Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Guiné 63/74 - P13591: Parabéns a você (787): Rui Baptista, ex-Fur Mil da CCAÇ 3489 (Guiné, 1971/74) e Tony Grilo, ex-Soldado Ap Art.ª do BAC 1 (Guiné, 1966/68)
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Nota do editor
Último poste da série de 9 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13588: Parabéns a você (786): Filomena Sampaio, Amiga Grã-Tabanqueira e Raul Azevedo, ex-Cap Mil do BART 6522 (Guiné, 1972/74)
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Guiné 63/74 - P13590: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte IX: outubro de 1972: (i) no final das chuvas, e ao fim de dez meses de comissão, o primeiro ataque a um barco civil, o "Mampatá", no Rio Geba Estreito, à 1 hora da noite, de que resultaram feridos, 1 militar e 3 civis; (ii) Spínola no encerramento do 3º turno de instrução de milícias; e (iii) 37 balantas de Mero recebem instrução militar...
Guiné > Zona leste > O Rio Geba... o estreito (do Xime para montante) e o largo (do Xime para jusante)... c. 1970, no tempo seco... O rio era navegável de Bissau até Bafatá!... Mas normalmente, as embarcações (civis) iam até Bambadinca... As LDG ficavam pelo Xime, mas chegavam a Bambadinca, pelo menos até a 1968... Dois pontos vulneráveis do percurso eram a Ponta Varela (na margem esquerda do Rio, entre a Foz do Corubal/Ponta do Inglês e o Xime), e o Mato Cão (entre o Xime e Bambadinca, no troço serpenteante do Geba Estreito).
Fotos do álbum do Humberto Reis, ex-fur mil op esp (CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)
Fotos: © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]
1. Continuação da publicação da história do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74), a partir de cópia digitalizada da história da unidade, em formato pdf, gentilmente disponibilizada pelo António Duarte.
[António Duarte, ex-fur mil da CART 3493, companhia do BART 3873, que esteve em Mansambo, Fá Mandinga, Cobumba e Bissau, 1972/74; foi voluntário para a CCAÇ 12 (em 1973/74); economista, bancário reformado, foto atual à esquerda].
Destaque, no mês de outubro de 1972, para:
(i) no final das chuvas, e ao fim de dez meses de comissão, o primeiro ataque a um barco civil, o "Mampatá", no Rio Geba, de que resultaram feridos, 1 militar e 3 civis [foi um ataque no Rio Geba Estreito, no subsetor de Bambadinca, às 1h15 da noite!);
(ii) Spínola, mais uma vez, presente no CMIL de Bambadicna, nestte caso no encerramento do 3º turno de instrução de milícias;
e (iii) 37 homens de Mero (incluindo o chefe da tabanca) começaram a ser treinados, por sua inicaitiva, no CIMIL (Centro de Instrução de Milícias) de Bambadinca... (Esta tabanca balanta era, desde sempre, conotada como simpatizante da guerrilha).
Outubro de 1972: no final das chuvas, e ao fim de dez meses de comissão do BART 3873, o primeiro ataque a um barco civil, o "Mampatá", no Rio Geba Estreito, de que resultaram vários feridos, 1 militar e 3 civis...
(Continua)
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Nota do editor:
Último poste da série > 3 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13566: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte VIII: setembro de 1972: (i) ataque de envergadura ao Xitole; e (ii) as obras de manutenção e conservação nas tabancas em autodefesa "progridem, mas a ritim,o lento, dada a fraca propensão dos seus habitantes ao trabalho, o que sobrecarrega a [nossa] tropa"......
Último poste da série > 3 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13566: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte VIII: setembro de 1972: (i) ataque de envergadura ao Xitole; e (ii) as obras de manutenção e conservação nas tabancas em autodefesa "progridem, mas a ritim,o lento, dada a fraca propensão dos seus habitantes ao trabalho, o que sobrecarrega a [nossa] tropa"......
Guiné 63/74 - P13589: Convívios (624): I Encontro de paraquedistas do Oeste... Lourinhã, 6 de setembro de 2014... Parte III: Homenagem ao sod paraquedista Carlos Alberto Ferreira Martins (1950-1971), da CCP 123/BCP12... Vídeo com a alocução do seu antigo comandante, hoje maj gen ref Avelar de Sousa
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Coroa de flores de homenagem ao sold paraquedista Carlos Alberto Ferreira Martins (1950-1971), oferecida pela junta de freguesia do Vimeiro, donde era natural.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > O Carlos Alberto Ferreira Martins é um dos muilitares lourinhanenses mortos no TO da Guiné (num total de 20, na guerra colonial). Faria 64 anos no próximo dia 24, se fosse vivo. Não temos, infelizmente, nenhuma foto dele.
[Observ:: Esta placa já foi substituída. A imagem não é atual, tem já uns anos... O segundo milita, a contar de cima, é o José Henriques Mateus (e não Martins), natural de Areia Branca... De momento, era a foto de que dispunhamos... O lapso já foi, oportunamente, corrigido pela Câmara Municipal da Lourinhã]
Vídeo (4' 23''). Alojado no You Tube > Nhabijoes
Homenagem ao sold paraquedista da CCP 123 / BCP 12. Carlos Alberto Ferreira Martins, (1950-1971), natural de Toledo. freguesia de Vimeiro, concelho da Lourinhã, morto em combate no subsetor de Canjadude, região de Gabu, leste da Guiné, em 15/4/1971. É um dos vinte lourinhanenses mortos na guerra colonial (seis dos quais na Guiné).
No uso da palavra, o major general paraquedista reformado Avelar de Sousa [, de seu nome completo, Cristóvão Manuel Furtado Avelar de Sousa] (**), que comandava a CCP 123 em 1971, quando morreu o Carlos Martins (n. 21 de setembro de 1950, tinha o brevet nº 8065.
Fotos e vídeo: © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados.
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Nota do editor:
(*) Vd. postes anteriores da série:
8 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13587: Convívios (623): I Encontro de paraquedistas do
Oeste... Lourinhã, 6 de setembro de 2014... Parte II: O Hino dos Boinas Verdes
7 de setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13581: Convívios (622): I Encontro de paraquedistas do Oeste... Lourinhã, 6 de setembro de 2014... Parte I: As primeiras imagens
(**) Nota curricular:
Cristóvão Manuel Avelar de Sousa:
(i) nasceu em São Roque, Ponta Delgada, nos Açores, a 4 de Abril de 1944;
(ii) terminou os seus estudos liceais no Liceu Nacional de Ponta Delgada em 1961:
(iii) ingressou o na Academia Militar na Amadora nesse mesmo ano;
(iv) promovido a oficial em 1965, ingressou, no ano seguinte, nas tropas paraquedistas, onde se manteve durante toda a sua vida de oficial no ativo;
(v) cumpriu missões de serviço em África na Guiné (198/69 e 1970/71), Moçambique (1974) e Angola (1975);
(vi) depois da promoção a oficial superior desempenhou diversos cargos no âmbito da Força Aérea e do Exército dos quais se destacam: Ajudante de Campo do Presidente da República (1976 a 1981); Adido de Defesa em Angola (de 1989 a 1992); Comandante das primeiras Tropas Portuguesas na Bósnia-Herzegovina (1996); Coordenador da Cooperação Técnico-Militar Luso-Angolana em Luanda (1996 a 1997); Chefe do Estado Maior do Comando Operacional dos Açores, em Ponta Delgada (1197 a 1998); Adido da Defesa na Austrália, em Camberra (1999 a 2000), com deslocações frequentes a Timor-Leste na fase pré-independência;
(vii) promovido a oficial general em 1998, passou a situação de reserva em 2003, no comando das Tropas Aerotransportadas (brigadas de paraquedistas), seu último cargo oficial;
(viii) tem mais de 1400 saltos em paraquedas, tendo integrado diversas equipas nacionais de pára-quedismo militares e civis, com diversos títulos conquistados, em Portugal e em competições internacionais;
(ix) Possui licença de piloto de aviões, piloto profissional e piloto de planadores;
(x) Depois de 2004 desempenhou as funções de: presidente da Associação da Força Aérea Portuguesa, da União Portuguesa de Paraquedistas; presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Bucelas;
(xi) É actualmente: presidente da Assembleia Geral do Aeroclube de Portugal; presidente da direcção do Corpo Nacional de Guardas-nocturnos, com sede na Bemposta, Bucelas.
(xii) é casado, tem três filhos e cinco netos;
(xiii) reside em Freixial, freguesia de Bucelas, concelho de Loures,, há duas dezenas de anos;
Guiné 63/74 - P13588: Parabéns a você (786): Filomena Sampaio, Amiga Grã-Tabanqueira e Raul Azevedo, ex-Cap Mil do BART 6522 (Guiné, 1972/74)
Nota do editor
Último poste da série de 8 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13584: Parabéns a você (785): Alberto Grácio, ex-Alf Mil Op Especiais do BCAÇ 4615/73 (Guiné, 1973/74)
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Guiné 63/74 - P13587: Convívios (623): I Encontro de paraquedistas do Oeste... Lourinhã, 6 de setembro de 2014... Parte II: O Hino dos Boinas Verdes
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Lourinhã > Um grupo de antigos páras, da Associação de Pára-quedistas Tejo Norte, com sede em Oeiras, canta o "Hino dos Boinas Verdes"...
Vídeo (2' 10''):. Alojado em You Tube > Nhabijões.
Foto e vídeo: © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados.
Hino dos Boinas Verdes
Lá do céu com valentia,
Descem sempre de noite ou dia,
São soldados desconhecidos,
Boinas Verdes são destemidos.
Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.
Com orgulho em defender
A Nação p'ra não morrer,
Lutadores são, afinal,
Boinas Verdes de Portugal.
Lá do céu a gente pede
Para na terra morrer de pé,
Dando a vida que Deus nos deu,
Boinas Verdes sobem ao céu.
Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.
[Fonte: Cortesia de Boinas Verdes de Portugal]
Música dos americanos SSgt [Staff Sargent] SF[Special Forces] Barry Sadler e Robin Moore. Título original "The Ballad of The Green Berets", 1966. Vd. no You Tube uma interpretação do próprio Barry Sadler]
Lá do céu com valentia,
Descem sempre de noite ou dia,
São soldados desconhecidos,
Boinas Verdes são destemidos.
Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.
Com orgulho em defender
A Nação p'ra não morrer,
Lutadores são, afinal,
Boinas Verdes de Portugal.
Lá do céu a gente pede
Para na terra morrer de pé,
Dando a vida que Deus nos deu,
Boinas Verdes sobem ao céu.
Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.
[Fonte: Cortesia de Boinas Verdes de Portugal]
Música dos americanos SSgt [Staff Sargent] SF[Special Forces] Barry Sadler e Robin Moore. Título original "The Ballad of The Green Berets", 1966. Vd. no You Tube uma interpretação do próprio Barry Sadler]
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Nota do editor:
Guiné 63/74 - P13586: Manuscrito(s) (Luís Graça (42): Extremadura(s)...
Lourinhã > Praia do Caniçal > Finais de agosto de 2014 (1)
Lourinhã > Praia do Caniçal > Finais de agosto de 2014 (2)
Lourinhã > Praia de Paimogo > Finais de agosto de 2014
Lourinhã > Praia de Paimogo > Forte de Paimogo (séc. XVII) >Finais de agosto de 2014
Lourinhã > Vimeiro > Monumento comemorativo e centro de interpretação da Batalha do Vimeiro > Azulejo alusivo ao desembarque das tropas luso-britânicas, na Praia de Paimogo, em 19 de Junho de 1808, sob o comando do brigadeiro-general Robert Anstruther... A batalha do Vimeiro foi em 21 de Agosto de 1808. Azulejo desenhado e pintado à mão por Salvador (2000).
Torres Vedras > Maceira > Estrada (particular) das Termas do Vimeiro (Fonte dos Frades) até à Praia de Porto Novo (1)
Torres Vedras > Maceira > Estrada (particular) das Termas do Vimeiro (Fonte dos Frades) até à Praia de Porto Novo (2) > Margem direita do Rio Alcabrichel
Torres Vedras > Maceira > Estrada (particular) das Termas do Vimeiro (Fonte dos Frades) até à Praia de Porto Novo (3) > Rio Alcabrichel (que nasce na Serra de Montejunto e desagua na Praia de Porto Novo)
Foto: © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados
Extremadura(s)
1.
Casas caiadas, paradas,
Casas caiadas, paradas,
O silêncio
escorrendo pelas paredes;
Nas águas
furtadas
Já não
dormem as criadas
E na praça,
ah!, da liberdade,
Já não se
ouve o frufru das sedas
Roídas pelo
bicho da traça.
2.
“Esquecei o que vedes”,
Avisa o guia
da cidade,
Poeta, cego,
negro, escravo,
Enquanto os voyeuristas
Espreitam por ruelas e veredas.
Enquanto os voyeuristas
Espreitam por ruelas e veredas.
3.
Há bonecas de porcelana,
Há bonecas de porcelana,
Quiçá das Chinas,
Às janelas
E os dedos
delas
Confundem-se
com as rendas de bilros,
As teias de
aranha,
As cortinas,
Os brocados
de cetim,
Os deveres e
os lavores femininos,
As máscaras
de Arlequim,
As fantasias
de antigos carnavais.
4.
Dedos que teceram intrigas e redes,
Dedos que teceram intrigas e redes,
Redes de
pescadores
Há muito
perdidos nas colinas
Do alto mar.
Ou dedos que fiaram outras redes
Clientelares,
sociais, clandestinas,
Sob os
portais,
Os corredores e as esquinas
Dos paços,
Dos passais,
Dos passos
perdidos,
Das
antecâmeras reais.
5.
O silêncio não pára
O silêncio não pára
Ou só vai
parar
A um metro
do chão,
Na barra
azul
Dos moinhos
de vento
Mais a sul,
Entre
pomares e vinhedos.
À entrada.
Fora das
muralhas,
O cemitério,
Cofre forte
de segredos.
Aqui
acabam-se todos os medos.
6.
Valha-me a brisa do mar
Valha-me a brisa do mar
Que me faz
algum refrigério
Na canícula
do fim de estação
Da minha
civilização.
7.
Casas paradas, caiadas
Com a mesma
cal viva
Das valas
comuns.
Pelos
claustros do convento,
Entre
suspiros, sussurros e zunzuns,
Esquivam-se
furtivos noctívagos
Trânsfugas,
Infiéis,
Infiéis,
Pecadores,
Hereges,
Proscritos,
Desertores,
Penitentes,
Almas
penadas,
Poetas
malditos,
Quiçá bruxas
e duendes.
8.
A calçada outrora portuguesa,
A calçada outrora portuguesa,
Gasta pelos
cascos dos cavalos
Dos
invasores,
Picam-se os
brasões dos solares
Da mui
antiga nobreza,
Corta-se
rente
A árvore
genealógica
Dos velhos
senhores
E arrasados e salgados
são, até às fundações,
Os seus doces
lares.
9.
Um estranho cheiro
Um estranho cheiro
A incenso,
mirra, algas e maresia
Sobe pelos
ares.
Violadas as filhas,
Raptadas as
servas,
Passados a
fio de espada
Os
primogénitos,
Fundido o
ouro e a prata,
Postos os
novos deuses nos altares,
Pergunta o
guia
O que é pior
Se a triste
e vil desonra do presente
Ou o
silêncio premonitório do futuro.
10.
Por mim, nada de bom auguro.
Por mim, nada de bom auguro.
Não sei que
lugar é este
Sem memória
Nem glória,
À beira da
estrada
Do Atlântico
Da minha
infância revisitada.
11.
Não há mais quem cante o cante
Não há mais quem cante o cante
Dos poetas,
A doce cantilena
das Naus Catrinetas,
O fero
cântico dos últimos guerreiros
Do Império,
Ou até a
última oração,
De lamento e
impropério,
Em canto
chão,
Que é devida
Aos bravos
Que pela
Pátria deram a vida.
12.
Fora de portas,
Fora de portas,
Num atalho
ou trilho
Que leva ao
monte das forcas,
Compro o
último pão de centeio
E a última
boroa de milho
À última
padeira de Aljubarrota
Que ainda
estava viva,
À hora do pôr
do sol.
Padeira,
viandeira, mãe coragem, altiva,
Que nem
sempre o que parece é,
A vitória ou
a derrota,
Medindo forças
no tribunal da história.
13.
Águas paradas do Rio Alcabrichel,
Águas paradas do Rio Alcabrichel,
Tingidas de
verdete e de sangue,
No fim de
tarde de todas as batalhas.
“Pour
Monsieur Junot,
C’était
encore trop tôt!”.
Saqueada a cidade,
Enchem-se as
tulhas e as talhas,
Ainda a
guerra é uma criança.
14.
O último terno de cornetins
O último terno de cornetins
Da fanfarra
do exército dizimado
Toca a
silêncio,
Enquanto me
despeço
Na parada, em ruínas, do
quartel.
15.
Em boa verdade, o silêncio
É a única
linguagem universal
Que eu
conheço
Na Torre de
Babel.
Périplo pelas terras da Lourinhã, em 15 passos, entre a Praia de Paimogo e a Praia de Porto Novo, fim de verão, 2014. Aqui desembarcaram tropas luso-inglesas que derrotaram Junot na batalha do Vimeiro. Há 206 anos.
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Nota do editor:
Último poste da série > 30 de agosto de 2014 > Guiné 63/74 - P13547: Manuscrito(s) (Luís Graça (41): Roleta russa
Nota do editor:
Último poste da série > 30 de agosto de 2014 > Guiné 63/74 - P13547: Manuscrito(s) (Luís Graça (41): Roleta russa
Guiné 63/74 - P13585: Notas de leitura (630): “Estudos sobre Literaturas das Nações Africanas de Língua Portuguesa”, por Alfredo Margarido (Mário Beja Santos)
1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Fevereiro de 2014:
Queridos amigos,
Há que dizer logo à partida que estes dois poemas pouco ultrapassam a mera curiosidade, um é francamente chocho, porém o outro, Rosa, tem vibração, há para ali sopro anímico, manifestamente um poeta que deixou de ter tempo para poetar. Mas há também uma outra leitura, o Cabral europeu, que acompanhou a atmosfera daquele tempo do pós-guerra, em que o neorrealismo parecia a panaceia para revelar o artista social, engajado com as dores do mundo. E dá para entender como a formação de Cabral se manifestou por toda a sua vida, ele era medularmente europeu, a África veio depois, por vontade revolucionária.
São essas duas pessoas numa que dão o peso da grandeza de espírito e dos chocantes paradoxos da obra.
Um abraço do
Mário
Dois poemas neorrealistas de Amílcar Cabral
Beja Santos
Pintor, poeta, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, jornalista, antropólogo, politólogo, sociólogo, professor universitário, Alfredo Margarido (1928-2010) foi, segundo alguns estudiosos, uma verdadeira figura do Renascimento. Esteve em África, em S. Tomé e Príncipe e Angola, ficou-lhe o bichinho pelas literaturas destas e de outras regiões africanas. Entre a sua vastíssima bibliografia constam “Estudos sobre Literaturas das Nações Africanas de Língua Portuguesa”, editados por A Regra do Jogo, em 1980. O livro alberga ensaios, artigos e comentários consagrados à coisa literária africana. É a folhear a obra que encontro na secção de Cabo Verde dois poemas de Amílcar Cabral, texto que Margarido publicou no Diário Popular de 10 de agosto de 1978. Vale a pena reproduzi-lo no essencial. Tinha aparecido no número um da revista Vozes, de janeiro-fevereiro de 1976 a republicação de um pequeno trabalho de Amílcar Cabral sobre “A Poesia de Cabo Verde”. É de todos sabido que Cabral estudou até ao fim do liceu em Cabo Verde e publicou ficção. Mas a sua criação poética também foi acolhida em Lisboa. Margarido encontrou um poema na revista Mensagem, órgão da Casa dos Estudantes do Império, o segundo foi copiado pelo ensaísta Carlos Ervedosa para uma antologia da poesia de Cabo Verde que Margarido se propusera a organizar para a Casa dos Estudantes do Império. E Margarido deixou a sua observação no artigo de jornal: “É possível que haja outros poemas perdidos em pequenas publicações académicas ou ilhoas, mas não deve haver já muitos. Espera-se que os leitores atentos ou os arquivistas implacáveis sejam capazes de nos dar a ler o que ainda desconhecemos”. E explica mais adiante: “Os dois poemas que republico são de 1946 e 1949, e ambos estão marcados pela inquietação do inventário social e do protesto. Em ambos se sente a lição da poesia neorrealista portuguesa da época”. E fundamenta a sua observação: “Repare-se no poema intitulado Rosa Negra onde a palavra negra desloca o nome popular para um espaço novo, onde o inventário desta Rosa começa por reter os elementos físicos. A parte primeira do poema, os primeiros dez versos, é constituída por esse inventário. A adversativa ‘mas’ introduz um juízo do poeta, que, ‘teme’ a sorte desta Rosa na vida que esta vive, pois, após o momento efémero da beleza, virão as varizes e as dores do corpo. O elemento contraditório é introduzido nos últimos cinco versos, em que os pontos de suspensão desempenham um papel essencial”. O que o estudioso quer dizer é que no código neorrealista fica a promessa de futuro.
No outro poema há um grito revolta, não foge aos estereótipos da poesia da época, está dentro da corrente da filantropia revolucionária.
Vamos então aos poemas:
Rosa.
Chamam-te Rosa, minha preta formosa,
e na tua negrura
teus dentes se mostram sorrindo.
Teu corpo baloiça, caminhas dançando,
minha preta formosa, lasciva, e ridente
vais cheia de vida, vais cheia de esperança
em teu corpo correndo a seiva da vida
tuas carnes gritando
e teus lábios sorrindo…
Mas temo a tua sorte na vida que vives,
na vida que temos…
amanhã terás filhos, minha preta formosa
e varizes nas pernas e dores no corpo;
minha preta formosa já não serás Rosa,
serás uma negra sem vida e sofrente,
serás uma negras
e eu temo a sua sorte.
Minha preta formosa não temo a tua sorte,
que a vida que vives não tarda a findar…
minha preta formosa, amanhã terás filhos
mas também amanhã…
…amanhã terás vida!
(1949)
E o outro poema:
Quem é que não se lembra
Daquele gesto que parecia trovão
— É que ontem
Soltei meu grito de revolta.
Meu grito de revolta ecoou pelos vales mais longínquos da Terra,
Atravessou os mares e os oceanos,
Transpôs os Himalaias de todo o Mundo,
não respeitou fronteiras
e fez vibrar meu peito…
Meu grito de revolta fez vibrar os peitos de todos os Homens,
Confraternizou todos os Homens
e transformou a Vida…
…Ah! o meu grito que percorreu o Mundo,
que não transpôs o Mundo
o Mundo que sou eu.
Ah! o meu grito de revolta que gemeu lá longe,
muito longe,
na minha garganta.
Na garganta-mundo de todos os Homens.
(1946)
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Nota do editor
Último poste da série de 5 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13574: Notas de leitura (629): "Quebo, Nos confins da Guiné", por Rui Alexandrino Ferreira (Mário Beja Santos)
Queridos amigos,
Há que dizer logo à partida que estes dois poemas pouco ultrapassam a mera curiosidade, um é francamente chocho, porém o outro, Rosa, tem vibração, há para ali sopro anímico, manifestamente um poeta que deixou de ter tempo para poetar. Mas há também uma outra leitura, o Cabral europeu, que acompanhou a atmosfera daquele tempo do pós-guerra, em que o neorrealismo parecia a panaceia para revelar o artista social, engajado com as dores do mundo. E dá para entender como a formação de Cabral se manifestou por toda a sua vida, ele era medularmente europeu, a África veio depois, por vontade revolucionária.
São essas duas pessoas numa que dão o peso da grandeza de espírito e dos chocantes paradoxos da obra.
Um abraço do
Mário
Dois poemas neorrealistas de Amílcar Cabral
Beja Santos
Pintor, poeta, romancista, ensaísta, tradutor, historiador, jornalista, antropólogo, politólogo, sociólogo, professor universitário, Alfredo Margarido (1928-2010) foi, segundo alguns estudiosos, uma verdadeira figura do Renascimento. Esteve em África, em S. Tomé e Príncipe e Angola, ficou-lhe o bichinho pelas literaturas destas e de outras regiões africanas. Entre a sua vastíssima bibliografia constam “Estudos sobre Literaturas das Nações Africanas de Língua Portuguesa”, editados por A Regra do Jogo, em 1980. O livro alberga ensaios, artigos e comentários consagrados à coisa literária africana. É a folhear a obra que encontro na secção de Cabo Verde dois poemas de Amílcar Cabral, texto que Margarido publicou no Diário Popular de 10 de agosto de 1978. Vale a pena reproduzi-lo no essencial. Tinha aparecido no número um da revista Vozes, de janeiro-fevereiro de 1976 a republicação de um pequeno trabalho de Amílcar Cabral sobre “A Poesia de Cabo Verde”. É de todos sabido que Cabral estudou até ao fim do liceu em Cabo Verde e publicou ficção. Mas a sua criação poética também foi acolhida em Lisboa. Margarido encontrou um poema na revista Mensagem, órgão da Casa dos Estudantes do Império, o segundo foi copiado pelo ensaísta Carlos Ervedosa para uma antologia da poesia de Cabo Verde que Margarido se propusera a organizar para a Casa dos Estudantes do Império. E Margarido deixou a sua observação no artigo de jornal: “É possível que haja outros poemas perdidos em pequenas publicações académicas ou ilhoas, mas não deve haver já muitos. Espera-se que os leitores atentos ou os arquivistas implacáveis sejam capazes de nos dar a ler o que ainda desconhecemos”. E explica mais adiante: “Os dois poemas que republico são de 1946 e 1949, e ambos estão marcados pela inquietação do inventário social e do protesto. Em ambos se sente a lição da poesia neorrealista portuguesa da época”. E fundamenta a sua observação: “Repare-se no poema intitulado Rosa Negra onde a palavra negra desloca o nome popular para um espaço novo, onde o inventário desta Rosa começa por reter os elementos físicos. A parte primeira do poema, os primeiros dez versos, é constituída por esse inventário. A adversativa ‘mas’ introduz um juízo do poeta, que, ‘teme’ a sorte desta Rosa na vida que esta vive, pois, após o momento efémero da beleza, virão as varizes e as dores do corpo. O elemento contraditório é introduzido nos últimos cinco versos, em que os pontos de suspensão desempenham um papel essencial”. O que o estudioso quer dizer é que no código neorrealista fica a promessa de futuro.
Vamos então aos poemas:
Rosa.
Chamam-te Rosa, minha preta formosa,
e na tua negrura
teus dentes se mostram sorrindo.
Teu corpo baloiça, caminhas dançando,
minha preta formosa, lasciva, e ridente
vais cheia de vida, vais cheia de esperança
em teu corpo correndo a seiva da vida
tuas carnes gritando
e teus lábios sorrindo…
Mas temo a tua sorte na vida que vives,
na vida que temos…
amanhã terás filhos, minha preta formosa
e varizes nas pernas e dores no corpo;
minha preta formosa já não serás Rosa,
serás uma negra sem vida e sofrente,
serás uma negras
e eu temo a sua sorte.
Minha preta formosa não temo a tua sorte,
que a vida que vives não tarda a findar…
minha preta formosa, amanhã terás filhos
mas também amanhã…
…amanhã terás vida!
(1949)
E o outro poema:
Quem é que não se lembra
Daquele gesto que parecia trovão
— É que ontem
Soltei meu grito de revolta.
Meu grito de revolta ecoou pelos vales mais longínquos da Terra,
Atravessou os mares e os oceanos,
Transpôs os Himalaias de todo o Mundo,
não respeitou fronteiras
e fez vibrar meu peito…
Meu grito de revolta fez vibrar os peitos de todos os Homens,
Confraternizou todos os Homens
e transformou a Vida…
…Ah! o meu grito que percorreu o Mundo,
que não transpôs o Mundo
o Mundo que sou eu.
Ah! o meu grito de revolta que gemeu lá longe,
muito longe,
na minha garganta.
Na garganta-mundo de todos os Homens.
(1946)
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Nota do editor
Último poste da série de 5 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13574: Notas de leitura (629): "Quebo, Nos confins da Guiné", por Rui Alexandrino Ferreira (Mário Beja Santos)
Guiné 63/74 - P13584: Parabéns a você (785): Alberto Grácio, ex-Alf Mil Op Especiais do BCAÇ 4615/73 (Guiné, 1973/74)
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Nota do editor
Último poste da série de 5 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13573: Parabéns a você (784): José Marcelino Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5 (Guiné, 1968/70)
Nota do editor
Último poste da série de 5 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13573: Parabéns a você (784): José Marcelino Martins, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 5 (Guiné, 1968/70)
domingo, 7 de setembro de 2014
Guiné 63/74 - P13583: Lembrete (7): O próximo Encontro da Magnífica Tabanca da Linha será no dia 11 de Setembro de 2014, na estrada do Guincho, em Cascais (José Manuel Matos Dinis)
1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 29 de Agosto de 2014:
Viva Carlos!
Hoje venho pedir-te para publicitares no blogue, que no próximo dia 11 de Setembro, em Oitavos, na estrada do Guincho, vai realizar-se o próximo encontro da Magnífica.
Desde já ficam todos convidados, e aqueles que pretendam estar presentes, terão que fazer o favor de comunicar comigo, ou com o Rosales, no sentido de identificarmos, e quantificarmos o número de candidatos para nova experiência de "bianda com estilhaços" da costa atlântica, uma ementa muito apreciada e que, ainda hoje, preserva um grande número de fanáticos apreciadores.
O meu contacto telefónico é o 913 673 067
e o do Rosales é o 914 421 882.
As marcações devem ser feitas até ao dia 9, terça-feira.
Espera-se uma enchente de vaidosos e bronzeados africanistas estivaleiros, com os palatos apurados, e sem problemas para o acompanhamento de bons vinhos nacionais. Tragam as mulheres para a condução desproblemática de regresso a casa, ou organizem-se, e venham em excursão.
O preço da excelente vista a desfrutar, mantém-se nos 15 aéreos.
A refeição completa continua a ser à borla.
Onde é que já se viu coisa assim?
Para aproveitamento das eventuais sobras, devem trazer o número suficiente de tupurweres, conforme indicação dos nossos tutores governamentais, que mandaram uma simpática mensagem de bom apetite, e a advertência para confraternizarmos enquanto é possível (obviamente).
E mais não digo, salvo que já sinto saudades da tertúlia.
ÚLTIMA HORA:
Anunciamos que no encontro aqui divulgado vai ser revelado um segredo, misterioso, e susceptível de vos obrigar a abrir as bocas de espanto: VAI SER APRESENTADO O VERDADEIRO, E GENUÍNO, JOSÉ DINIS.
Ora, tal desvendamento vai de certeza concitar todas as atenções, embora, advertimos, não vão ser permitidos julgamentos populares, nem quaisquer formas de manifestações inspiradas em práticas vedadas pela lei.
APAREÇAM, COMAM E BEBAM, CONFRATERNIZEM, TIREM-SE DE DÚVIDAS, E, NO FINAL, REPORTEM PARA O BLOGUE SOBRE TUDO O QUE VOS ENVOLVEU, E SOBRE O QUE COMERAM E BEBERAM.
O Escriturário de serviço
JDê
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Nota do editor
Último poste da série de 2 de Setembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13561: Lembrete (6): O I Encontro de Paraquedistas do Oeste é já no sábado, dia 6 de setembro... No Vimeiro, Lourinhã... Os demais ex-combatentes da guerra do ultramar também estão convidados... Atualização do programa: (i) saltos de paraquedas no estádio municipal da Lourinhã; e (ii) homenagem aos mortos do concelho na I Grande Guerra
Guiné 63/74 - P13582: Blogoterapia (262): Algo de estranho e sinistro (Amado Juvenal, ex-1.º Cabo Cond Auto do BCAÇ 3872)
1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 4 de Setembro de 2014:
Amigos
Não sei até que ponto este será uma assunto para o blogue.
Um abraçoJuvenal Amado
ALGO DE NEGRO E SINISTRO
Quando era jovem, pensava que os males da sociedade desapareceriam juntamente com as gerações onde o preconceito, o racismo e a xenofobia tinha sido prática comum. Aprendendo com os erros seria a evolução natural emendá-los.
Mais justiça e melhor distribuição dos rendimentos, fariam com certeza um Mundo melhor mas com o decorrer dos anos vi, que uns males, dão lugar a outros se não iguais, muitas a vezes piores.
A ambição pelos novos bens consumíveis, deram lugar a guerras territoriais mascaradas de disputas religiosas, quando na verdade o verdadeiro problema começa pela disputa entre ricos e pobres, sabiamente aproveitadas por potências, que são os grandes beneficiários desses conflitos regionais mas as populações pobres e espoliadas ficam numa situação de reféns, são usadas como escudos humanos e os jovens, são facilmente engajados para causas que os radicalizam, tornando-os em escravos de outro tipo, mesmo assim não menos joguetes de outros interesses muito menos básicos que julgam. São escravos do irracional, do terror e do falso poder que pensam ter adquirido.
Assim milhões de seres estão sujeitos a prepotências de toda espécie. Sem liberdade de culto, sem liberdade politica, são expulsos ou forçados a abandonar as suas terras, tentado assim salvar as suas vidas e dos seus filhos.
Eu sou defensor da liberdade religiosa e assim sendo, também defendo a liberdade de não praticar religião nenhuma.
Na Guiné vivi entre os Fulas fortemente islamizados, com uma hierarquia centrada nos costumes e nos homens grandes que decidiam praticamente tudo nas suas comunidades. Nós convivemos com esses homens, normalmente altos, magros, de longas vestes brancas e mitra bordada na cabeça. Entendíamo-nos no essencial e só a minha pouca idade foi responsável por não ter aproveitado mais do convívio, conversar sobre as suas aspirações, como as peregrinações a Meca, onde purificados acreditavam beber da fonte da santidade, elevando-os acima dos outros homens da comunidade.
Dizia-se que para falar com eles depois se tinha de oferecer animais ou objetos ou dinheiro. A ser assim, também se tornava a peregrinação um investimento a ter em conta. De qualquer modo, embora eu me sentasse a apreciá-los num daqueles banquinhos que nos faziam ficar com os joelhos ao pé do nariz, escapava-me toda aquela devoção e encantamento que os fazia rezar virados para Meca cinco vezes ao dia, mas de forma alguma era observado algum tipo de fanatismo e tanto as mulheres como as crianças, convivam connosco embora observassem as interdições próprias da sua religião como o álcool e a carne porco.
As mulheres variavam entre cor escura do ébano, o dourado do bronze e não raras vezes nos deparávamos com povoados onde eram cor de café com leite. Altas com perfis majestosos que não raras vezes vimos hoje nas passerelles dos eventos de moda como sendo da Somália ou Etiópia.
Todas belas, todas diferentes. Os meses que com elas convivemos de perto durante as nossas comissões, levou-nos a as apreciar ultrapassando conceitos estéticos com os quais fomos criados e educados. Era um prazer vê-las com os seus panos coloridos enrolados, com trouxas com os seus haveres, pequenos lenços nas cabeças, mais que tapar realçavam os penteados elaborados mais os seus “roncos” e mezinhas para lhes dar sorte, tudo fazia parte e realçava a beleza com que elas exibiam o corpo de forma natural, sem vergonha, apesar dos nossos olhares cobiçosos.
Entretanto os ventos de mudança estão a chegar à Guiné-Bissau, agora vê-se a todo o passo mulheres vestidas de preto, onde só o olhos mostram, a fazerem lembrar usos e costumes impostos noutras regiões por fanáticos religiosos, que tendem a cortar cerce todas as liberdades nos territórios que vão ocupando.
Também são vistas nas nossas cidades e à nossa tolerância, respondem eles com a intolerância de quem se julga dono da verdade.
Assistimos espantados à radicalização de jovens nascidos nas nossas cidades, que apostam na destruição da forma de vida em que foram criados e na sua tentativa de criar sociedades das quais os seus pais fugiram, em busca de um futuro melhor para as suas famílias.
Talvez a culpa seja de uma forma de exclusão, dos altos índices de desemprego, mas dai à implantação de estados medievais em nome de uma prática sanguinária, onde só as armas são modernas, é profundamente irracional. Nasceram mal com o Mundo.
Em resposta, aparecem movimentos seitas militarizadas, que defendem supremacia da raça branca, com nacionalismos perigosos, discursos racistas que facilmente atingem alvos na grande massa de desempregados, que são uma constante na nossa Europa, cada vez menos solidária.
Autos de fé, atentados e mesmo matanças, fazem sentir insegurança nas escolas e em todos o lugares que se frequentam, quer profissionalmente quer para o prazer do convívio.
Quanto a mim nada é mais triste do que ser atacado, não em resultado das minhas acções, mas pelo que penso, ou pela cor da minha pele, ou religião que eventualmente professe.
