quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Guiné 61/74 - P23904: Documentos (41): "Diploma de Cobra", outorgado pelo cap inf Jorge Parracho, cmdt da CCAÇ 3325, "Cobras" (Guileje e Nhacra, 1971/72) ao seu amigo e camarada do tempo da Academia Militar, cap art Morais da Silva, cmdt da CCAÇ 2796, "Gaviões" (Gadamael e Nhacra, 1970/72)

 

Diploma de Cobra

Ao Capitão de Art António Carlos Morais 
da Silva como reconhecimento da CCAÇ 3325 pela
amizade e apoio incondicional que dispensou a esta 
unidade se outorga o grau de "Cobra" honorário.
E por ser verdade e como apreço da CCAÇ
3325,  lhe é passado o presente diploma que usurá
"in aeternum"

O Comandante
JSParracho
cap"

[ Cortesia do cor art ref Morais da Silva]




Foto nº 39



Foto nº 39A


Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 3325, "Cobras de Guileje" (jan / dez 1971) > 1971 > Álbum fotográfico do cor inf ref Jorge Parracho > Foto n.º 39, sem legenda > O cap Jorge Parracho (o segundo a contar da direita, na foto nº 39A) com a malta do 5º Pel Art que era comandado pelo alf mil art Cristiano Neves... Operavam três peças de 11,4 cm, apontadas para a fronteira.

O primeiro militar, na primeira fila, a contar da direita para a esquerda, na foto nº 38B, é o alf mil médico Mário Bravo, nosso grã-tabanqueiro. Também passou por Bedanda (CCAÇ 6) e depois pelo HM 241, em Bissau. Os "Cobras de Guileje" estavam longe de imaginar o que aconteceria àquele aquartelamento, um dos melhores da Guiné, dois anos depois... Foi aqui, em 18 de maio de 1973 que começou a Op Amílcar Cabral... (em que o PAIGC mobilizou t0dos os seus meios para "varrer do mapa" o quartel e a tabanca (fula) de Guileje...

As fotos de Jorge Parracho foram disponibilizadas à ONG AD - Acção para o Desenvolvimento, com sede em Bissau, em 2007, no âmbito do projecto de criação do Núcleo Museológico Memória de Guiledje. Não traziam legendas, vinham apenas numeradas. Foram por sua vez partilhadas com o nosso blogue pelo nosso saudoso amigo Pepito, o engenheiro agrónomo Carlos Schwarz Silva  (Bissau, 1949-Lisboa. 2014), então diretor da ONG AD e principal promotor do projecto museológico de Guileje. A legendagem é da responsabilidade do editor L.G, que recorreu às informações já aqui publicadas pelo Orlando Silva sobre a CCAÇ 3325].

Foto: © Jorge Parracho / AD - Acção para o Desenvolvimento, Bissau (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]



1. "Diploma de Cobra" foi um singelo docmnento que me chegou às mãos,  enviado, oportunamente, em 4 de junho de 2022, pelo cor art ref Morais da Silva, na sequência de um mail quem entretanto,  enviara a um grupo de camaradas que tinham passado por Guileje, Gadamael e Bedanda. 

Tinha a intenção de o publicar como prova dos fortes laços de amizade e camaradagem que se criaram, na altura, entre as NT, no TO da Guiné, a par do sentido de humor de caserna que a guerra também cria e alimenta...

Publico, hoje, na série "Documentos" quando se volta a falar de Guileje, com a morte do cor art ref Coutinho e Lima (Viana do Castelo, 1935-Lisboa,2022). Acrescentava na altura o cor art ref Morais da Silva, à laia de legenda:

"A CCaç Ind 2796 (que comandei em Gadamael) e a CCaç 3325 (Jorge Parracho- Guilege) coabitaram a mesma zona durante 1 ano. O Jorge é do meu curso da AM (veterano) e somos amigos e companheiros de canseiras na Guiné. Dele recebi esta prova de estima e reconhecimento quando terminou a comissão."

