quarta-feira, 7 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P855: Do Porto a Bissau (26): leitão à moda de Jugudul (A. Marques Lopes)





Guiné-Bissau > Região do Oio (Mansoa) > Jugudul > Abril de 2006 > O antigo aquartalemento das NT, em Jugudul, cujas instalações foram cedidas, a seguir à independência, ao Manuel Simões, guineense branco de Bolama, para a sua fábrica de aguardente de cana.

Fotos: © A. Marques Lopes (2006)
Guiné-Bissau > Região do Oio (Mansoa) > Jugudul > Abril de 2006 > O A. Marques Lopes, de pé, mais elementos do grupo do Porto, sentados (onde reconheço o Armindo Pereira e o Manuel Costa), em casa do Manuel Simões.
Foto: © Inês (2006)

Guiné-Bissau > Região do Oio (Mansoa) > Jugudul > Abril de 2006 > O Manuel Simões, aqui à direita, fazendo as honras da casa. (LG)
Foto: © Inês (2006)

Guiné-Bissau > Região do Oio (Mansoa) > Jugudul > Abril de 2006 > O leitão da região do Oio, feito à moda de Jugudul, em casa do Mauerl Simões, não ficava atrás, bem pelo contrário, do letão à moda da Bairrada. Foi comer e chorar por mais... (LG)
Foto: © A. Marques Lopes (2006)
Texto de A. Marques Lopes, com data de 30 de Maio de 2006:

Desculpem a enchente, mas é que hoje tive tempo... que já se acabou. Mas vou acabar com uma coisa alegre: uma grande almoçarada (um leitãozinho!!) que o nosso amigo Manuel Simões nos ofereceu nas instalações na sua destilaria de aguardente de cana.

Ele é o homem grande branco que eu indico nas fotografias tiradas pela Inês. É um guineense branco, nascido em Bolama, companheiro do Pepito e do Lúcio Soares, também nascidos em Bolama. Foi, mais novo, jogador de futebol e chegou a dirigir o clube Balantas.

Dedica-se à aguardente de cana, mas tem também uma ponta [herdade] onde explora caju. Após a independência conseguiu que lhe cedessem o aquartelamento de Jugudul para a sua fábrica de aguardente, deixando apenas uma parte destas instalações para ser montado um posto da polícia de viação lá do sítio... que ainda não existe.

É um amigo sempre de braços abertos, acolhedor, como vêem. Vale a pena visitá-lo.
Abraços

A. Marques Lopes

Sem comentários: