sábado, 30 de março de 2024

Guiné 61/74 - P25320: Manuscrito(s) (Luís Graça) (250): Da Quinta Candoz, com votos de uma feliz e santa Páscoa, e saudades da nossa 'Nita'

 








Candoz. Páscoa 2024 > A Natureza pujante, em nosso redor... O fotógrafo fez estas "aguarelas" que oferece aos nossos leitores, com votos de uma feliz e santa Páscoa.


Fotos (e legenda): © Luís Graça (2024). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (Todas as imagens  são HDR - High Dynamic Range, tiradas sem tripé)



1. Este ano a casa de Candoz não abre as suas portas ao compasso pascal, na segunda-feira, dia 1 de abril... Não se acende o forno, não há o tradicidonal  "anho assado com arroz de forno", iguaria da região e da festa pascal.  

A família ainda está de luto, pela morte da nossa querida Ana Ferreira Carneiro Pinto Soares,  'Nita' (1947-2023). 

Mas no passado dia 23, a Quinta de Candoz lançou um vinho, seleção da colheita de 2023, em sua homenagem, com o seu petit-nom 'Nita« no rótulo. 

As primeiras cinquenta garrafas, numeradas,  foram oferecidas aos familiares e amigos que se quiseram juntar para lembrá-la e homenageá-la. A irmã, Alice Carneiro, 'Chita', dedicou-lhe as palavras que a seguir se reproduzem (cortesia do blogue A Nossa Quinta de Candoz),



24 de março de 2024: Homenagem à nossa Nita (1947-2023)

pela Chita



Há um ano que partiste…para a viagem mais solitária, que todos temos de fazer um dia, mais cedo ou mais tarde, a da despedida da Terra da Alegria…

Tu partiste, maninha… E deixaste cá tudo, o que não precisavas, para essa tua última viagem, incluindo a Quinta de Candoz…

Tu partiste, mas deixaste-nos o espírito de Candoz, que tu sempre viveste e representaste como ninguém, ao longo de quase quatro décadas… Esse espírito continua vivo e a inspirar-nos.

Tu partiste, Nita, mas podes continuar a ter orgulho no teu Gusto, nos teus filhos e noras, nos teus sobrinhos, em todos nós que aqui estamos: enquanto secamos as nossas lágrimas, e suspiramos por ti, prometemos também nunca te esquecer, e manter vivo o teu testemunho, o teu exemplo de vida, o teu amor a este cantinho que é Candoz.

Tu partiste, mas sempre personificaste o dom, a doçura, o prazer e a alegria de dar e receber.

Tu partiste, minha querida mana, mas todos nós tentámos dar a volta à nossa dor, elegendo-te como a nossa deusa tutelar, protetora e inspiradora.

Tu partiste, mas continuamos a fazer, juntos, coisas lindas como este vinho na tua/nossa Quinta de Candoz…

Foi um sonho lindo, sobretudo do teu filho Tiago. Ele quis, e nós todos quisemos, fixar uma parte de ti, o melhor de ti, a tua “alma”, no rótulo e no conteúdo das garrafas deste nosso vinho, colheita especial de 2023, o ano em que partiste!

Na Quinta de Candoz, tu foste, comigo (e claro o teu homem), a mais entusiástica do projeto de modernização da cultura da vinha, há 40 anos.

Agora, com outras condições tecnológicas e com o apoio de enólogo, temos a primeira colheita e a primeira garrafa com o teu nome, o teu “petit-nom”, Nita.

Para além dos sabores e cheiros que o enólogo tão bem identificou, nós acrescentamos: tem também uma lágrima tua, uma pitada da tua alegria de viver, da tua felicidade na terra, muita da tua essência, do teu perfume, da tua generosidade, das tuas memórias e referências, que são também as nossas…

Fazer este vinho (e agora prová-lo neste dia tão especial) deu-nos vida e, acima de tudo, reforçou a nossa vontade de continuar a cuidar do teu legado..

Nita, tu partiste apenas, não “morreste” (nos nossos corações)…

Deixo aqui também um álbum com os versinhos e as orações que te dedicámos, eu e a minha família, e também uma seleção de fotos dos nossos melhores momentos.

Vou também agora brindar, com muita emoção, à tua memória, mas também à nossa vida, aos teus amores e aos teus amigos, incluindo os do ISEP, dos coros e do cavaquinho, que quiseram estar aqui contigo e connosco.

Um brinde também aos nossos descendentes, filhos e sobrinhos, que admiravelmente estão a manter vivo e a reinventar o espírito de Candoz.

Lá no alto, lá na tua “estrelinha”, querida Nita, continua a proteger-nos, a velar por nós e a inspirar-nos!

Até sempre, minha querida mana e amiga!

Tua Chita, Quinta de Candoz, 24 de março de 2024.

______________

Nota do editor;

2 comentários:

Eduardo Estrela disse...

As tuas aguarelas fotográficas iluminam os nossos olhos.
O amor que demonstram pela vossa familiar que partiu, aquece o nosso coração.
Bem hajam.
Abraço fraterno e votos de boa Páscoa.
Eduardo Estrela

Anónimo disse...

Caro Luís e Alice:

É comovedor e de certo modo confortante, tomar conta, desse afecto e gratidão por essa vossa irmã e cunhada. Esteja onde estiver, possa ou não ela saber do amor que lhe dedicais para sempre, notoriamente não foi em vão que ela viveu e vos amou também.

Um grande abraço.

Carvalho de Mampatá