sábado, 30 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25317: Parabéns a Você (2256): Abel Rei, ex-1.º Cabo At Art da CART 1661 (Fá Mandinga, Enxalé e Porto Gole, 1967/68); António Graça de Abreu, ex-Alf Mil Inf do CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74); Enfermeira Rosa Serra, ex-Alf Enf.ª Paraquedista da BA 12 (Bissau, 1969) e Valdemar Queiroz, ex-Fur Mil At Art da CART 2479/CART 11 (Contuboel, Nova Lamego e Paunca, 1969/71)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de Março de 2024 > Guiné 61/74 - P25309: Parabéns a Você (2255): Ex-Fur Mil Enfermeiro Armando Pires da CCS / BCAÇ 2861 (Bula e Bissorã, 1969/70); Carlos Vinhal, ex-Fur Mil At Art MA da CART 2732 (Mansabá, 1970/72) e Eduardo Magalhães Ribeiro, ex-Fur Mil Op Esp da CCS / BCAÇ 4612/72 (Mansoa, 1974)

12 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros aniversariantes do dia

Rosa Serra
Abel Rei
A. Graça de Abreu
e
Valdemar Queiroz

As minhas felicitações pelos respetivos aniversários, com votos de boa saúde e com um beijinho
para a Rosa e os correspondentes abraços de parabéns para os outros.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Caríssimos António Graça de Abreu, Rosa Serra, Valdemar Queiroz e Abel Rei,

Espero que ninguém me me leve a mal as minhas sempre longas mensagens de parabéns. Por vezes até tenho receio de ser mal compreendido. Não quero com isso diferenciar-me de ninguém. Vejo que a maioria consegue dizer e expressar-se em poucas palavras .
Só que eu não sou capaz de o fazer por menos , sob pena de sentir que não estou a dar aos meus camaradas aniversariantes os parabéns com o calor e carinho a que eles têm direito nesse dia.

Por exemplo hoje: quatro aniversariantes , todos e cada um deles merece de mim uma menção muito especial. Ainda por cima celebram os seus aniversários no mesmo dia de uma das minhas falecidas manas por quem eu sempre senti muito carinho desde a minha meninice até ao dia em que nos deixou; um carinho muito grande agora traduzido por muita dor e saudade.

A Rosa Serra : não tive ainda oportunidade de a conhecer pessoalmente, mas o facto de de ter tido a coragem de dedicar a sua vida como enfermeira pára-quedista fala volumes ; e logo a associo à minha mana , enfermeira também, cuja dedicação e carinho para com toda a gente que ela cuidava era enternedecedor. Bem hajas.

O António Graça Abreu: quem o não conhece pelo muito que no nosso blogue tem partilhado connosco? Já dele tinha as melhores impressões que se confirmaram num encontro no passado dia 14 de Março em Algés. O abraço caloroso que me deu fez-me sentir que mais que um camarada da Guiné ele estava a abraçando um irmão. Oxalá ele tenha sentido o mesmo da minha parte. E é este mesmo abraço de irmão que agora te envio. Bem hajas!

O Abel Rei . O teu livro "Entre o Paraíso e o Inferno" foi depois do primeiro livro que li sobre a Guiné “na Terra dos Soncós, de Beja Santos, o livro que mais me fez reviver os meus tempos na Guiné, tanto mais que como este descreve experiências que foram a continuação das minhas e nos mesmos lugares: Xime, Enxalé, Porto Gole… E à semelhança dos livros do Beja Santos, especialmente do primeiro “Na Terra dos Soncós”, já o reli várias vezes. E a emoção é sempre a mesma, nunca menos forte do que a primeira vez que o li. Como pode deixar de ser assim ,quando ali leio o destino trágico de homens como o Abna na Onça e de outros que comigo viveram e eram meus irmãos? Bem hajas meu caro Abel!

E o Valemar Queiroz. Que te hei de dizer? Fiquei tão impressionado pela tua vida e pela coragem com que estavas enfrentando a grave falta de saúde, que te quis conhecer e te fui visitar um dia directamente do avião para tua casa. E a partir daí a minha admiração não desmereceu, antes pelo contrário. A tua vasta cultura e capacidade intelectual a que juntas uma honestidade e franqueza apenas equiparada , senão mesmo superada pelo teu optimismo e coragem de que dás provas todos os dias são uma inspiração. Obrigado meu caro. Bem hajas meu valente Valdemar.
A ti e a todos os que hoje celebram "mais um” , um grande abraço . De coração.
João Crisóstomo Nova Iorque

Eduardo Estrela disse...

Aos aniversariantes os meus parabéns com votos de muita saúde e alegrias, junto dos que os rodeiam.
Eduardo Estrela

Tabanca Grande Luís Graça disse...

4 aniversariantes hoje: o mais velho deve ser o Abel, seguido do Valdemar, e do António (que é de 47).
A Rosinha será a mais nova ? Todos do Norte (com exceção do Abel). Todos históricos do nosso blogue.Todos bons camaradas e amigos...




Tabanca Grande Luís Graça disse...

... Daqui de Candoz vai um "balaio" cheio de amêndoas e votos de parabéns, felicidades, saúde, boa vida e santas fantasias. Luis

Tabanca Grande Luís Graça disse...

E nosso João Crisóstomo, que não faz anos hoje, merece o meu apreço pelo lindo comentário que escreveu, destacando o melhor de cada um dos quatro aniversariantes.

Boa Páscoa para ele e a Vilma. Luis

José da Silva Marcelino Martins disse...

Abreijos de parabéns.

Joaquim Luis Fernandes disse...

Para os aniversariantes do dia, votos de feliz aniversário.
Parabéns e muitas felicidades.
Longa vida com boa saúde e alegria.

Abraços
JLFernandes

Anónimo disse...

A todos estes(as) ilustres tabanqueiros(as) os meus parabéns pelo aniversário. Que muitos mais venham com saúde e qualidade de vida.

O nosso amigo António Graça Abreu teve o presente, já hoje (eu próprio testemunhei), do Pedro Mexia no programa “Governo Sombra” ao sugerir a leitura do seu livro, de traduções, de poemas Chinesas.

O amigo Valdemar é o “berdadeiro” guerreiro, para não dizer (com receio de represálias) do “berbadeiro “homem do Norte, carago! Nada, nem ninguém o deita abaixo. És um exemplo de coragem. Um grande abraço.
Joaquim Costa

Abilio Duarte disse...

Eh pá, reparei agora, visitando o Blog, que é o dia do teu aniversário.
Para já os meus Parabéns.
Que estejas a recuperar das tuas maleitas.
E agora, a da praxe, recordando as nossas andanças, na C.Art.11, algures pelo Leste da Guiné.

Estive hoje a falar com o Coronel Lucas Titiu ( Cândido Cunha) e recordamos bons momentos, é para isso que eu te convoco, para além da tua situação clinica, recordes os bons momentos que passamos juntos, e nos diverti mos, apesar do exilio.

Sei que não pode beber, mas estou com um copo de bioxene a comemorar este teu dia.

As tuas melhoras. Abraço.

Abílio Duarte

Valdemar Silva disse...

Os meus parabéns aos restantes aniversariantes, carinhosamente à aniversariante, desejando muitos anos de vida, que bem merecemos.

Agradeço as palavras dos meus caros amigos e camaradas da Guiné, realmente safei-me de mais uma do emboscada, com uns ferimentos do caraças e agora estou a recuperar a pilhas e com nova medicamentação, e até posso atirar com um pouco de bioxeno do tinto ("Barca Velha" foi a prescrição, mas não está no SNS) sendo menos de meio copo de "Periquita" a fazer o brinde.

Duarte, passaram mais de 53 anos e recordamos aqueles bons momentos que passamos juntos, são inesquecíveis.
Eu no hospital falo sempre na Guiné quando levo uma injecção no pulso pra sacar sangue de uma veia especial e fico sempre aflito, comentando "cuidado, andei na guerra da Guiné mas sou mariquinhas om essa injecção".

Abraços e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Carlos Vinhal disse...

Para os nossos camaradas aniversariantes de hoje, os meus parabéns e os votos de longa vida com saúde.
Carlos Vinhal
Leça da Palmeira