e veio a correr, muito aflito, avisar os oficiais: 
- Meu Capitão, meu Capitão! Vi agora mesmo um pirilaipe! Ainda gozámos, pois o capitão insistiu: 
- O que é que tu viste? - Um pirilaipe meu Capitão”.

Meses depois está no Lufico, a 80 Km de Tomboco, e escreve deslumbrado:
“… Uma coisa aqui é soberba: a paisagem. Vassalo, como sou, da Natureza, encontrei neste quartel perdido do Norte de Angola todo o esplendor africano que não poderia encontrar em todos os filmes sobre a selva, juntos. O acidentado do terreno coloca toda esta exuberância vegetal em cenários sucessivos de colinas e vales, com maciços de palmeiras a bordejar os rios turbulentos de cascatas e rápidos. Os cabeços, de vegetação mais rala, estão, no entanto, povoados de monumentais embondeiros cujos ramos, quase nus, se organizam numa incomparável filigrana quando o sol, feito enorme bola de fogo, se lhes põe por detrás. Colocaria aqui, sem hesitar, o presépio do Menino Jesus de raça negra”. 

Segue para Zau-Évua, a 90 Km de Tomboco, houvera uma emboscada em Quibala, 100 Km ao Sul de Zau-Évua, com 7 mortos e 11 feridos. Novo comentário, tal a embriaguez da paisagem: 
“A toda a volta do quartel é uma interminável planície, verde-acastanhada do capim a ficar seco, onde se implantam, como ilhas, alguns morros colossais e dispersos, só rocha, dos quais um grupo de 9, cujas cristas lembram o dorso de elefantes, deu o nome ao local”.

A 9 de Junho está em S. Salvador do Congo, a capital do distrito do Zaire. A sua descrição mostra o seu permanente olhar divertido, espraia-se na apresentação do espaço e situações:
“Ainda existe, morando na cidade, em casa construída pelo Governo e com uma pensão vitalícia, a última rainha do Congo, D. Isabel, uma negra de meia-idade, afável e senhora do seu papel, que não come comida se não cozinhada por si, desde que o marido, o rei do Congo, morreu envenenado há alguns anos.
A cidade – se é que, em tamanho, tal se lhe pode chamar – é formada por ‘parte branca’ e ‘parte preta’. A parte branca tem uma vintena de casas civis, dois quartéis, edifícios da administração, arame-farpado e postos de vigia a toda a volta. A pista de aviação atravessa-a de meio a meio, já que assenta no que deveria ter sido uma das avenidas. Assim, há ruas que desembocam diretamente na pista, há lojas cuja montra e entrada dão para ela”.

Em Julho estão em Quiximba e comenta:
“O Quiximba é muito bonito, mas também é muito frio. Estamos no cacimbo. Autêntico Inverno. Anda-se de mãos nos bolsos, ponta do nariz gelada, camisola de gola alta, meias de lã. À noite, quatro mantas e pijama de flanela, com camisola interior e meias calçadas para não ter de inventar uma botija”.
E começa a poetar, Quiximba vai dar muito que falar.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 11 de Agosto de 2017 > Guiné 61/74 - P17663: Notas de leitura (987): “Portugal e o Império Africano - Séculos XIX e XX”, coordenação de Valentim Alexandre, Edições Colibri, 2013 (2) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: