sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3609: O meu Natal no mato (14): Numa tabanca fula em autodefesa. (Torcato Mendonça)



Meus Caríssimos Editores:


Agradeço que, devido ao pese acusem a recepção dos escritos - fotos e texto.Tenho gravado, em mini K7, o conteúdo do LP ofertado. É pertença de um antigo combatente. militar de Bissau...
Não ouvi à primeira, segunda ou terceira...as gentes de 71 devem ter...teor à disposição...

Fraternalmente, votos de um Santo Natal. Um 2OO9 a concretizar os Vossos desejos e de Vossas Famílias. A Todos um abraço.

Tri abraço do TM - Torcato Mendonça

__________

Mistérios de Natalpor Torcato Mendonça

Sentou-se na base do poilão, apoiou-se a tábuas de antiga caixa de granadas a servirem de banco e mesa, cigarro a enviar pequenas argolas de fumo. Sobre a minúscula mesa, além do correio recebido e ainda não lido, um presente, uma oferta.

Cópia da capa do LL Natal 71, oferecido pelo MNF - Movimento Nacional Feminino.

Fotos: © Torcato Mendonça (2008). Direitos reservados.


Certamente bem intencionada, a oferta. Certamente feita e enviada por quem desconhecia a realidade ali vivida, por ele e pelos camaradas. Não só ali, em quase todos os aquartelamentos, certamente todos foram recebedores da oferta. Olhava-a e sorria para si.

Ao lado um soldado condutor, ainda lia e relia o correio. Era uma leitura mastigada, uma leitura demorada e repetida, uma leitura a entrar bem e a fazer sentir as palavras para ele escritas.


Depois da entrega do correio e da oferta, naquela auto-defesa ou reordenamento, ou melhor, naquela tabanca do Povo Fula, onde eles estavam aquartelados, caiu um silêncio de sepulcro. Só o barulho, o eterno barulho dos pilões, gritos de crianças e vozes de gentes sem direito a correio ou ofertas se fazia ouvir.



Ele pensava, continuando a lançar, ao ar, pequenos círculos do fumo de mais um cigarro. Pensava ou desesperava pela lenta passagem do tempo, do nada.
Do nada ou do sim e do não; do verso e reverso; do branco e negro; do real e irreal. A eterna dualidade ou a força, o motor a dar sentido à vida…

De repente, vozes e gritos dos militares, risos e correrias. Pareciam meninos em recreio de escola.

Saiu um, depois outro e mais outro, muitos… e voavam pelos ares, negro contra céu azul. Aterravam pouco depois e de pronto eram relançados.



- Olha ali, disse ao soldado condutor,
- Estou a ver,
- São os discos, são os discos…

Chegavam a eles o som dos gritos:
- É Natal, é Natal…Viva o Natal, é…

Olhou para o lado, para o silêncio do camarada do volante e calou-se.
Da face do camarada escorria, lentamente, uma lágrima…

Torcato Mendonça
ex-Alf Mil,
CART 2339,
Mansambo, 1968/69

__________

Notas de vb:


1. Último artigo do Torcato Mendonça em 10 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3592: Do Fundão, com insónias: Bambadinca, meu amor... (Torcato Mendonça)

2. Último artigo desta série: 11 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3597: O meu Natal no mato (13): De Cutia (1970) ao CAOP1, em Teixeira Pinto (1971) (Jorge Picado, ex-Cap Mil)

Sem comentários: