quarta-feira, 13 de julho de 2022

Guiné 61/74 - P23427: (Ex)citações (411): O calor e alguma ociosidade inerente levou-me a andar aqui pelo blogue a passear pela infinita quantidade de publicações que por cá há, com destaque para a região do Boé onde, em 1987, fui abrir uma missão com hospital de campanha, no âmbito dos Médicos Sem Fronteira (Ramiro Figueira, ex-Alf Mil Op Esp da 2.ª CART/BART 6520/72)

1. Mensagem do nosso camarada Ramiro Alves de Carvalho Figueira, médico na situação de reforma, ex-Alf Mil Op Especiais da 2.ª CART/BART 6520/72 (Nova Sintra, 1972/74), com data de 12 de Julho de 2022:

Boa tarde.

O calor e alguma ociosidade inerente levou-me a andar aqui pelo blog a passear pela infinita quantidade de publicações que por cá há. Chamou-me a atenção uma série de publicações sobre o local onde foi declarada a independência da Guiné, em 24 de Setembro de 1973. De entre estas publicações, a de uma antropóloga alemã de seu nome Tina Kramer que andou a percorrer a Guiné praticamente de lés-a-lés e que dedica uma referência a Lugadjole onde terá sido declarada a independência em 1973.

Ora acontece que nas minhas andanças pelas medicinas estive ligado aos Médicos Sem Fronteiras e, em 1987, coube-me ir abrir uma missão com hospital de campanha, na Guiné-Bissau, no sector do Boé. Confesso que senti algum entusiasmo, o Boé era para todos quantos estiveram na Guiné durante a guerra um local mítico e penso que não havia ninguém, pelo menos no meu tempo, que não soubesse da retirada de Madina do Boé e do desastre do Che Che.

Partimos de Lisboa num dia que não recordo em Setembro de 1987 com uma equipa de 4 médicos, um enfermeiro e um encarregado da logística. Não tinha regressado nunca mais à Guiné desde o fim da comissão em 1974, mas depressa me ambientei, desde logo à chegada com aquele calor intenso que nos subia pelas pernas acima a recordar o desembarque no mesmo local em 1972. 

Poucos dias depois a partida para Gabú (Nova Lamego) onde dormimos um dia e fomos recebidos pelo governador local, o Paulo (não me recordo do nome todo dele), homem que andou na luta e tinha uma recordação perene dela, uma prótese numa perna.

No dia seguinte partimos para Lugadjole, local destinado para a missão. A estrada era uma velha picada daquelas que todos nos recordamos com os seus buracos e saltos inopinados. Parámos em Canjadude, uma tabanca com ar arrumado e limpo, mas que logo a seguir tinha ainda as marcas da guerra, uma viatura blindada e uma camioneta, completamente calcinados jaziam à beira da estrada. 

Finalmente o Che Che e a jangada. Íamos num jipe cedido pelo governo,  seguidos por uma camioneta onde carregávamos todo o material para a montagem do hospital, a entrada na jangada foi uma habilidade de equilibrismo complicada, mas depois a saída, à chegada do Che Che, foi mesmo um prodígio de equilíbrio que o condutor do jipe, de seu nome Domingos, e o condutor da camioneta executaram quase que por milagre.

Reiniciámos a viagem a caminho de Béli onde chegámos ao fim de umas horas muito difíceis de trajecto. Em Béli estava uma missão de alemãs que nos acolheu muito bem e nos deram uma refeição deliciosa de cabrito (disseram-nos que era…) acompanhadas de vinho branco fresquíssimo delicioso, de tal forma delicioso que um dos colegas que me acompanhava apanhou uma enorme bebedeira e acabou por fazer o resto do caminho a dormir quase não se apercebendo dos tremendos saltos que o jipe dava. 

Chegámos a Lugadjole já ao anoitecer e ainda tivemos de descarregar a camioneta para termos camas onde dormir dado que a casa onde fomos alojados nada mais tinha do que paredes, eram casas construídas pelos soviéticos quando tentaram explorar bauxite naquele local, o que acabou por não se revelar rentável e o local foi abandonado.

Os dias foram-se passando entre as consultas e trabalhos para nos instalarmos e um belo dia conseguimos convencer o responsável local, um homem de poucas falas, chamado Kassifo N’Cabo, a levar-nos ao local onde fora declarada a independência. 

No jipe dele e ainda no jipe que nos tinha sido cedido pelo governo guineense, saímos a caminho da fronteira com a Guiné Conakri e, pouco antes da tabanca de Vendu Leidi subimos a um ponto um pouco mais alto, que na crónica da Tina Kramer fiquei a saber que se chamava Orre Fello, onde uma estrutura meio abandonada nos foi indicada como tendo sido o local da declaração da independência. 

Na verdade, não sei se realmente terá sido ali que se deu o acontecimento, mas dada a proximidade da fronteira (Vendu Leidi situa-se práticamente nela) e o local meio perdido nos confins do Boé, admito que terá sido esse o tal local.

Por agora é só, as descrições do trabalho em Lugadjole são longas e provavelmente fastidiosas. Resta dizer que montámos o hospital de campanha que tinha bloco operatório e que esteve a funcionar creio que cinco ou seis anos.

1 – Mapa da região, onde marcado com uma estrela se pode ver o local de Orre Fello
2 – Guiné-Bissau >Região de Gabu > Sector do  Boé > Médicos Sem Fronteira > 1987 > Fotografia minha acompanhado por um dos médicos, o Dr. João Luís Baptista, no Che Che
3 –Guiné-Bissau >Região de Gabu > Sector do  Boé > Médicos Sem Fronteira > 1987 > Baga Baga junto de Béli
4 - Guiné-Bissau >Região de Gabu > Sector do  Boé > Médicos Sem Fronteira > 1987 > Vendu Leidi > Orre Fello > Local da declaração de independência
5 –Guiné-Bissau >Região de Gabu > Sector do  Boé > Médicos Sem Fronteira > 1987 >  Vendu Leidi > Orre Fello >  Casa que se dizia ter sido de Amílcar Cabral
6 – Guiné-Bissau >Região de Gabu > Sector do  Boé > Médicos Sem Fronteira > 1987 >  Jangada do Che Che

Fotos (e legendas): © Ramiro Figueira (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Abraço
Ramiro Figueira

14 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Ramiro Figueira
Foi bom ter voltado a Canjadude e Che-che, apesar de ser em pensamento, por onde andei e permaneci dois anos, já lá vão mais de cinquenta.

Na verdade, n´s saímos da Guiné, mas a Guiné não saí de nós.

Abraço.

Zé Martins

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro Ramiro:

Preciosas, essas tuas memórias do tempo da cooperação e da tua missão, como médico, nos Médicos Sem Fronteira...

O mistério do berço da nacionalidade (da Guiné-Bissau), graças ao nosso blogue, é hoje menos mistério, mas o local exato continua a ser objeto de discussões entre os membros do blogue que têm autoridade para falar sobre o assunto... Pensamos (e defendemos) que todos temos direito à verdade (os antigos combatentes, portugueses e guineenses, de um lado e do outro, mas também os mais novos, que andam na escola, em Portugal e na Guiné-Bissau)...

O poste P21554, de 17 de novembro de 2020, por exemplo, teve 3 dezenas de comentários... Não sei se o leste... O nosso blogue, com 18 anos de existência, mais de 23,4 mil postes publicados, perto de 100 mil comentários e outras tantas fotos, não é fácil de pesquisar... Se quiseres uma "pesquisa completa e exaustiva" sobre um dado descritor, tens de a pedir a um dos editores, eu, o Luís Graça, ou o Carlos Vinhal,pesquisa essa que só possível obter através do Blogger, o nosso servior, "em modo de edição"...

De qualquer modo, remeto-te para já para este e outros postes. Boas leituras. LG
__________

4 DE OUTUBRO DE 2009
Guiné 63/74 - P5050: Efemérides (27): Declaração da Independência em 24 de Setembro decorreu não em Madina do Boé mas Lugajole (Patrício Ribeiro)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/10/guine-6374-p5049-efemerides-23.html

23 DE SETEMBRO DE 2013
Guiné 63/74 - P12073: Notícia dos nossos amigos da AD-Bissau (29): Efeméride: Há 40 anos era proclamada, unilateralmente, a independência da Guiné-Bissau... (Não em Cubucaré, no sul, como estava inicialmente previsto, mas no leste, na região do Boé... E aqui não foi em Madina do Boé, nem em Lugajole, mas sim em... Vendu Leidi, um lugarejo fronteiriço)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2013/09/guine-6374-p12073-noticia-dos-nossos.html

13 DE NOVEMBRO DE 2020
Guiné 61/74 - P21539: Casos: a verdade sobre... (16): Onde foi o "berço da nacionalidade" ? Terá sido em Feto Lugajole, uma colina à cota de 200 mt, frente à atual tabanca de Lugajole ? Fica a 5 km da fronteira, a 40 km de Madina do Boé... E ainda hojé é intransitável de carro, em setembro... (Patrício Ribeiro, Bissau)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/11/guine-6174-p21539-casos-verdade-sobre.html

17 DE NOVEMBRO DE 2020
Guiné 61/74 - P21554: Casos: a verdade sobre... (17): o mistério do "berço da nacionalidade": Madina do Boé? Lugajole? Vendu Leidi? Lela ou Malanta, já na Guiné-Conacri, na Estrada Nacional n.º 23, permitindo uma fácil (e segura) ligação à base de Boké?... (C. Martins / António Martins de Matos )

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/11/guine-6174-p21554-casos-verdade-sobre.html

21 DE ABRIL DE 2021
Guiné 61/74 - P22122: Um olhar crítico sobre o Boé: O local 'misterioso' da proclamação solene do Estado da Guiné-Bissau, em 24 de setembro de 1973, em plena época das chuvas - Parte II: Missão a Gaoual (Jorge Araújo)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2021/04/guine-6174-p22122-um-olhar-critico.html


Vê também dos descritores, associados ao tema, como por exemplo:

24 de Setembro de 1973 (24 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/24%20de%20Setembro%20de%201973

Beli (54 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/11/guine-6174-p21539-casos-verdade-sobre.html

Dossiê Madina do Boé (8 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Dossi%C3%AA%20Madina%20do%20Bo%C3%A9

Lugajole (13 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Lugajole

Madina do Boé (177 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Madina%20do%20Bo%C3%A9

Vendu Leidi (4 referências)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Vendu%20Leidi

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ver também:

24 DE OUTUBRO DE 2020
Guiné 61/74 - P21479: Memória dos lugares (414): Região de Gabu, setor de Boé, Colinas do Boé: Montanha Cabral... Alguém sabe onde fica, exatamente, essa "montanha" (fello, em fula), que faz parte das "lendas e narrativas" do PAIGC ?

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/10/guine-6174-p21479-memoria-dos-lugares.html

26 DE OUTUBRO DE 2020
Guiné 61/74 - P21481: Casos: a verdade sobre... (13): a "Montanha Cabral", como chama a população local, de maioria fula, à colina Dongol Dandum (cota 171), a sul de Madina do Boé

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2020/10/guine-6174-p21481-casos-verdade-sobre.html


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ramiro, temos aqui um camarada, o C.Martins, que também é médico e esteve duas vezes na Guiné-Bissau, ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, nos anos 80, se não erro.

Passou também pelo Boé.

Na guerra é do teu tempo, esteve no Pel Art, em Gadamael (1972/74). Será que o conheces? Ele é avesso a publicidades. ..

Valdemar Silva disse...

E sempre motivo de discussão falar de Madina do Boé, e por arrasto o local da declaração da Independência.
Agora temos esta imagem de um "Memorial" da Declaração da Independência, em Orre Fello (montanha).
É mais um local a juntar aos outros já conhecidos e só passaram 50 anos, daqui a mais uns 50 aparecerá outro local, e tal como nós por cá, ainda não sabemos ao certo se foi em Ourique (Castro Verde-Alentejo) ou Vila Chã de Ourique (Cartaxo-Ribatejo) que o D. Afonso Henriques andou à espadeirada a não sei quantos reis mouros.
Uma coisa não passará despercebida quando se atravessa o Corubal para Che-Che, vir sempre a ideia porque raio a Engenharia, durante os anos da guerra, não montou uma jangada militar como deve ser, atendendo ao grande movimento para Che-Che, Madina e Beli.

Excelentes fotografias

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, mas a jangada era do BENG 447. e operada por um militar de engenharia, se não erro.

Talvez o João Rodrigues Lobo, embora nunca tenha ido para aqueles lados, possa acrescentar algo mais sobre a fatidica jangada. Isto é do seu tempo...

Os americanos já lá tinham construído uma ponte, ao fim daqueles todos. Foi uma grande asneira o "periquito" do Spínola (tinha uns meses de Guiné) ter "entregue" ao PAIGC aquela peninsulá, em 6/2/1969, com a cumplicidade do cor inf Hélio Felgas, comandante do Comando de Agrupamento de Bafatá (zona leste) e da trágica Op Mabecos Bravios (retirada de Madina do Boé).

0 Amílcar Cabral nunca mais se calou com a "conquista" aos tugas do campo fortificado de Madina do Boé... Foi um grande trunfo para a propaganda e a diplomacia do PAIGC...

Claro que é fácil hoje mandar estes bitaites, estamos a ver o filme todo, senta dos no sofá...

José Botelho Colaço disse...

Como se diz depois de ver fora d`agua todos sabem que é iró, na guerra é como na política o que interessa é os meios para alcançar os fins, ninguém paga por ter chegado á victória atravéz da mentira.

Manuel Luís Lomba disse...

O cenário do vídeo oficial do cerimonial da proclamação da independência da Guiné difere do twit do PCP: Nino Vieira é o protagonista daquele, a falar, Aristides Pereira é o protagonista neste, a sua pose é arrebatada, mas sem pio.

O desfile militar, encabeçado por viatura militar, aparece a decorrer numa picada perfeitamente regularizada e limpa - coisa inexistente à época: o general Spínola "libertou" a região de tropa de soberania em 1968, o BENG deixara de ir à região há 5 anos, os coriféus do PAIGC dizem que só tiveram uma noite para montar o arraial numa noite (uma piedosa mentira.

A foto 4 mostra o "memorial" implantado entre duas árvores, algo semelhantes às que ladeavam aquela picada.
Coisa para investigadores.

No tempo da minha nomadização em Buruntuma, vinha ao Boé na sua roulote e estacionava numa colina, do outro lado da fronteira.

Levantar aquela casa para sua servidão era impensável
Manuel Luís Lomba

Manuel Luís Lomba disse...

Em tempo: ... em Buruntuma, o Amílcar Cabral vinha...

Valdemar Silva disse...

A foto nº. 4 foi tirada em 1987, a Assembleia da Declaração da Independência em 1973 e o "Memorial" que vemos não sabemos quando foi erigido. Aquela construção não existia no dia da Assembleia, foi feita muito depois. Repare-se numas fotos da Assembleia publicadas num poste do Jorge Araújo sem nenhuma construção.
Mas vendo bem a fotografia, e não percebendo nada de dendrologia, parece que o crescimento da árvore da drta. foi acontecendo com o "Memorial" já construído, talvez em 1975/76.

Então, se a jangada existente na travessia, à data do desastre, foi feita pela Engenharia e vendo fotos da época era mesmo uma obra de unhas de fome do regime com tratamento dos militares como carne para canhão, que naquele caso, infelizmente, foi carne para crocodilos.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Caro Luís Graça

Estive como voluntário da A.M.I.durante a guerra civil em 98, sediado em Canjufa, que fica entre Pirada e Gabú.
Precorri todo o nordeste da Guiné nessa altura.
A A.M.I.teve uma sede em Lugadjole, e julgo que neste momento tem uma sede em Bolama.
Não conheço o colega.
Voltei várias vezes à Guiné, como turista, tendo percorrido todo o território

AB
C.Martins

Manuel Luís Lomba disse...

Meus caros Ramiro e C. Caria:
O outeiro Orre Fello, alinhado com Vendu Leid, situa-se aquém ou além da fronteira?

Antº Rosinha disse...

Também em 1987 a AMI esteve instalada para aqueles lados de Lugajol.

RF disse...

Meus caros Manuel Lomba e C. Martins
Conforme o mapa, o local situa-se muito perto da fronteira mas antes de Vendu Leide, portanto dentro da Guiné Bissau
Também não conheço o colega mas, como disse esta missão foi em 1987, a abertura do hospital em Lugadjole, portanto 11 anos do colega ter estado na Guiné. Não sei bem o que se passou, sei que esteve a funcionar uns anos inclusivamente foram enviados cirurgiões para lá, terá encerrado uns seis anos depois.
Sobre o desfile militar na cerimónia da independência nada sei. O local tem um espaço relativamente grande e plano em frente à construção pelo que é possível ter feito ali um "ronco" com desfile de tropas, a construção suspeito (sem certezas nenhumas) será de depois mas, dado que a fotografia foi feita em 1987 (14 anos depois da declaração) eventualmente já existiria.
Como já se publicou tanta coisa sobre este local vamos ver se aparece alguém com indicações presisas sobre o assunto.
Abraço a todos