Na Guiné a questão da guerra religiosa nunca se pôs, a Deus quanto muito, pedíamos a protecção para voltarmos para a nossa terra e nunca me foi exigido que combatesse em Seu nome. Era uma situação mais clara e mais fácil porque se acreditava na liberdade e no homem como centro do bem-estar universal, não num conjunto de leis castradoras, que cada um interpreta à sua maneira, que está a fazer os países retrocederem nos direitos adquiridos e a causar sofrimento com a destruição de infraestruturas a que não podemos ficar alheios. Mais parece um confronto civilizacional do que pela melhoria de vida das populações.
Os meus pensamentos saltam de tema em tema, avançam e recuam de uma forma tal que temo perder a objectividade daquilo que quis escrever, mas a verdade é que não me sai da cabeça aquele mal-estar que costumo ter quando alguma coisa não vai bem, é que longe de parecer folclore, as mulheres de preto da cabeça aos pés, indicam que algo de muito negro e sinistro cresce no nosso seio, paira sobre os povos e as suas respectivas nações, só porque há pessoas que vivem em função do ódio e a quem retiraram a capacidade de sonhar com o que é belo.
Um abraço
Juvenal Amado
____________
Nota do editor
Último poste da série de 30 de Agosto de 2014 Guiné 63/74 - P13546: Blogoterapia (261): Esses sons de heli que ainda mexem connosco... (Luís Graça, en férias na Tabanca de Candoz)
Amigos
Não sei até que ponto este será uma assunto para o blogue.
Fica à vossa consideração certos que entenderei perfeitamente a sua não publicação.
ALGO DE NEGRO E SINISTRO
Quando era jovem, pensava que os males da sociedade desapareceriam juntamente com as gerações onde o preconceito, o racismo e a xenofobia tinha sido prática comum. Aprendendo com os erros seria a evolução natural emendá-los.
Mais justiça e melhor distribuição dos rendimentos, fariam com certeza um Mundo melhor mas com o decorrer dos anos vi, que uns males, dão lugar a outros se não iguais, muitas a vezes piores.
A ambição pelos novos bens consumíveis, deram lugar a guerras territoriais mascaradas de disputas religiosas, quando na verdade o verdadeiro problema começa pela disputa entre ricos e pobres, sabiamente aproveitadas por potências, que são os grandes beneficiários desses conflitos regionais mas as populações pobres e espoliadas ficam numa situação de reféns, são usadas como escudos humanos e os jovens, são facilmente engajados para causas que os radicalizam, tornando-os em escravos de outro tipo, mesmo assim não menos joguetes de outros interesses muito menos básicos que julgam. São escravos do irracional, do terror e do falso poder que pensam ter adquirido.
Assim milhões de seres estão sujeitos a prepotências de toda espécie. Sem liberdade de culto, sem liberdade politica, são expulsos ou forçados a abandonar as suas terras, tentado assim salvar as suas vidas e dos seus filhos.
Eu sou defensor da liberdade religiosa e assim sendo, também defendo a liberdade de não praticar religião nenhuma.
Binta, a bajuda mais bonita de Galomaro
Foto ©: Juvenal Amado
Na Guiné vivi entre os Fulas fortemente islamizados, com uma hierarquia centrada nos costumes e nos homens grandes que decidiam praticamente tudo nas suas comunidades. Nós convivemos com esses homens, normalmente altos, magros, de longas vestes brancas e mitra bordada na cabeça. Entendíamo-nos no essencial e só a minha pouca idade foi responsável por não ter aproveitado mais do convívio, conversar sobre as suas aspirações, como as peregrinações a Meca, onde purificados acreditavam beber da fonte da santidade, elevando-os acima dos outros homens da comunidade.
Dizia-se que para falar com eles depois se tinha de oferecer animais ou objetos ou dinheiro. A ser assim, também se tornava a peregrinação um investimento a ter em conta. De qualquer modo, embora eu me sentasse a apreciá-los num daqueles banquinhos que nos faziam ficar com os joelhos ao pé do nariz, escapava-me toda aquela devoção e encantamento que os fazia rezar virados para Meca cinco vezes ao dia, mas de forma alguma era observado algum tipo de fanatismo e tanto as mulheres como as crianças, convivam connosco embora observassem as interdições próprias da sua religião como o álcool e a carne porco.
As mulheres variavam entre cor escura do ébano, o dourado do bronze e não raras vezes nos deparávamos com povoados onde eram cor de café com leite. Altas com perfis majestosos que não raras vezes vimos hoje nas passerelles dos eventos de moda como sendo da Somália ou Etiópia.
Todas belas, todas diferentes. Os meses que com elas convivemos de perto durante as nossas comissões, levou-nos a as apreciar ultrapassando conceitos estéticos com os quais fomos criados e educados. Era um prazer vê-las com os seus panos coloridos enrolados, com trouxas com os seus haveres, pequenos lenços nas cabeças, mais que tapar realçavam os penteados elaborados mais os seus “roncos” e mezinhas para lhes dar sorte, tudo fazia parte e realçava a beleza com que elas exibiam o corpo de forma natural, sem vergonha, apesar dos nossos olhares cobiçosos.
Mulheres da Guiné-Bissau
Fotos da Missão Dulombi, com a devida vénia
Entretanto os ventos de mudança estão a chegar à Guiné-Bissau, agora vê-se a todo o passo mulheres vestidas de preto, onde só o olhos mostram, a fazerem lembrar usos e costumes impostos noutras regiões por fanáticos religiosos, que tendem a cortar cerce todas as liberdades nos territórios que vão ocupando.
Também são vistas nas nossas cidades e à nossa tolerância, respondem eles com a intolerância de quem se julga dono da verdade.
Assistimos espantados à radicalização de jovens nascidos nas nossas cidades, que apostam na destruição da forma de vida em que foram criados e na sua tentativa de criar sociedades das quais os seus pais fugiram, em busca de um futuro melhor para as suas famílias.
Talvez a culpa seja de uma forma de exclusão, dos altos índices de desemprego, mas dai à implantação de estados medievais em nome de uma prática sanguinária, onde só as armas são modernas, é profundamente irracional. Nasceram mal com o Mundo.
Em resposta, aparecem movimentos seitas militarizadas, que defendem supremacia da raça branca, com nacionalismos perigosos, discursos racistas que facilmente atingem alvos na grande massa de desempregados, que são uma constante na nossa Europa, cada vez menos solidária.
Autos de fé, atentados e mesmo matanças, fazem sentir insegurança nas escolas e em todos o lugares que se frequentam, quer profissionalmente quer para o prazer do convívio.