Sei que o Jorge Parracho é natural de Mafra e o Morais da Silva é de Lamego. Aos dois deixo publicamente o meu agradecimento e os meus votos de Bom Natal e Melhor Ano Novo de 2023.
___________


(**) Último poste da série > 24 de maio de 2022 > Guiné 61/74- P23287: Documentos (40): A conferência do cor inf Hélio Felgas, proferida na Academia Militar, sem papas na língua, em 10/4/1970 (e depois publicada como artigo na Revista Militar, nº 4, abril de 1970, pp. 219-236), que o Amílcar Cabral leu e achou lisonjeiro para si e o seu Partido, citando-o no Conselho de Guerra de 11/5/1970

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Luís Graça
quarta, 21/12/2022, 21:04 (há 22 horas)
para Mário, Manuel, João, José, Joaquim, Vasco, Manuel, José, António, Alexandre, João, Amaral, Morais, Pinto

Amigos e camaradas; em 4 de junho de 2022, mandei-vos um mail chamando a atenção para umas fotos do Jorge Parracho, cmdt da CCAÇ 3325, "Cobras" (Guileje, 1971), com a malta do 5º Pel Art e o nosso alferes mil médico, hoje cirurgião reformado, Mário Bravo (que também passou por Bedanda). Na altura, o cor art ref Morais da Silva, que foi cmdt dos "Gaviões" (CCAÇ 2796, tendo estado em Gadamael, na mesma altura, 1971), e que seria depois um prestigiado (ainda hoje recordado pelos seus antigos alunos) professor da Academia Militar, honrando.nos além disso com a sua presença no Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné, mandou-nos um curioso documento, "Diploma de Cobra", que diz muito sobre os fortes laços afetivos, de amizade e camaradagem, que se teciam na guerra, naquela guerra. (para além do humor de caserna que cultivávamos, às vezes mais terno, às vezes mais truculento).

Só hoje (!), dando voltas à caixa de correio, à procura de mensagens trocadas com o João Seabra, é que "redescobri" o anexo que Morais da Silva me enviou. Acabei de o publicar, espero que ele não me leve mal, é afinal uma homenagem a dois grandes bravos da Guiné, que representam o melhor das nossas virtudes militares.

E tudo isto vem a propósito de batalha de Guileje e Gadamael que foi há 50 anos (vamos tentar não esquecer a efeméride daqui daqui a cinco/seis meses, se a saúde e a vontade nos permitirem continuar a "blogar"...). Guileje e Gadamael estarão para sempre presentes na memória dos antigos combatentes da Guiné, e para mais hoje, que o nosso amigo e camarada cor art ref Coutinho e Lima (Viana do Castelo, 1935-Lisboa,2022).deixa a Terra da Alegria. E, a propósito, republiquei um texto de João Seabra, ex-alf mil, CCAV 8350 (Guileje, 1972/73), e um dos bravos de Guileje e Gadanael, desassombrado, frontal e corajoso, que merece ser conhecido dos leitores mais novos do nosso blogue. (Infelizmente, não temos tido notícias dele.)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2022/12/guine-6174-p23903-guidaje-guileje.html

Para todos vocês, bons amigos e camaradas, guilejenses, gadamaelenses e bedandenses, votos de Bom Natal e Melhor Ano Novo de 2023. Luís

Anónimo disse...


Manuel Augusto Reis
21/12/2022, 23:49

Camarigo Luís põe esse joelho em forma, precisamos do nosso convivio anual e sem ti , não faz sentido.

Boas Festas Natalicias

Manuel Reis

Anónimo disse...

Antonio Silva
22/12/2022, 09:19

Bom dia. Obrigado pelo alerta e publicação do diploma que o Jorge Parracho, que muito estimo, entendeu atribuir ao seu camarada Gavião de Gadamael. Santo Natal e muita saúde para si e todos os seus. Abraço de muita estima do MS