Quanto a mim nada é mais triste do que ser atacado, não em resultado das minhas acções, mas pelo que penso, ou pela cor da minha pele, ou religião que eventualmente professe.
Na Guiné a questão da guerra religiosa nunca se pôs, a Deus quanto muito, pedíamos a protecção para voltarmos para a nossa terra e nunca me foi exigido que combatesse em Seu nome. Era uma situação mais clara e mais fácil porque se acreditava na liberdade e no homem como centro do bem-estar universal, não num conjunto de leis castradoras, que cada um interpreta à sua maneira, que está a fazer os países retrocederem nos direitos adquiridos e a causar sofrimento com a destruição de infraestruturas a que não podemos ficar alheios. Mais parece um confronto civilizacional do que pela melhoria de vida das populações.
Os meus pensamentos saltam de tema em tema, avançam e recuam de uma forma tal que temo perder a objectividade daquilo que quis escrever, mas a verdade é que não me sai da cabeça aquele mal-estar que costumo ter quando alguma coisa não vai bem, é que longe de parecer folclore, as mulheres de preto da cabeça aos pés, indicam que algo de muito negro e sinistro cresce no nosso seio, paira sobre os povos e as suas respectivas nações, só porque há pessoas que vivem em função do ódio e a quem retiraram a capacidade de sonhar com o que é belo.
Mulheres árabes
Foto retirada da internete
Um abraço
Juvenal Amado
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Nota do editor
Último poste da série de 30 de Agosto de 2014 Guiné 63/74 - P13546: Blogoterapia (261): Esses sons de heli que ainda mexem connosco... (Luís Graça, en férias na Tabanca de Candoz)
Guiné 63/74 - P13581: Convívios (622): I Encontro de paraquedistas do Oeste... Lourinhã, 6 de setembro de 2014... Parte I: As primeiras imagens
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Aspeto parcial da cerimónia de homenagem aos combatentes, e em especial ao aold paraquedista Carlos Alberto Ferreira Martins, (1950-1971) natural de Toledo. freguesia de Vimeiro, que pertenceu à CCP 123 / BCP 12, morto na região Canjadude, região de Gabu, no leste da Guiné, em 15/4/1971. É um dos vinte lourinhanenses mortos na guerra colonial (seis dos quais na Guiné).
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Aspeto parcial da cerimónia de homenagem aos combatentes. No uso da palavra, o António Basto, vicepresidente da AVECO.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Alguns dos antigos paraquedistas devidamente perfilados, e envergando a sua boina verde. Cantara, no fim, com garra e galhardia, o "Hino dos Boinas Verdes" . O grupo pertence à Associação dos Pára-quedistas Tejo Norte, com sede em Oeiras.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > O nosso camarada Jaime Bonifácio Marques da Silva, que teve a iniciativa deste encontro, organizada pela AVECO - Associação dos Veteranos do Oeste. com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã e da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia. Usaram da palavra, além do Jaime Silva, o major general paraquedista reformado Avelar de Sousa (que comandava a CCP 123 em 1970 quando morreu o Cralos Martins, o presiente da edilidade local, João Duarte, e o presidente da direcção da AVECO, Fernando Castro.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatenets do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Parquedistas do Oeste > Coroa de flores, oferta da autarquia local, que foi depositada na base do monumento. À esquerda, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, engº João Duarte que teve três irmãos na guerra colonial.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Coroa de flores depositada junto ao monumento.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Aspeto parcial do monumento, inaugurado há 9 anos.
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Estandarte da Associação de Pára-quedistas Tejo Norte, com sede em Oeiras, e cujo lema é "Icarus Ultra Mortem" (Ícaro para sempre, ou para além da morte, traduzindo à letra).
Lourinhã > Largo António Granjo > Monumento aos Combatentes do Ultramar > 6 de setembro de 2014 > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > Estandarte da AVECO
Lourinhã > > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > 6 de setembro de 2014 > Estádio municipal da Lourinhã > Aguardando os saltos de paraquedas. Aspeto (parcial) da assistência. Foi pena que o espetáculo não tenha sido do conhecimento da população local.
Lourinhã > > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > 6 de setembro de 2014 > Estádio municipal da Lourinhã > Aguardando os saltos de paraquedas. Um ave de rapina de grande porte (ou Ícaro, disfarçado de ave de rapina...) quis associar-se a este espetáculo que alguns, como eu, viram pela primeira vez ao vivo... Para os antigos paraquedistas presentes foi um reavivar de emoções...
Lourinhã > I Encontro dos Paraquedistas do Oeste > 6 de setembro de 2014 > Estádio municipal da Lourinhã > Um dos três jovens paraquedistas que saltaram ao fim da manhã: dois rapazes e uma rapariga. Três saltos perfeitos, e em segurança.
1. Foi um primeiro encontro e uma bonita jornada de confraternização dos ex-paraquedistas do Oeste que serviram nos teatros de operações de Angola, Guiné e Moçambique durante a guerra colonial.
A iniciativa partiu do nosso grã-tabanqueiro Jaime Bonifácio Marques da Silva, ex-alf mil, 1ª CCP/BCP 21 (Angola, 1970/72) e de outros paraquedistas sócios da AVECO - Associação dos Veteranos Combatentes do Oeste, com sede na Lourinhã.
O ncontro contou com a presença de mais de uma centena de antigos combatentes, com destaque para antigos praças, sargentos e oficiais paraquedistas (incluindo 2 oficiais generais), oriundos da região do Oeste (Estremadura).
O encontro começou por volta das 9h30 com a concentração e recepção dos convidados junto ao monumento dos combatentes, na Lourinhã. Meia hora depois, celebtrou-se una missa de acção de graças na igreja de Santo António, a 50 metros do monumento. Às 11h00 teve início a cerimónia de homenagem aos veteranos falecidos bem como a comemoração do 9º aniversário do monumento. Os participantes seguiram depois para o estádio municipal local onde se realizou uma prova de saltos de paraquedas.
O convívio prosseguiu durante a tarde com um almoço no restaurante “O Braga”, no Vimeiro (e que teve 114 inscrições, segundo a organização)
Temos alguns vídeos que apresentaremos num próximo poste, a par de excertos do discurso do Jaime Bonifácio Marques da Silva. Encontrei alguns camaradas da CCP 121 e CCP 123 / BC 12, que serviram na Guiné, alguns do meu tempo (1969/71). (LG)
Fotos (e legendas): © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados.
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